[Câncer de Mama] Maria Léia Braga Dos Santos

Aprendendo com Você
  • Instituto Oncoguia - Quem é você? (idade, profissão, tem filhos, casada, cidade e estado?) Maria - Meu nome é Léia, tenho 36 anos, atualmente não estou trabalhando, tenho dois filhos, sou casada hà 18 anos e moro em Manaus, Amazonas.
  • Instituto Oncoguia - Como foi que você descobriu que estava com câncer? Maria - Eu mesmo fazendo o auto exame na hora do banho, quando topei um carocinho minúsculo mas eu já fazia acompanhamento porque meu médico me disse que eu era um grupo de risco, pela história familiar, a minha irmã também faz tratamento de câncer de mama. Tudo isso aconteceu em 2012.
  • Instituto Oncoguia - Você apresentou sinais e sintomas do câncer? Quais? Maria - Não apresentei nenhum sintoma do câncer de mama.
  • Instituto Oncoguia - Quais dificuldades você enfrentou para fechar o seu diagnóstico? Maria - Graças ao bom Jesus, que eu não enfrentei nenhuma dificuldade para fechar o diagnóstico do câncer.
  • Instituto Oncoguia - Como você ficou quando recebeu o diagnóstico? O que sentiu? No que pensou? Maria - Na hora que recebi o resultado da biópsia, eu muito curiosa resolvi abrir pra ver o que estava dizendo, e lá dizia (CARCINOMA INVASIVO DE MAMA) olhei para o meu esposo e falei, amor estou com câncer! ele olhou pra mim e falou, para de brincadeira! E eu falei pra ele é sério amor. No momento não senti nada. Dias depois começou cair a ficha ai eu só pensava nos meus filhos, que estavam pequenos e dependiam muito de mim. Posso dizer que meus filhos foram a minha inspiração para superar o câncer.
  • Instituto Oncoguia - Qual foi a sua maior preocupação neste momento? Maria - Minha maior preocupação era na verdade meus filhos, depois vinha como seria meu tratamento a cirurgia.
  • Instituto Oncoguia - Você já começou o tratamento? Em que parte do tratamento você se encontra nesse momento? Se já finalizou, conte-nos um pouco sobre como foi enfrentar todos os tratamentos? Maria - Eu já terminei o tratamento, fiz 6 meses de quimioterapia e 30 sessões de radioterapia, agora eu estou só no acompanhamento de 3 em 3 meses. Pra mim não foi difícil porque eu tinha certeza que tudo que eu estava passando era apenas uma provação, e no final dessa provação acabei descobrindo que eu era mais forte do que eu imaginava. E hoje eu sou procurada por várias pessoas que estão passando pela mesma situação, pra falar como eu superei o câncer.
  • Instituto Oncoguia - Em sua opinião, qual é o tratamento mais difícil? Por quê? Maria - Pra mim o mais difícil foi a quimioterapia. Porque caiu meus cabelos. Quase não tive reação de nada graças à Deus.
  • Instituto Oncoguia - Você sentiu algum efeito colateral diante ao tratamento? Como lidou com isso? O que te ajudou? Maria - Não senti praticamente nada, a única coisa que eu sentia muito era fome, tanto é que ganhei 15 quilos.
  • Instituto Oncoguia - Como foi/é a sua relação com seu médico oncologista? Maria - A minha relação com minha médica é a melhor possível, eu prefiro que ela me conte tudo não me esconda nada, ela sempre foi bem realista, eu prefiro assim.
  • Instituto Oncoguia - Você se relacionou com outros profissionais? Se sim, quais e por quê? Maria - Sim. Gastroenterologia porque tiver que fazer uma hiatoplastia, ginecologia fiz uma histerectomia.
  • Instituto Oncoguia - Você fez ou faz acompanhamento psicológico? Se sim, conte-nos um pouco sobre a importância desse profissional nessa fase da sua vida. Maria - Só quando fui pra começar o tratamento que passei pela psicóloga, graças ao bom Deus que isso não mexeu com o meu psicológico.
  • Instituto Oncoguia - Como está a sua vida hoje? Maria - Hoje levo uma vida normal, só que tudo que eu passei o tratamento às cirurgias, me deixaram muitas sequelas, hoje não sou mais mulher pra muita coisa o que estou me referindo é pra trabalhar como eu trabalhava antes.
  • Instituto Oncoguia - Você continua trabalhando ou parou por causa do câncer? Maria - Eu não trabalho, antes de eu adoecer eu tinha sido desligada da empresa onde eu trabalhava.
  • Instituto Oncoguia - Você buscou seus direitos? Se sim, quais? Maria - Sim. Eu sabia que eu tinha direito à um benefício e eu fui atrás e eu consegui, mas depois de dois anos o INSS cortou meu benefício eu entrei com pedido de reconsideração mas não foi mais concedido, entrei na justiça e consegui novamente com todos os meses que deixaram de me pagar.
  • Instituto Oncoguia - Quais são seus projetos para o futuro? Maria - Prendendo fazer uma faculdade de BIOMEDICINA.
  • Instituto Oncoguia - Que orientações você daria para alguém que está recebendo o diagnóstico de câncer hoje? Maria - O câncer não é uma sentença de morte, hoje o tratamento do câncer evoluíram bastante, tem que ter fé e acreditar que tudo é possível, hoje me sinto mais forte do que antes, aprendi a dar valor a vida, que só é uma.
  • Instituto Oncoguia - Como você conheceu o Oncoguia? Maria - Pelo Facebook.
  • Instituto Oncoguia - Você tem alguma sugestão a nos dar? Maria - Ajudar mais aquelas pessoas carentes, que muitos nem sabe dos seu direitos.
  • Instituto Oncoguia - O que você acha que deveria ser feito para melhorar a situação do câncer no Brasil? Deixe um recado para os políticos brasileiros! Maria - Construindo mais hospitais, colocando mais aparelhos de radioterapia, mamografia, ressonância, cintilografia e que os resultados das biópsias não demorasse tanto pra ficar pronto e acima de tudo médicos competente e que realmente goste do que faz.
Multimídia

Acesse a galeria do TV Oncoguia e Biblioteca

Folhetos

Diferentes materiais educativos para download

Doações

Faça você também parte desta batalha

Cadastro

Mantenha-se conectado ao nosso trabalho