[] [LEUCEMIA] André Lucas De Carvalho

Aprendendo com Você
  • Instituto Oncoguia - Você poderia se apresentar? André Lucas

    André Lucas de Carvalho - Olá, amigos do Oncoguia. Sou André Lucas de Carvalho, tenho 25 anos, sou da cidade sul mineira Carmo da Cachoeira e tenho alguns prazeres na vida (aliás, tenho muita sede de viver!): amo cantar e já participei de várias práticas musicais; tenho o prazer de falar sobre vida, tanto que em 2014 palestrei sobre a Prevenção à saúde, dentro do projeto que realizo desde 2013, Diário de um vitorioso.

    Instituto Oncoguia - Qual seu tipo de câncer?

    André Lucas de Carvalho - Em 2004, fui acometido com Leucemia. Não precisei transplantar, mas foram inúmeras transfusões e sessões de quimioterapia. Em 2008, encerrei minha etapa medicamentosa e hoje vivo uma vida saudável, com atenção dobrada na qualidade de vida.

    Instituto Oncoguia - Como foi que você descobriu que estava com câncer?

    André Lucas de Carvalho - Era muito jovem quando os sintomas leucêmicos começaram a aparecer. O primeiro de vários sintomas foi a aparição manchas vermelhas pelo corpo e sangramento na gengiva. Logo, tonturas, dores intermináveis de cabeça, gripe recorrente, pneumonia e paralisia facial. Assim, uma freira da cidade desconfiou, se juntou com uma médica e me encaminhou para uma cidade vizinha, onde fui atendido por uma oncologista/hematologista que logo diagnosticou a doença.

    Instituto Oncoguia - Como você ficou quando recebeu o diagnóstico? O que sentiu?

    André Lucas de Carvalho - Meus pés perderam o chão e eu não conseguia pensar em nada. Minha família, à princípio, achou que eu viveria chorando e não teria forças para receber a notícias e dar procedência no tratamento. Ao contrário, deixei o ‘choro’ de lado e fui atrás da cura. Me sujeitei a todo e qualquer meio que ocorresse durante o tratamento. A fé e o amor de minha família foram essenciais para essa vitória e força.

    Instituto Oncoguia - Qual foi a sua maior preocupação neste momento?

    André Lucas de Carvalho - A única e maior preocupação, sinceramente, foi não poder ir à escola, ver meus amigos e não ter minha juventude de volta, interrompida por essa doença tão invasiva.

    Instituto Oncoguia - O que aconteceu depois disso?

    André Lucas de Carvalho -
    Minha mãe, a pessoa que mais esteve comigo neste tempo passava muita segurança nesta fase. Meus amigos também estiveram presentes. Estudei quando pude, comecei a cantar nesta fase e busquei viver com tranquilidade.

    Instituto Oncoguia - Você já começou o tratamento?

    André Lucas de Carvalho -
    O tratamento começou em 2004 e terminou em 2008. Logo, entrei em remissão e hoje estou curado. Naquela época, após o início do tratamento, passei por uma imensa etapa de "paciência”! Digo isso por que a espera pela vitória era grande e a vontade de viver falava ainda mais alto. Desesperei algumas vezes, mas valeu a pena me sujeitar a tudo isso. Venci essa etapa.

    Instituto Oncoguia - Em sua opinião, qual é o tratamento mais difícil? Por quê?

    André Lucas de Carvalho -
    A quimioterapia. Ela deixa o paciente vulnerável e acima de tudo, fragilizado não somente física, mas psicologicamente também.

    Instituto Oncoguia - Você teve efeitos colaterais? Qual o pior?

    André Lucas de Carvalho -
    Sinceramente, embora não tenha tido tantas reações quimioterápicas, exceto uma pelo efeito alérgico ao medicamento, creio que tive um tratamento tranquilo. Essa única reação se deu quando estava na ala quimioterápica, com medicamentos intravenosos, fechou minha glote, fazendo ter uma reação quase fatal. Hoje, digo que pela ação Divina e competência dos profissionais presentes, me recuperei logo e não tive mais nenhum outro contratempo.

    Instituto Oncoguia - Como foi a relação com o seu médico?

    André Lucas de Carvalho -
    Dr. Dirceu é e sempre será um grande profissional. Muitas vezes sentia nele um grande pai e amigo. Me tranquilizava e ainda deixava claro tudo o que eu quisesse saber. Logo veio o dr. Fabian Camargo que, em sua singeleza, tornava o final do tratamento ainda mais especial, no sentido de ‘André, você venceu!’

    Instituto Oncoguia - Com que outro profissional você se relacionou?

    André Lucas de Carvalho -
    Sem distinção, tenho um carinho enorme pelas enfermeiras e profissionais da área que passaram por mim e deixaram suas marcas.

    Instituto Oncoguia - Você fez acompanhamento psicológico?
    André Lucas de Carvalho - Não houve necessidade.

    Instituto Oncoguia - E com nutricionista?
    André Lucas de Carvalho - Quando internado, sim. Mas, logo que sai do Hospital, não houve necessidade.

    Instituto Oncoguia - Você está em tratamento ou já finalizou?
    André Lucas de Carvalho - Como dito acima, finalizei meu tratamento em 2008.

    Instituto Oncoguia - Como está a sua vida hoje?
    André Lucas_Livro

    André Lucas de Carvalho -
    Vivo de forma tranquila e hoje, estou finalizando minha graduação em História, já leciono e acabei de lançar o livro Diário de um vitorioso. Relato minhas experiências e dedico meu carinho e gratidão a todos que fizeram dessa vitória, algo real. É uma autobiografia muito elogiada pelas centenas de leitores que já leram estas páginas, com misturas textuais e poéticas.

    Instituto Oncoguia - Conte-nos sobre seu trabalho e planos para o futuro.


    André Lucas de Carvalho -
    Canto, estudo e trabalho.
    Me mantenho, lecionando. Estou nas salas de aula há dois anos, tenho uma facilidade em me expressar, embora seja um desafio ter várias turmas, gosto do que faço, já idealizei dois projetos pedagógicos, nas duas escolas que já passei e, embora não tenha planos convictos para o futuro, procuro viver com o meu tripé: Fé em Deus, amor pela família e competência no trabalho.

    Instituto Oncoguia - Que orientações você daria para alguém que está recebendo o diagnóstico de câncer hoje?

    André Lucas de Carvalho -
    Levantemos nossos braços ao céu e busquemos, a cada manhã, do Deus amoroso que nos rodeia, nossas súplicas, acompanhadas de gratidão por tudo temos e somos: O Dom de viver a cada manhã, de conviver com as pessoas e além de tudo, perceber a necessidade de fazer a diferença para não se tornar um ser vegetante! Força e Fé!

    Instituto Oncoguia - Qual a importância da informação durante o tratamento de um câncer?

    André Lucas de Carvalho -
    Sempre busquei todas as informações de tudo que vivi e hoje, digo a quem passa pelo tratamento oncológico que, acima de tudo, foco é a palavra certa para quem quer ter uma trajetória tranquila. Não fiquem receosos e sempre confiem na palavra do profissional que cuida de vocês!

    Instituto Oncoguia - Você buscou se informar? De que maneira?

    André Lucas de Carvalho -
    As informações foram obtidas pelo médico, após vários momentos de dúvida!

    Instituto Oncoguia - Como você conheceu o Oncoguia?

    André Lucas de Carvalho -
    Conheci a Oncoguia pelas redes sociais e busquei mais informações sobre este projeto.

    Instituto Oncoguia - Você tem alguma sugestão a nos dar?

    André Lucas de Carvalho -
    Não há sugestões. Mas se há necessidade, digo que quero partilhar o meu livro com todos aqueles que tiverem passando pelo tratamento são relatos que podem trazer esperança a todos.

    Instituto Oncoguia - Você sabia que possuímos um trabalho focado na melhoria da situação do Câncer no Brasil?
    André Lucas de Carvalho - Sabia. Busquei informações pelo mundo virtual.

    Instituto Oncoguia - Estamos sempre em contato com políticos e gestores que podem ajudar a melhorar as políticas públicas brasileiras relacionadas ao câncer. Se você fosse mandar um recado para um político, o que você gostaria que mudasse ou melhorasse considerando tudo o que você passou?

    André Lucas de Carvalho - Meu recado é claro e objetivo. O câncer só se torna importante quando entra em nossas casas. Então, gostaria de pedir uma agilidade na fila de espera pelo transplante de Medula Óssea, sobretudo ainda mais seriedade nossas políticas e processos de seleção aos futuros transplantadores. Perdi uma pessoa no ano anterior e hoje, com muita tristeza, digo que houve falha na fila de espera pela lentidão dos que seriam e serão beneficiados com a Medula. São vidas que dependem de outras pessoas. Que haja um ‘refinamento’ deste processo, sobretudo seja incentivado o cadastro e consequente doação de Medula Óssea.
Multimídia

Acesse a galeria do TV Oncoguia e Biblioteca

Folhetos

Diferentes materiais educativos para download

Doações

Faça você também parte desta batalha

Cadastro

Mantenha-se conectado ao nosso trabalho