[Câncer de Colo do Útero] Monalissa

Aprendendo com Você
  • Instituto Oncoguia - Quem é você? (idade, profissão, tem filhos, casada, cidade e estado?) Monalissa - Tenho 31 anos, sou auxiliar de farmácia, tenho um filho e sou casada. Moro em São Gonçalo, RJ.
  • Instituto Oncoguia - Como foi que você descobriu que estava com câncer? Monalissa - Passei por três ginecologista o primeiro me passou várias pomadas e via oral e rodas as vezes que voltava era a mesma coisa e até então não sabia que estava com uma ferida no colo do útero tratava como uma inflamação, decidi procurar outro ginecologista e quando relatei que estava com sangramento nas relações sexuais ele pediu que eu fizesse uma cauterização com biópsia, no resultado não deu nada, levei ao médico e ele pediu que eu fizesse outra biópsia, sendo que nem tocou em mim então achei que o médico era incompetente e não confiável, mas mesmo assim marquei um novo exame (colposcopia) c/ biópsia, e a médica ginecologista que fazia o exame me falou que o primeiro médico que fiz o exame teria primeiro que ele estivesse tratado a ferida e depois se não solucionado aí sim uma biópsia, então assim foi feito ela fez um tratamento por sete meses colocando ácido, fazendo cauterização e a ferida não cicatrizava e ao simples toque sangrava muito, então a mesma decidiu fazer uma biópsia que acusou adenocarcinoma do colo uterino, e uma semana antes fez um preventivo e não deu nada. Procurei um cirurgião oncologista que me passou todos os exames e contatou o tumor com dois cm, irei passar por uma cirurgia de hesterectomia total ampliada e na cirurgia o patologista vai examinar os linfonodos para saber se estão afetados, se estiver o médico terá que parar a cirurgia para começar um tratamento com a rádio, quimioterapia é radioterapia. Tenho fé em Deus que irei fazer essa cirurgia e vou ficar curada. Resumindo, perdi só nesse tempo de "tratamento" dois anos.
  • Instituto Oncoguia - Você apresentou sinais e sintomas do câncer? Quais? Monalissa - Sim, sangramento.
  • Instituto Oncoguia - Quais dificuldades você enfrentou para fechar o seu diagnóstico? Monalissa - Várias idas ao ginecologista e com muitas dores pelos​ procedimentos.
  • Instituto Oncoguia - Como você ficou quando recebeu o diagnóstico? O que sentiu? No que pensou? Monalissa - Um misto de sensações. Pensava na minha família, em como iria contar... E no meu filho, como iria reagir. Foi horrível, fiquei anestesiada.
  • Instituto Oncoguia - Qual foi a sua maior preocupação neste momento? Monalissa - Como seria daqui pra frente e qual o tamanho da gravidade.
  • Instituto Oncoguia - Você já começou o tratamento? Em que parte do tratamento você se encontra nesse momento? Se já finalizou, conte-nos um pouco sobre como foi enfrentar todos os tratamentos? Monalissa - Ainda não, estou aguardando autorização do plano de saúde para a cirurgia.
  • Instituto Oncoguia - Em sua opinião, qual é o tratamento mais difícil? Por quê? Monalissa - O tratamento, em que você não tem a certeza que vai ficar curada.
  • Instituto Oncoguia - Como foi/é a sua relação com seu médico oncologista? Monalissa - Adorei o médico, muito atencioso e me explicou detalhes do tratamento.
  • Instituto Oncoguia - Você fez ou faz acompanhamento psicológico? Se sim, conte-nos um pouco sobre a importância desse profissional nessa fase da sua vida. Monalissa - Não.
  • Instituto Oncoguia - Como está a sua vida hoje? Monalissa - Muito ansiosa.
  • Instituto Oncoguia - Você continua trabalhando ou parou por causa do câncer? Monalissa - Não estou trabalhando.
  • Instituto Oncoguia - Você buscou seus direitos? Se sim, quais? Monalissa - Sim, recorri ao INSS .
  • Instituto Oncoguia - Quais são seus projetos para o futuro? Monalissa - Ficar curada.
  • Instituto Oncoguia - Que orientações você daria para alguém que está recebendo o diagnóstico de câncer hoje? Monalissa - Manter a calma, tudo tem a sua hora e o tempo certo de Deus.
  • Instituto Oncoguia - Como você conheceu o Oncoguia? Monalissa - Pelo Facebook.
  • Instituto Oncoguia - O que você acha que deveria ser feito para melhorar a situação do câncer no Brasil? Deixe um recado para os políticos brasileiros! Monalissa - Mais profissionais competentes e hospitais especializados e digno de um tratamento.
Multimídia

Acesse a galeria do TV Oncoguia e Biblioteca

Folhetos

Diferentes materiais educativos para download

Doações

Faça você também parte desta batalha

Cadastro

Mantenha-se conectado ao nosso trabalho