[Câncer de Tireoide] Luziana Franco

Aprendendo com Você
  • Instituto Oncoguia - Quem é você? (idade, profissão, tem filhos, casada, cidade e estado?) Luziana - Olá, meu nome é Luziana, estou cursando Pedagogia, tenho 26 anos, sou solteira e moro em Ribeirão Preto - SP.
  • Instituto Oncoguia - Como foi que você descobriu que estava com câncer? Luziana - A meses vinha fazendo tratamento com endócrino para tratar de um Hipertiroidismo elevado juntamente com a doença de Graves, tomando Tapazol de 10 mg, mas minha maior preocupação sempre foi a ganha de peso, mesmo com o hipertiroidismo, fazendo reeducação alimentar e tomando sibutramina (receitado pela endócrino) cheguei a engordar 10kg em 1 mês, sabia que tinha alguma coisa errada, mas em momento nenhum pensei em câncer. Sempre apresentei nódulos na região do pescoço, porém todos os médicos que havia passado até o momento diziam ser ínguas calcificadas devido as grandes inflamações de garganta que tinha com frequência. Essa mesmo endócrino que estava me acompanhando, nunca chegou a pedir um ultrassom de tireoide, mas chegou a mudar a sibutramina para 15mg, para acelerar minha perca de peso, que não estava acontecendo, o que me fez passar muito mal e suspender o uso do medicamento. Resolvi então trocar de endócrino, afim de buscar um resultado satisfatório. Nesse meio tempo, tive consulta de rotina com a minha ginecologista e pedi para ela colocar nos pedidos de exame um ultrassom de tireoide, pois queria saber o porque que estava engordando tendo hipertiroidismo. Assim que saiu o resultado do ultrassom, levei para minha nova endócrino Dra. Samanta Pimenta, que na mesma hora que abriu o laudo já fez o encaminhamento e ela mesmo fez o encaixe para puncionar pelo menos 2 nódulos dos 4 que tinham aparecido no exame de imagem. Após a punção (maio/2016), veio o resultado da biópsia câncer de tireoide maligno.
  • Instituto Oncoguia - Você apresentou sinais e sintomas do câncer? Quais? Luziana - Sim, apresentei aumento da glândula da tireoide, nódulos no pescoço e ao fim do dia apresentava rouquidão (devido a pressão que um dos nódulos estava fazendo na corda vocal).
  • Instituto Oncoguia - Quais dificuldades você enfrentou para fechar o seu diagnóstico? Luziana - A maior dificuldade que encontrei foi o descaso e falta de interesse que encontrei de algumas pessoas que se dizem médicos em aprofundar e buscar saber o real motivo de uma alteração laboratorial, acredito que se tivesse sido diagnosticada precocemente, poderia ter evitado algumas etapas.
  • Instituto Oncoguia - Como você ficou quando recebeu o diagnóstico? O que sentiu? No que pensou? Luziana - Bom, assim que minha endócrino abriu o resultado da biopsia e deu a notícia, a princípio eu fiquei em choque, não conseguia pensar em nada, além do: " E agora?", uma mistura de medo e insegurança. Porém, com toda tranquilidade do mundo a Dra. Samanta me orientou todos os passos de um câncer de tireoide, ligou ela mesmo buscando encaixe com cirurgiões de cabeça e pescoço, pois queria que eu tratasse o quanto antes, me aconselhou e me amparou carinhosamente, tanto eu quanto a minha mãe que estava dentro do consultório, diante da notícia.
  • Instituto Oncoguia - Qual foi a sua maior preocupação neste momento? Luziana - Nesse momento passa um filme na sua cabeça e você pensa em absolutamente tudo, faculdade, amigos, família, emprego...tudo! Porque por mais que você tente manter o pensamento positivo, você acaba pensando no pior sim... ainda bem, que pensei no pior só no dia da notícia e depois não passou mais essa possibilidade na minha cabeça.
  • Instituto Oncoguia - Você já começou o tratamento? Em que parte do tratamento você se encontra nesse momento? Se já finalizou, conte-nos um pouco sobre como foi enfrentar todos os tratamentos? Luziana - Após a constatação do câncer de tireoide, fui encaminhada para o cirurgião de cabeça e pescoço - Dr. Paulo Barreiro Marques Neto, um excelente profissional, sai da primeira consulta com a cirurgia marcada para o mês seguinte (junho/2016). Fui orientada em todos os passos, como seria a cirurgia, o pós operatório, o tratamento, as dores, os riscos, as possíveis sequelas, ele não escondeu nadinha. Entrei no centro cirúrgico, para a retirada da tireoide que continha 2 nódulos dentro dela e até então 6 nódulos presente no pescoço, com uma cirurgia que duraria em média de 4 a 6 horas. Sai de lá com a tireoidectomia total, retirada de 2 paratireoide, com esvaziamento cervical do lado direito, com a retirada de 38 nódulos, em uma cirurgia de 10hrs e 20min de duração. Internei na terça pra operar e na quinta feira já estava em casa, vim com o dreno, que retirei no domingo seguinte da cirurgia. Devido a retirada de duas das quatro paratideoide que temos no organismo responsáveis pela produção de cálcio, estou repondo através de 2 comprimidos de cálcio 3x ao dia. Estou a 14 dias na dieta pobre de iodo, a quase 1 mês sem a reposição hormonal (a parte mais chata disso, é a constante alteração de humor), pois irei fazer a iodoterapia na próxima terça-feira.
  • Instituto Oncoguia - Em sua opinião, qual é o tratamento mais difícil? Por quê? Luziana - Bom, a princípio creio eu, que a parte mais difícil eu já passei, assim espero... que foi a cirurgia, pois devido a um dos nódulos, o maior deles (5cm) estar pressionando a corda vocal, tinha um risco grande de perder a fala (esse foi um dos meus maiores medos), mas graças a Deus e ao Dr. Paulo, isso não aconteceu. Até a cicatriz que vai da ponta da orelha direita até metade do lado esquerdo, contornando o pescoço, que antes me apavorava só de pensar nela, já estou me acostumando. Vamos esperar para ver como vai ser a iodoterapia e os próximos passos que estão por vim.
  • Instituto Oncoguia - Você sentiu algum efeito colateral diante ao tratamento? Como lidou com isso? O que te ajudou? Luziana - Após a cirurgia e a retirada das paratireoide, o formigamento de pés e mãos aumentou consideravelmente, causando um desconforto, porém já estão sendo controlados com a reposição do cálcio. No início sofri com engasgamento e falta de ar por ter que mexer na corda vocal e na faringe, o que também amenizou com o tempo. Tive também perca de 40% da voz, que só é notada quando tento gritar. Ainda sinto grande desconforto ao movimentar o pescoço e o braço, devido a inflamação causada pós cirurgia (ainda tomo anti inflamatório para ajudar a controlar as dores), usar tipoia para evitar de movimentar o braço, como meu médico indicou, ajudou muito também.
  • Instituto Oncoguia - Como foi/é a sua relação com seu médico oncologista? Luziana - O câncer de tireoide não precisei passar com oncologista, passei a princípio com a endócrino, após com o cirurgião de cabeça e pescoço, ambos sem duvida alguma excelentes profissionais, que em todos os momentos me manteve amparada e acolhida.
  • Instituto Oncoguia - Você fez ou faz acompanhamento psicológico? Se sim, conte-nos um pouco sobre a importância desse profissional nessa fase da sua vida. Luziana - No início procurei ajuda de um psicólogo, pois me questionei bastante em relação a ter pensamento positivo e a espiritualidade, mas enxergar sozinha que tudo tem seu tempo, inclusive as respostas para nossos questionamentos, só nós conseguimos buscar, o profissional nos mostra o caminho, mas nós é que devemos querer chegar lá.
  • Instituto Oncoguia - Como está a sua vida hoje? Luziana - Minha vida hoje, ainda está meio de cabeça para baixo, foi tudo muito rápido, e em 2 meses ela mudou por completo. Como falta parte do tratamento, ainda não consegui voltar ela ao normal, mas acredito eu que isso não vai demorar a acontecer. Mas com certeza, me vejo uma pessoa diferente, acho que todo mundo que passa por essa fase na vida, começa a dar valor para aquilo que realmente tem valor, aquilo que realmente vem pra somar na vida, acaba dispensando coisas fúteis. Começa a ver as pessoas com outros olhos, afinal não sabemos o que a outra pessoa está passando em sua vida para ser daquela maneira, aprendemos a julgar menos e a priorizar valores que antes passavam despercebidos.
  • Instituto Oncoguia - Você continua trabalhando ou parou por causa do câncer? Luziana - Atualmente estou afastada, pois como meu trabalho é no setor de vendas, exigi um grande esforço vocal, o que acabaria prejudicando minha recuperação pós-operatória.
  • Instituto Oncoguia - Você buscou seus direitos? Se sim, quais? Luziana - Não foi necessário, por enquanto.
  • Instituto Oncoguia - Quais são seus projetos para o futuro? Luziana - Na verdade, meu único projeto é viver um dia de cada vez, como deve ser vivido, como se fosse o último de nossas vidas. Percebi que ao mesmo tempo que fazemos planos em nossas vidas, eles podem mudar do dia para noite, como aconteceu comigo.
  • Instituto Oncoguia - Que orientações você daria para alguém que está recebendo o diagnóstico de câncer hoje? Luziana - A minha única orientação é a que carrego comigo a todo tempo: "Seja feita a Tua vontade."Acredito que se for da vontade de Deus, não adianta querermos ao contrário e que se não for da vontade Dele, não acontecerá. Pra mim, isso se chama FÉ. E um PENSAMENTO POSITIVO SEMPRE, ele ajuda consideravelmente em uma recuperação satisfatória. Em um momento desse todos chegam a sua volta desejando que tenhamos pensamentos positivos e muita fé, acredito sim, que ambos são de fundamentais importância, mas sei o quanto é difícil ter os dois em um momento desse. Mas é necessário buscar forças para que ambos caminhando juntos, possam mover montanhas.
  • Instituto Oncoguia - Como você conheceu o Oncoguia? Luziana - Conheci através de pesquisas via web. Pois antes de me deparar com o câncer de tireoide, era totalmente leiga no assunto, então procurei buscar bastante informações sobre o assunto e aqui encontrei diversas delas.
  • Instituto Oncoguia - Você tem alguma sugestão a nos dar? Luziana - Apenas parabeniza-los pelo ótimo trabalho da página.
  • Instituto Oncoguia - O que você acha que deveria ser feito para melhorar a situação do câncer no Brasil? Deixe um recado para os políticos brasileiros! Luziana - Que o investimento em saúde seja prioridade. É vergonhoso ver tanto dinheiro sendo investido de forma errada, sendo que o tratamento tardio do câncer, leva milhares de pessoas a morte todos os dias no Brasil, sendo que com um investimento melhor em saúde muitas poderiam ser evitadas. Saúde e educação é essencial para uma população desenvolvida. Uma população bem informada, bem direcionada.. não permitiria uma saúde desse nível em um país desse porte.
Multimídia

Acesse a galeria do TV Oncoguia e Biblioteca

Folhetos

Diferentes materiais educativos para download

Doações

Faça você também parte desta batalha

Cadastro

Mantenha-se conectado ao nosso trabalho