[Câncer de Mama] Milda Alves Da Silva Magalhães

Aprendendo com Você
  • Instituto Oncoguia - Quem é você? (idade, profissão, tem filhos, casada, cidade e estado?) Milda - Meu nome é Milda, tenho 61 anos, sou supervisora pedagógica, agora recentemente aposentada, sou casada há 37 anos, mãe de dois filhos e avó de 5 netos.
  • Instituto Oncoguia - Como foi que você descobriu que estava com câncer? Milda - Apresentei um nódulo e nos meus exames de rotina constatei que já era um câncer.
  • Instituto Oncoguia - Você apresentou sinais e sintomas do câncer? Quais? Milda - Nenhum sinal ou sintoma.
  • Instituto Oncoguia - Quais dificuldades você enfrentou para fechar o seu diagnóstico? Milda - Foi tudo tranquilo, sem nenhuma dificuldade. Dentro de três meses realizei a cirurgia.
  • Instituto Oncoguia - Como você ficou quando recebeu o diagnóstico? O que sentiu? No que pensou? Milda - Fiquei apavorada, senti como se fosse cair em um buraco sem fundo, mas pensei em Deus e fui iluminada por Ele naquele momento. Só pensei em seguida no começo mais rápido do tratamento.
  • Instituto Oncoguia - Qual foi a sua maior preocupação neste momento? Milda - Minha maior preocupação foi passar tranquilidade para minha família, especialmente minha mãe, pois meu pai acabara de falecer.
  • Instituto Oncoguia - Você já começou o tratamento? Em que parte do tratamento você se encontra nesse momento? Se já finalizou, conte-nos um pouco sobre como foi enfrentar todos os tratamentos? Milda - Já terminei todos os procedimentos, estou na fase do tratamento oral com acompanhamento de 6 em 6 meses. No princípio foi muito doloroso, precisar parecer forte quando tudo está desabando dentro de você é uma tarefa muito difícil, mais minha fortaleza está na fé que tenho em Deus. Ele segurou minha mão e estamos caminhando de mãos dadas sempre. Eu sempre agradeço por isso.
  • Instituto Oncoguia - Em sua opinião, qual é o tratamento mais difícil? Por quê? Milda - A quimioterapia é mais difícil pelo mal estar que provoca. O enjoo e aquela fraqueza por falta de se alimentar é simplesmente terrível.
  • Instituto Oncoguia - Você sentiu algum efeito colateral diante ao tratamento? Como lidou com isso? O que te ajudou? Milda - Graças a Deus não senti nenhum efeito colateral de forma agressiva, só queimei um pouco com a radioterapia, mas passou logo. Agora, a libido está zerada, não consegui ter uma vida sexual adequada ainda.
  • Instituto Oncoguia - Como foi/é a sua relação com seu médico oncologista? Milda - Minha relação com meu médico é maravilhosa, ele me atende com a maior presteza e atenção em todas as minhas necessidades e dúvidas.
  • Instituto Oncoguia - Você se relacionou com outros profissionais? Se sim, quais e por quê? Milda - Sim um clínico geral e cirurgião, pois fiz a cinco anos uma cirurgia bariátrica.
  • Instituto Oncoguia - Você fez ou faz acompanhamento psicológico? Se sim, conte-nos um pouco sobre a importância desse profissional nessa fase da sua vida. Milda - Não cheguei a ter atendimento psicológico depois do tempo de tratamento em Barretos. Durante os procedimentos sim fui acompanhada pelas psicólogas do hospital.
  • Instituto Oncoguia - Como está a sua vida hoje? Milda - Está tranquila, apesar dos problemas com a sexualidade estou levando a vida com tranquilidade.
  • Instituto Oncoguia - Você continua trabalhando ou parou por causa do câncer? Milda - Me afastei durante o tratamento, mas depois voltei a trabalhar até completar 60 anos, ai me aposentei por idade.
  • Instituto Oncoguia - Você buscou seus direitos? Se sim, quais? Milda - Não, como estava já com planos de aposentar por idade esperei o tempo.
  • Instituto Oncoguia - Quais são seus projetos para o futuro? Milda - Cuidar de mim cada dia com mais intensidade, ter qualidade de vida com alimentação saudável, exercícios físicos, passear bastante e curtir os netos e me abrir para a vida.
  • Instituto Oncoguia - Que orientações você daria para alguém que está recebendo o diagnóstico de câncer hoje? Milda - Eu diria para enfrentar o câncer com fé, ser sempre maior que ele, e lutar pelo tratamento adequado e mais rápido possível.
  • Instituto Oncoguia - Como você conheceu o Oncoguia? Milda - Pesquisando na internet sobre a doença de câncer.
  • Instituto Oncoguia - Você tem alguma sugestão a nos dar? Milda - Tenho a agradecer por tantas informações que obtive através do site, e tenho a pedir para continuar cuidando de nós cada vez mais com esse mesmo carinho e atenção.
  • Instituto Oncoguia - O que você acha que deveria ser feito para melhorar a situação do câncer no Brasil? Deixe um recado para os políticos brasileiros! Milda - Só peço para que o poder público crie mais leis que ajudem mais as pessoas, especialmente as de baixa renda, a ter o diagnóstico precoce do câncer, dando condições de tratamento o mais rápido possível.
Multimídia

Acesse a galeria do TV Oncoguia e Biblioteca

Folhetos

Diferentes materiais educativos para download

Doações

Faça você também parte desta batalha

Cadastro

Mantenha-se conectado ao nosso trabalho