[Linfoma Não Hodgkin ] Mariana

Aprendendo com Você
Mariana
  • Instituto Oncoguia - Quem é você? (idade, profissão, tem filhos, casada, cidade e estado?) Mariana - Tenho 28 anos, sou educadora infantil, tenho duas filhas, sou casada.
  • Instituto Oncoguia - Como foi que você descobriu que estava com câncer? Mariana - Durante a gestação da minha segunda filha, mas só recebi o diagnóstico depois do nascimento dela, no mês de julho de 2014.
  • Instituto Oncoguia - Você apresentou sinais e sintomas do câncer? Quais? Mariana - O único sinal aparente foi a minha amídala direita que crescia assustadoramente de maneira que me atrapalhava engolir e falar e durante o sono chegava a sufocar. Lembro também que soava fora do normal, pinga de suor mesmo sem fazer esforço algum, mas como estava grávida achava que eram divido aos hormônios.
  • Instituto Oncoguia - Quais dificuldades você enfrentou para fechar o seu diagnóstico? Mariana - A minha dificuldade maior foi mas pelo fato de ser gestante e nenhum médico poder fazer exames mais específicos... Aí depois de ir em vários médicos diferentes, graças a Deus apareceu um anjo, uma otorrino que decidiu investigar e pediu para adiantar meu parto para que pudesse retirar a amígdala para biópsia e poder fazer todos os exames necessários.
  • Instituto Oncoguia - Como você ficou quando recebeu o diagnóstico? O que sentiu? No que pensou? Mariana - Eu fiquei sem entender nada, pq nunca tinha ouvido falar em linfoma... Mas depois que a médica falou em quimioterapia e radioterapia aí sim a ficha caiu, eu com minha filha recém nascida no meu colo fiquei sem forças, senti meu corpo todo anestesiar e não conseguia nem me levantar, no momento que entendi o que estava acontecendo o primeiro pensamento que veio na minha mente foi: EU VOU MORRER! Mas com o apoio do meu esposo, família e amigos eu conseguiu forças para lutar...
  • Instituto Oncoguia - Qual foi a sua maior preocupação neste momento? Mariana - Com minhas filhas que são tão pequenas.
  • Instituto Oncoguia - Você já começou o tratamento? Em que parte do tratamento você se encontra nesse momento? Se já finalizou, conte-nos um pouco sobre como foi enfrentar todos os tratamentos? Mariana - Já finalizei... Fiz 4 quimio venosa, 4 punção lombar e 28 seções de rádio... Apesar dos efeitos chatinhos, foi bem mais fácil do que eu imaginava.
  • Instituto Oncoguia - Em sua opinião, qual é o tratamento mais difícil? Por quê? Mariana - A punção lombar, porque sentia muiiiiita dor.
  • Instituto Oncoguia - Você sentiu algum efeito colateral diante ao tratamento? Como lidou com isso? O que te ajudou? Mariana - Senti os enjoos na quimio, mas fui acompanhada por uma nutricionista que me ajudou muiiito... Na rádio sentia muiiita sede e minha pele ficou bem escura, mas o médico receitou um creme ótimo que evitou a queimadura na pele e não deixou marca nenhuma.
  • Instituto Oncoguia - Como foi/é a sua relação com seu médico oncologista? Mariana - Maravilhosa.
  • Instituto Oncoguia - Você se relacionou com outros profissionais? Se sim, quais e por quê? Mariana - Sim!! Nutricionista e psicóloga.
  • Instituto Oncoguia - Você fez ou faz acompanhamento psicológico? Se sim, conte-nos um pouco sobre a importância desse profissional nessa fase da sua vida. Mariana - Fiz, mas só foram dois encontros, porque me apeguei mais ainda em Deus e ele com todos que me rodeavam me enchendo de amor foi a melhor terapia e remédio.
  • Instituto Oncoguia - Como está a sua vida hoje? Mariana - Tudo normal.
  • Instituto Oncoguia - Você continua trabalhando ou parou por causa do câncer? Mariana - Fiquei afastada por quase dois anos e fazem três meses q voltei com tuuudooo feliz demais.
  • Instituto Oncoguia - Você buscou seus direitos? Se sim, quais? Mariana - Siiim... Auxílio medicamentos.
  • Instituto Oncoguia - Quais são seus projetos para o futuro? Mariana - Viver com saúde e contemplar os detalhes das maravilhas que Deus nos proporciona a cada dia.
  • Instituto Oncoguia - Que orientações você daria para alguém que está recebendo o diagnóstico de câncer hoje? Mariana - Que não é o fim e sim o recomeço de uma nova vida, onde você vai se redescobrir um ser humano capaz de lutar e viver dando valor a cada detalhe da vida... Vale a pena viver, viver os detalhes!!! Você vai sair dessa, mas você precisar ser positivo, acreditar na sua força e acreditar que a vida vale a pena ser vivida de verdade.
  • Instituto Oncoguia - Como você conheceu o Oncoguia? Mariana - Por pesquisa no google.
  • Instituto Oncoguia - Você tem alguma sugestão a nos dar? Mariana - Fazer campanhas que motivem as pessoas que estão na luta pela vida... Mostrando que a vida depois de um diagnóstico como esse.
  • Instituto Oncoguia - O que você acha que deveria ser feito para melhorar a situação do câncer no Brasil? Deixe um recado para os políticos brasileiros! Mariana - Investigar mas as causas e divulgar prevenção.
Multimídia

Acesse a galeria do TV Oncoguia e Biblioteca

Folhetos

Diferentes materiais educativos para download

Doações

Faça você também parte desta batalha

Cadastro

Mantenha-se conectado ao nosso trabalho