Espaço do

Paciente


Cadastro rápido

Receba nosso conteúdo por
e-mail

Tudo sobre o câncer

 
Mais Tipos de câncer

Curta nossa página

[Câncer de Mama] Lurana Glória Guimarães

Aprendendo Com Você



Essa entrevista foi preenchida em 28/08/2019

  • Instituto Oncoguia - Quem é você? (idade, profissão, tem filhos, casada, cidade e estado?) Lurana - Tenho 32 anos, atualmente não trabalho, somente faço pós-graduação em Políticas Públicas e Direitos Sociais.
  • Instituto Oncoguia - Como foi que você descobriu que estava com câncer? Lurana - Através de autoexame.
  • Instituto Oncoguia - Qual foi a sua maior preocupação neste momento? Lurana - A cura da doença!
  • Instituto Oncoguia - Você já começou o tratamento? Em que parte do tratamento você se encontra nesse momento? Se já finalizou, conte-nos um pouco sobre como foi enfrentar todos os tratamentos? Lurana - Sim, estou em processo de quimioterapia. Em setembro termino a quimio vermelha e em outubro inicio a branca. Em janeiro devo fazer a cirurgia de retirada da mama e posteriormente início a radioterapia.
  • Instituto Oncoguia - Você sentiu algum efeito colateral diante ao tratamento? Como lidou com isso? O que te ajudou? Lurana - Sim, enjoo, queda de cabelo e fraqueza. Os enjoos resolvo com medicamentos receitados pela minha médica. Com a queda de cabelo ainda estou tentando me acostumar.
  • Instituto Oncoguia - Como foi/é a sua relação com seu médico oncologista? Lurana - Excelente! Muito aberta, inclusive tenho o WhatsApp dela em caso de necessidade. Ela se chama Dra. Amanda Souza Teles e atende na Clínica Oncocentro.
  • Instituto Oncoguia - Você se relacionou com outros profissionais? Se sim, quais e por quê? Lurana - Sim, psicólogo, psiquiatra, mastologista, ginecologista, nutricionista, dentista e enfermeiras. Psicólogo - Dr Lucas Silveira Neves (Clínica Mentes Funcionais) - me ajuda a enfrentar o tratamento de forma mais amena. Psiquiatra - Dr Marcelo Freitas Queiroz (Edifício Metropolitan) - além de me auxiliar no enfrentamento do tratamento me acompanha devido a depressão que eu já tinha bem antes do diagnóstico de câncer, inclusive com tratamento medicamentoso. Mastologista - Dr Raphael Bettero (Clínica Oncocentro) - me acompanha em conjunto com a oncologista e a ginecologista, foi quem me solicitou a biópsia que diagnosticou o câncer e fará a cirurgia depois que eu encerrar a quimioterapia. Ginecologista - Dra Lia Carolina Kretly (Clínica Santa Clara) - mais que profissional uma grande amiga, foi ela quem solicitou a mamografia quando suspeitei do tumor através de autoexame e me encaminhou para o mastologista. Nutricionista - Dra Verônica Lima (Clínica Oncocentro) - me orientou a me alimentar corretamente durante o tratamento. Dentista - Dra Mariana Guerra (Clínica Perfectto) - me encaminhou para tratamento de canal antes de iniciar as quimioterapias. Enfermeiras- Enf. Karla e equipe (Clínica Oncocentro) - me auxiliam, examinam e orientam antes de todas as consultas na clínica e também durantes as quimioterapias.
  • Instituto Oncoguia - Você fez ou faz acompanhamento psicológico? Se sim, conte-nos um pouco sobre a importância desse profissional nessa fase da sua vida. Lurana - Sim, meu psicólogo tem sido fundamental para me auxiliar nesse processo!
  • Instituto Oncoguia - Como está a sua vida hoje? Lurana - Está bem, na medida do possível, com algumas restrições. Evito, por exemplo, passar a madrugada fora de casa que era algo que eu fazia com certa frequência antes!
  • Instituto Oncoguia - Você continua trabalhando ou parou por causa do câncer? Lurana - Eu havia sido demitida 2 semanas antes do diagnóstico pois tinha pretensão de me mudar de cidade, mas tive que adiar meus planos para me dedicar ao tratamento.
  • Instituto Oncoguia - Você buscou seus direitos? Se sim, quais? Lurana - Sim, seguro de vida (que eu pago há quase 10 anos no Banco do Brasil) e auxílio doença no INSS.
  • Instituto Oncoguia - Quais são seus projetos para o futuro? Lurana - Terminar minha pós-graduação.
  • Instituto Oncoguia - Que orientações você daria para alguém que está recebendo o diagnóstico de câncer hoje? Lurana - Que tenha fé e fique firme, confie em Deus e na equipe médica e acima de tudo confie em si mesmo para lidar com a situação da melhor forma possível.
  • Instituto Oncoguia - Como você conheceu o Oncoguia? Lurana - Indicação do meu mastologista, Dr Raphael Bettero.
  • Instituto Oncoguia - O que você acha que deveria ser feito para melhorar a situação do câncer no Brasil? Deixe um recado para os políticos brasileiros! Lurana - Que ao invés de cortar investimentos aumentem-os para que as pesquisar desenvolvidas para melhorar os tratamentos dos pacientes com câncer para que os mesmos tenham cada vez maior eficácia com menos efeitos colaterais possíveis.


A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2020 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Desenvolvido por Lookmysite Interactive