[Câncer de Mama] Marli Aparecida Feltrim Calmon Nogueira Da Gama

Aprendendo com Você
  • Instituto Oncoguia - Quem é você? (idade, profissão, tem filhos, casada, cidade e estado?) Marli - Casada, 57 anos, 3 filhos, pedagoga, moro em Maringá/Paraná. 
  • Instituto Oncoguia - Como foi que você descobriu que estava com câncer? Marli - Mamografia.
  • Instituto Oncoguia - Você apresentou sinais e sintomas do câncer? Quais? Marli - Apresentei calcificações na mama, retiradas 4 meses antes de aparecer o tumor nos exames de verificação.
  • Instituto Oncoguia - Quais dificuldades você enfrentou para fechar o seu diagnóstico? Marli - Nenhuma dificuldade.
  • Instituto Oncoguia - Como você ficou quando recebeu o diagnóstico? O que sentiu? No que pensou? Marli - Que ia morrer, sofrer como minha mãe. Ela teve câncer de ovário.
  • Instituto Oncoguia - Qual foi a sua maior preocupação neste momento? Marli - Meus filhos, meu marido, meu neto. Na época só tinha 1.
  • Instituto Oncoguia - Você já começou o tratamento? Em que parte do tratamento você se encontra nesse momento? Se já finalizou, conte-nos um pouco sobre como foi enfrentar todos os tratamentos? Marli - Fiz a cirurgia em agosto de 2010. Tive 2 tumores, um em cada mama ao mesmo tempo. Não eram metástase um do outro. Diferentes tumores. Menos de 1 cm. Fiz mastectomia total bilateral com retirada de aréolas e bico para não dar chance pro azar. Não fiz quimioterapia, nem rádio. Tomei anastrozol por 7 anos.
  • Instituto Oncoguia - Em sua opinião, qual é o tratamento mais difícil? Por quê? Marli - A cirurgia foi muito traumatizante. A dor foi absurda. Ela parecia eterna. Muito sofrimento. O anastrozol me causou muitas dores, mas em doses bem mais leves.
  • Instituto Oncoguia - Você sentiu algum efeito colateral diante ao tratamento? Como lidou com isso? O que te ajudou? Marli - As dores nas articulações foram bem incômodas, mas nunca deixei de fazer pilates e ginástica.
  • Instituto Oncoguia - Como foi/é a sua relação com seu médico oncologista? Marli - É muito boa. Tanto com o mastologista quanto a oncologista são maravilhosos. Amigos, compreensivos, profissionais incríveis e humanos demais. São meus ídolos!
  • Instituto Oncoguia - Você se relacionou com outros profissionais? Se sim, quais e por quê? Marli - Sim, muitos. Fisioterapeutas, psiquiatra, psicólogas, educadora física, a minha adorável cirurgiã plástica que reconstruiu minhas mamas e a médica que fez a tatuagem das aréolas.
  • Instituto Oncoguia - Você fez ou faz acompanhamento psicológico? Se sim, conte-nos um pouco sobre a importância desse profissional nessa fase da sua vida. Marli - Sim, estou com acompanhamento psiquiátrico para medição de controle da ansiedade e a psicóloga para me ajudar a superar minhas angústias e medos. Felizmente posso contar com eles. Essa ansiedade me pegou muito.
  • Instituto Oncoguia - Como está a sua vida hoje? Marli - Está bem. Não creio que serei a mesma pessoa que era antes, mas estou bem, tenho medo da doença demais. Qualquer doença em realidade. Qualquer dor me deixa mal e já vou atrás de decifrar o que é e buscar a melhora urgente antes que a ansiedade me mate.
  • Instituto Oncoguia - Você continua trabalhando ou parou por causa do câncer? Marli - Já estava aposentada quando descobri o câncer de mama.
  • Instituto Oncoguia - Você buscou seus direitos? Se sim, quais? Marli - Pedi o não desconto de IR pelos 5 anos. Agora estou pedindo para ter na compra do carro. Estou nos trâmites. Esta é a segunda vez que pedi, a primeira vez em 2010, foi indeferido, apesar de eu não conseguir mover direito o braço.
  • Instituto Oncoguia - Quais são seus projetos para o futuro? Marli - Ser feliz! Ver meus netos crescerem, me mudar para um novo apartamento, pequeno, sem tantos afazeres, viajar com o marido e viver com saúde.
  • Instituto Oncoguia - Que orientações você daria para alguém que está recebendo o diagnóstico de câncer hoje? Marli - Não ter medo. Lutar até onde não poder mais. Ler muito sobre o assunto e não se enganar, se cuidar ao primeiro sinal de qualquer problema. Prevenção é muitas vezes nossa salvação. Tenho visto casos de meninas muito jovens com câncer de mama, isso me apavora. Tenho duas filhas.
  • Instituto Oncoguia - Como você conheceu o Oncoguia? Marli - Facebook
  • Instituto Oncoguia - Você tem alguma sugestão a nos dar? Marli - Não, vocês são ótimos.
  • Instituto Oncoguia - O que você acha que deveria ser feito para melhorar a situação do câncer no Brasil? Deixe um recado para os políticos brasileiros! Marli - Mais verbas para pesquisas. Só damos valor a vida, quando corremos o risco de perdê-la. Melhores hospitais, mais hospitais específicos para o tratamento do Câncer com muitos médicos pesquisadores atuando. Um sonho! Não somos políticos para receber tratamento de Lula e Dilma no Sírio- Libanês!
Multimídia

Acesse a galeria do TV Oncoguia e Biblioteca

Folhetos

Diferentes materiais educativos para download

Doações

Faça você também parte desta batalha

Cadastro

Mantenha-se conectado ao nosso trabalho