[Câncer de Mama] Maristania Jose De Araújo

Aprendendo com Você
  • Instituto Oncoguia - Quem é você? (idade, profissão, tem filhos, casada, cidade e estado?) Maristania - Sou uma guerreira, tenho 43 anos com muita fé em Deus me considero uma vencedora. Fiz a cirurgia há 30 dias, sou casada, tenho 2 filhos e muitas profissões, entre elas instrutora de Zumba, costureira e faço salgados pra minha lanchonete que era a minha atual profissão e dona de casa, pois trabalho na minha casa. Sou de Jaboatão, Pernambuco.
  • Instituto Oncoguia - Como foi que você descobriu que estava com câncer? Maristania - Descobri quando sentir um carocinho na mama esquerda e fui fazer a mamografia e fui diagnosticada na outra mama.
  • Instituto Oncoguia - Você apresentou sinais e sintomas do câncer? Quais? Maristania - Não, não senti nada.
  • Instituto Oncoguia - Quais dificuldades você enfrentou para fechar o seu diagnóstico? Maristania - Não encontrei nenhum dificuldade fui diagnosticada e logo fiz os procedimentos para fazer a cirurgia.
  • Instituto Oncoguia - Como você ficou quando recebeu o diagnóstico? O que sentiu? No que pensou? Maristania - Com o meu esposo, fui receber o resultado no dia do meu aniversário. É crendo que Deus Ele me daria um presente que era um resultado de que eu não teria câncer Deus ele me me presentou com a vida porque diante do diagnóstico eu pensei a vida pra mim tá apenas começando ,e estava com meu marido no momento. Fiquei nervosa e muito triste, chorei bastante e irei pra Deus senhor o que eu tiver q passa passe comigo pois sei q vou vencer daí voltei pra casa onde meus filhos me aguardava contamos pra ele e disse vamos orar e VENCER juntos​ em nome de Jesus.
  • Instituto Oncoguia - Qual foi a sua maior preocupação neste momento? Maristania - Meus filhos.
  • Instituto Oncoguia - Você já começou o tratamento? Em que parte do tratamento você se encontra nesse momento? Se já finalizou, conte-nos um pouco sobre como foi enfrentar todos os tratamentos? Maristania - Acabei de fazer a cirurgia e já estou fazendo a fisioterapia. Daqui pra frente, aguardando o resultado da biópsia e da cirurgia, que foi realizada dia 10 de março.
  • Instituto Oncoguia - Em sua opinião, qual é o tratamento mais difícil? Por quê? Maristania - Até agora tenho tido muita força e tudo está indo bem, graças a Deus.
  • Instituto Oncoguia - Você sentiu algum efeito colateral diante ao tratamento? Como lidou com isso? O que te ajudou? Maristania - Da cirurgia, tudo certo. Da sessão de fisioterapia um pouquinho de dor, mas é normal.
  • Instituto Oncoguia - Como foi/é a sua relação com seu médico oncologista? Maristania - A médica é caladona, acho que não fui tão comunicativa como deveria, mas até aqui está tudo em ordem.
  • Instituto Oncoguia - Você se relacionou com outros profissionais? Se sim, quais e por quê? Maristania - Não me relacionei com outros pacientes.
  • Instituto Oncoguia - Você fez ou faz acompanhamento psicológico? Se sim, conte-nos um pouco sobre a importância desse profissional nessa fase da sua vida. Maristania - Passei sim por uma psicóloga lá no dia da internação, mas tudo certo.
  • Instituto Oncoguia - Como está a sua vida hoje? Maristania - Tô bem pois a minha força vem totalmente de Deus mas Deus dá a força é ele quer que nós venhamos nos ergue e e o que tenho feito a cada dia como faz só um mês de cirurgia estou bem me recuperando .Mas como eu era uma pessoa muito ativa o dia inteiro todo os dias está tendo alguma dificuldade pra lidar com todo isso pois eu mexia com massa de salgados pesada e montei uma.turma pra dar aula de Zumba e já tava me organizando pra começar a costurar q tenho as máquinas em casa tive já uma confecção então sei q agora tenho q pensar em mim parar um pouco e depois quero voltar a trabalhar só q com q mas me de prazer daqui pra frente e de repente pode ajudar com o pouco a algumas pessoas q passa pelo mesmo q eu passei eu sempre pensei em trabalhar com algumas coisas q pudesse ajudar a aliviar a alguém. Tô aqui de pé em nome de Jesus.
  • Instituto Oncoguia - Você continua trabalhando ou parou por causa do câncer? Maristania - Parei porque no momento eu fazia salgados e a massa é pesadíssima e com forno muito quente.
  • Instituto Oncoguia - Você buscou seus direitos? Se sim, quais? Maristania - Não, estou perdida. Trabalhava pra mim e infelizmente não contribuía, sei que errei muito com isso.
  • Instituto Oncoguia - Quais são seus projetos para o futuro? Maristania - Meu futuro é nunca perder a força é fé em Deus sempre, e trabalhar cuidando dá minha família, dos meus filhos e com meu esposo. Quero viver feliz e poder fazer alguém feliz, queria muito fazer um projeto pra ajudar as pessoas as mulheres aqui na minha cidade, que não tem nem academia da cidade, pra você ter ideia. Não quero deixar de fazer nada que fazia, só quero fazer tudo de uma forma melhor.
  • Instituto Oncoguia - Que orientações você daria para alguém que está recebendo o diagnóstico de câncer hoje? Maristania - Levante a cabeça, isto não é o fim, é o começo de uma nova história. Tenha fé em Deus e Ele ainda pode escrever uma nova história pra você. Não deixe o medo ser um residente e sim um visitante, abra a porta de dentro do seu coração e tire tudo o não for bom... E quando lá dentro estiver vazio, convide Deus pra entrar e fazer morada - Com certeza a sua vida irá mudar.
  • Instituto Oncoguia - Como você conheceu o Oncoguia? Maristania - Através das redes sociais.
  • Instituto Oncoguia - Você tem alguma sugestão a nos dar? Maristania - Não conheço vocês ainda então que vocês continuem com este carinho e atenção que é importante para quem está nesta luta.
  • Instituto Oncoguia - O que você acha que deveria ser feito para melhorar a situação do câncer no Brasil? Deixe um recado para os políticos brasileiros! Maristania - Que além dá conscientização pessoal e de se fazer o autoexame, que é importantíssimo que tenha meios de se fazer estes exames preventivo, mas ao alcance de todos. Sem burocracias.
Multimídia

Acesse a galeria do TV Oncoguia e Biblioteca

Folhetos

Diferentes materiais educativos para download

Doações

Faça você também parte desta batalha

Cadastro

Mantenha-se conectado ao nosso trabalho