Espaço do

Paciente


Cadastro rápido

Receba nosso conteúdo por
e-mail

Tudo sobre o câncer

 
Mais Tipos de câncer

Curta nossa página

Apoio
Roche Norvatis Varian Bristol Lilly Amgen Pfizer Astrazeneca Bayer Janssen Msd Google grants Techsoup Lookmysite Ipsen Servier UICC Merck Abbvie Mundipharma United Medical Takeda Astellas

[Câncer de Mama] Lurana Glória Guimarães

Aprendendo Com Você



Essa entrevista foi preenchida em 28/08/2019

  • Instituto Oncoguia - Quem é você? (idade, profissão, tem filhos, casada, cidade e estado?) Lurana - Tenho 32 anos, atualmente não trabalho, somente faço pós-graduação em Políticas Públicas e Direitos Sociais.
  • Instituto Oncoguia - Como foi que você descobriu que estava com câncer? Lurana - Através de autoexame.
  • Instituto Oncoguia - Qual foi a sua maior preocupação neste momento? Lurana - A cura da doença!
  • Instituto Oncoguia - Você já começou o tratamento? Em que parte do tratamento você se encontra nesse momento? Se já finalizou, conte-nos um pouco sobre como foi enfrentar todos os tratamentos? Lurana - Sim, estou em processo de quimioterapia. Em setembro termino a quimio vermelha e em outubro inicio a branca. Em janeiro devo fazer a cirurgia de retirada da mama e posteriormente início a radioterapia.
  • Instituto Oncoguia - Você sentiu algum efeito colateral diante ao tratamento? Como lidou com isso? O que te ajudou? Lurana - Sim, enjoo, queda de cabelo e fraqueza. Os enjoos resolvo com medicamentos receitados pela minha médica. Com a queda de cabelo ainda estou tentando me acostumar.
  • Instituto Oncoguia - Como foi/é a sua relação com seu médico oncologista? Lurana - Excelente! Muito aberta, inclusive tenho o WhatsApp dela em caso de necessidade. Ela se chama Dra. Amanda Souza Teles e atende na Clínica Oncocentro.
  • Instituto Oncoguia - Você se relacionou com outros profissionais? Se sim, quais e por quê? Lurana - Sim, psicólogo, psiquiatra, mastologista, ginecologista, nutricionista, dentista e enfermeiras. Psicólogo - Dr Lucas Silveira Neves (Clínica Mentes Funcionais) - me ajuda a enfrentar o tratamento de forma mais amena. Psiquiatra - Dr Marcelo Freitas Queiroz (Edifício Metropolitan) - além de me auxiliar no enfrentamento do tratamento me acompanha devido a depressão que eu já tinha bem antes do diagnóstico de câncer, inclusive com tratamento medicamentoso. Mastologista - Dr Raphael Bettero (Clínica Oncocentro) - me acompanha em conjunto com a oncologista e a ginecologista, foi quem me solicitou a biópsia que diagnosticou o câncer e fará a cirurgia depois que eu encerrar a quimioterapia. Ginecologista - Dra Lia Carolina Kretly (Clínica Santa Clara) - mais que profissional uma grande amiga, foi ela quem solicitou a mamografia quando suspeitei do tumor através de autoexame e me encaminhou para o mastologista. Nutricionista - Dra Verônica Lima (Clínica Oncocentro) - me orientou a me alimentar corretamente durante o tratamento. Dentista - Dra Mariana Guerra (Clínica Perfectto) - me encaminhou para tratamento de canal antes de iniciar as quimioterapias. Enfermeiras- Enf. Karla e equipe (Clínica Oncocentro) - me auxiliam, examinam e orientam antes de todas as consultas na clínica e também durantes as quimioterapias.
  • Instituto Oncoguia - Você fez ou faz acompanhamento psicológico? Se sim, conte-nos um pouco sobre a importância desse profissional nessa fase da sua vida. Lurana - Sim, meu psicólogo tem sido fundamental para me auxiliar nesse processo!
  • Instituto Oncoguia - Como está a sua vida hoje? Lurana - Está bem, na medida do possível, com algumas restrições. Evito, por exemplo, passar a madrugada fora de casa que era algo que eu fazia com certa frequência antes!
  • Instituto Oncoguia - Você continua trabalhando ou parou por causa do câncer? Lurana - Eu havia sido demitida 2 semanas antes do diagnóstico pois tinha pretensão de me mudar de cidade, mas tive que adiar meus planos para me dedicar ao tratamento.
  • Instituto Oncoguia - Você buscou seus direitos? Se sim, quais? Lurana - Sim, seguro de vida (que eu pago há quase 10 anos no Banco do Brasil) e auxílio doença no INSS.
  • Instituto Oncoguia - Quais são seus projetos para o futuro? Lurana - Terminar minha pós-graduação.
  • Instituto Oncoguia - Que orientações você daria para alguém que está recebendo o diagnóstico de câncer hoje? Lurana - Que tenha fé e fique firme, confie em Deus e na equipe médica e acima de tudo confie em si mesmo para lidar com a situação da melhor forma possível.
  • Instituto Oncoguia - Como você conheceu o Oncoguia? Lurana - Indicação do meu mastologista, Dr Raphael Bettero.
  • Instituto Oncoguia - O que você acha que deveria ser feito para melhorar a situação do câncer no Brasil? Deixe um recado para os políticos brasileiros! Lurana - Que ao invés de cortar investimentos aumentem-os para que as pesquisar desenvolvidas para melhorar os tratamentos dos pacientes com câncer para que os mesmos tenham cada vez maior eficácia com menos efeitos colaterais possíveis.


A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2020 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Desenvolvido por Lookmysite Interactive