[] [LINFOMA NÃO HODGKIN] Helen Rodrigues

Aprendendo com Você
  • Instituto Oncoguia - Você poderia se apresentar?

    Helen Rodrigues - Meu Nome é Helen Cristina Alves Rodrigues, tenho 25 anos, sou de São Paulo Capital, casada, 2 Filhos (Higor de 3 anos e Pedro de 1 ano). Adoro cantar.
     
    Instituto Oncoguia - Qual seu tipo de câncer?
     
    Helen Rodrigues - Meu tipo de câncer é o Linfoma não Hodgkin difuso de grandes células B.
     
    Instituto Oncoguia - Como foi que você descobriu que estava com câncer?
     
    Helen Rodrigues - Bom, em abril de 2013 foi o nascimento do meu 2º filho, o Pedro, foi  tudo bem na gravidez e durante o parto, mas depois de alguns dias comecei a sentir dores do lado esquerdo do peito, fui várias vezes ao hospital e me diziam que era dor muscular, as dores começaram em junho, no mês de setembro comecei a piorar e finalmente depois de um Raio-X viram que eu estava com o pulmão esquerdo cheio de água. Fiquei internada, drenei  1.200 ml de líquido e quando saiu o resultado me diagnosticaram com tuberculose pleural. Fiquei 40 dias tratando de uma tuberculose que não existia!

    Como as dores no peito não passavam, resolvi ir no Hospital Emilio Ribas, onde fizeram uma tomografia e viram que eu tinha uma massa bem extensa no pulmão, me encaminharam para o HC e de lá me encaminharam para o ICESP.

    A princípio achavam que meu tumor era no pulmão e que se tratava de um carcinoma, comecei a passar com a equipe da cirurgia de tórax que foram muito atenciosos e me disseram que se fosse um tumor no pulmão teria que passar por uma cirurgia bem complicada, já que o tumor era enorme.

    Finalmente saíram os exames e o resultado da biópsia deu Linfoma não Hodgkin difuso de grandes células B, com um tumor de 21 cm localizado no meu mediastino.
     
    Instituto Oncoguia - Como você ficou quando recebeu o diagnóstico?
     
    Helen Rodrigues - Desde o início quando fui diagnosticada com TB, sabia que tinha algo errado e que se tratava de algo mais grave, mas não imaginava que fosse câncer. Quando fiquei sabendo que tinha câncer fique bem triste e apreensiva, não sabia o que aconteceria e, como perdi uma irmã com câncer na cabeça há 13 anos, pensei que também fosse morrer.
     
    Instituto Oncoguia - Qual foi a sua maior preocupação neste momento?
     
    Helen Rodrigues - Minha maior preocupação foram meus filhos e meu marido, por não saber o que aconteceria comigo e principalmente por meus filhos serem bem pequenos, e minha mãe e meu pai, pois já haviam passado por uma perda de câncer (minha irmã).
     
    Instituto Oncoguia - O que aconteceu depois disso?
     
    Helen Rodrigues - Bom eu tinha 2 alternativas, me frustrar contra tudo e todos e entrar em depressão ou lutar para viver, e eu escolhi viver, coloquei Deus na frente e me agarrei com toda força em minha pequena fé e comecei a luta pela vida!
     
    Instituto Oncoguia - Você já começou o tratamento?
     
    Helen Rodrigues - Sim, comecei o tratamento em janeiro 2014, terei que fazer 8 ciclos de quimioterapia com intervalo de 21 dias. Acabei o 6º ciclo esta semana, agora faltam 2 ciclos de quimio mais a radioterapia.
     
    Instituto Oncoguia - Em sua opinião, qual é o tratamento mais difícil?  
     
    Helen Rodrigues - Como ainda não  fiz outro tipo de tratamento até o momento, a quimioterapia ainda é a pior. São muitos medicamentos, eu tomo rituximabe, ciclofosfamida, doxorrubicina, vincristina, etoposídio, essas medicações são só as quimioterapias, ainda tem as medicações de preparo como antialérgico, remédio para enjoo, e para dor e nessa brincadeira passo quase 8 horas tomando químio no primeiro dia do ciclo, nos outros dois dias só tomo só uma medicação, o etoposídio, aí é um pouco mais rápido.
     
    Instituto Oncoguia - Você teve efeitos colaterais?
     
    Helen Rodrigues - Sim, tive a alopecia (perda de cabelos), enjoos e vômitos e algumas feridas na boca. Pra mim os piores são os enjoos que acabam sendo mais constantes, mas é só tomar medicação que melhora bastante.
     
    Instituto Oncoguia - Como foi a relação com o seu médico?
     
    Helen Rodrigues - Foi muito boa e positiva, ele me incentivou muito, disse que eu ia passar por uma fase difícil, mas sempre foi muito otimista e dizia que eu ia ficar boa, e isso ajudou muito.
     
    Instituto Oncoguia - Com que outro profissional você se relacionou? 
     
    Helen Rodrigues - Além do hematologista (que é meu médico atual) passei pela cirurgia de tórax, pois tinha tido um derrame pleural que me causou algumas complicações durante o tratamento, tive pneumonia e coloquei um dreno para tirar o restante de líquido que ficou e ainda tenho um pouquinho de líquido no pulmão e talvez precise fazer uma pequena cirurgia para retirar tudo pois o dreno não alcança o lugar onde a água está.
     
    Instituto Oncoguia - Você fez acompanhamento psicológico?
     
    Helen Rodrigues - Fiz e ainda continuo fazendo e acho ótimo, ajuda muito.
     
    Instituto Oncoguia - E com nutricionista?
     
    Helen Rodrigues - Também passei com a nutricionista pois perdi mais de 20 kg, peguei algumas instruções de como me alimentar melhor e pronto.
     
    Instituto Oncoguia - Você está em tratamento ou já finalizou?
     
    Helen Rodrigues - Ainda estou em tratamento, faltam  2 ciclos de quimioterapia e a radioterapia pra finalizar.
     
    Instituto Oncoguia - Como está a sua vida hoje? 
     
    Helen Rodrigues - Minha vida está bem melhor do que há 5 meses, graças a Deus estou respondendo bem ao tratamento e tenho planos em voltar a fazer minhas coisas em breve.
     
    Instituto Oncoguia - Conte-nos sobre seu trabalho e planos para o futuro.
     
    Helen Rodrigues - No momento estou sem trabalhar, estou recebendo auxílio doença, mas vou voltar a estudar agora no 2 º semestre, vou cursar ciências biológicas.
     
    Instituto Oncoguia - Que orientações você daria para alguém que está recebendo o diagnóstico de câncer hoje?
     
    Helen Rodrigues - Primeiro lembre que a sua vida não acabou e que hoje o tratamento para o câncer já está bem avançado, coloque Deus na frente e encare o problema de frente, não se esconda dele, é pior, pense sempre que é melhor lutar do que fracassar sem ter lutado.

    Instituto Oncoguia - Qual a importância da informação durante o tratamento de um câncer?
     
    Helen Rodrigues - É  extremamente importante se informar, conhecer seu tipo de câncer, saber quais são os prognósticos para ele, isso ajuda muito.
     
    Instituto Oncoguia - Você buscou se informar? 
     
    Helen Rodrigues - Busquei muito na internet e encontrei vários sites que falavam sobre o assunto, isso ajudou bastante. Também tirava todas as minhas dúvidas com meu médico, que sempre me deu respostas concretas e diretas.
     
    Instituto Oncoguia - Como você conheceu o Oncoguia?  
     
    Helen Rodrigues - Conheci através da internet, nas minhas buscas por respostas e até ganhei um lenço do Instituto Oncoguia!
     
    Instituto Oncoguia - Você tem alguma sugestão a nos dar?
     
    Helen Rodrigues - No momento não, mas se surgir com certeza entrarei em contato!
     
    Instituto Oncoguia - Você sabia que possuímos um trabalho focado na melhoria da situação do Câncer no Brasil? Estamos sempre em contato com políticos e gestores que podem ajudar a melhorar as políticas públicas brasileiras relacionadas ao câncer. Se você fosse mandar um recado para um político, o que você gostaria que mudasse ou melhorasse considerando tudo o que você passou? 
     
    Helen Rodrigues - Considerando o que passei, acho que os médicos deveriam ser mais preparados pra diagnosticar o câncer, eles nunca pensam nesta doença, deixam ela em último plano como foi no meu caso, o meu diagnóstico foi super demorado, além de ter ficado 40 dias tomando medicamento pra tuberculose. Os políticos também deviam se voltar mais para os hospital, nós pacientes com câncer precisamos de mais hospitais especializados, não são muitos e eles poderiam investir muito mais nisso, acabaria com as filas de espera e salvaria muitas vidas.
Multimídia

Acesse a galeria do TV Oncoguia e Biblioteca

Folhetos

Diferentes materiais educativos para download

Doações

Faça você também parte desta batalha

Cadastro

Mantenha-se conectado ao nosso trabalho