[Lipossarcoma] Márcia Philippsen Machado

Aprendendo com Você
  • Instituto Oncoguia - Quem é você? (idade, profissão, tem filhos, casada, cidade e estado?) Márcia - Tenho 42 anos, sou diretora cultural, tenho 4 filhos (1 in memoriam), casada e resido em Iporã do Oeste - SC.
  • Instituto Oncoguia - Como foi que você descobriu que estava com câncer? Márcia - Uma saliência no calcanhar.
  • Instituto Oncoguia - Você apresentou sinais e sintomas do câncer? Quais? Márcia - Sentia agulhadas e ardência no pé.
  • Instituto Oncoguia - Quais dificuldades você enfrentou para fechar o seu diagnóstico? Márcia - Nas duas primeiras cirurgias em ambulatório, foi retirado apenas um cisto sebáceo, passados 10 anos ele voltou como lipossarcoma.
  • Instituto Oncoguia - Como você ficou quando recebeu o diagnóstico? O que sentiu? No que pensou? Márcia - Minha primeira reação foi chorar, fiquei em estado depressivo por 2 semanas, quando meu marido me fez repensar na minha força interior. Mas, fiz várias leituras e mil coisas passaram em minha mente. Senti medo de morrer.
  • Instituto Oncoguia - Qual foi a sua maior preocupação neste momento? Márcia - De como tudo isso poderia acontecer... Principalmente o medo de operar de novo e ficar sem caminhar.
  • Instituto Oncoguia - Você já começou o tratamento? Em que parte do tratamento você se encontra nesse momento? Se já finalizou, conte-nos um pouco sobre como foi enfrentar todos os tratamentos? Márcia - Bom... Fiz a terceira retirada em outubro de 2014, quando no resultado da biópsia diagnosticou-se o lipossarcoma. Em início de abril de 2015 fui ao médico mostrar o exame que me encaminhou ao oncologista que pediu a reavaliação da biópsia, que confirmou o primeiro resultado. Passei a fazer mais exames pré operatórios, já que teria que fazer mais 2 cirurgias, uma para recessão de margens mais ampliadas, pois ficaram raízes, e trinta dias após fiz a segunda cirurgia para enxerto de pele da coxa. Fiquei de cama por mais de 60 dias devido as duas cirurgias, andei de muletas por mais 4 meses até começar a andar sozinha. Enfrentei um momento muito crítico por causa da rejeição... Foi um momento muito difícil, ao redor dos pontos tudo estava apodrecendo com um odor horrível. Hoje passados quase 8 meses tenho dores de manhã ao levantar para colocar o pé no chão e em períodos de chuva.
  • Instituto Oncoguia - Em sua opinião, qual é o tratamento mais difícil? Por quê? Márcia - Como fiz as cirurgias e tudo foi retirado, não precisei quimioterapia.
  • Instituto Oncoguia - Como foi/é a sua relação com seu médico oncologista? Márcia - Tenho confiança, fui muito bem assistida.
  • Instituto Oncoguia - Você fez ou faz acompanhamento psicológico? Se sim, conte-nos um pouco sobre a importância desse profissional nessa fase da sua vida. Márcia - Não fiz acompanhamento psicológico, mas tenho muita fé... É o que me mantém firme para enfrentar os problemas.
  • Instituto Oncoguia - Como está a sua vida hoje? Márcia - Fiquei afastada do trabalho desde 09/06/2015 e voltei agora dia 01/02/2016. Alguns dias me dói o pé e outro não. Faço parte de um grupo que faz atividades físicas com monitores e me sinto bem.
  • Instituto Oncoguia - Você continua trabalhando ou parou por causa do câncer? Márcia - Parei 8 meses.
  • Instituto Oncoguia - Você buscou seus direitos? Se sim, quais? Márcia - Encaminhei meu afastamento na previdência e recebi só 60% do valor de salário.
  • Instituto Oncoguia - Quais são seus projetos para o futuro? Márcia - Espero ter muita saúde através de novos hábitos de alimentação, mais caminhadas, levar a vida com menos stress. Ser mais feliz.
  • Instituto Oncoguia - Que orientações você daria para alguém que está recebendo o diagnóstico de câncer hoje? Márcia - Não se desespere. A medicina está evoluindo cada vez mais no sentido de ajuda e cura. A autoestima também é muito importante, além do apoio de familiares e amigos.
  • Instituto Oncoguia - Como você conheceu o Oncoguia? Márcia - Através da Internet.
  • Instituto Oncoguia - Você tem alguma sugestão a nos dar? Márcia - Parabéns por esta página de ajuda a esclarecimentos e interação entre pacientes que já passaram ou estão em luta contra o câncer.
  • Instituto Oncoguia - O que você acha que deveria ser feito para melhorar a situação do câncer no Brasil? Deixe um recado para os políticos brasileiros! Márcia - Agilizar os exames e cirurgias.
Multimídia

Acesse a galeria do TV Oncoguia e Biblioteca

Folhetos

Diferentes materiais educativos para download

Doações

Faça você também parte desta batalha

Cadastro

Mantenha-se conectado ao nosso trabalho