[Câncer de Mama] Laura Leite

Aprendendo com Você
Laura Leite
  • Instituto Oncoguia - Quem é você? (idade, profissão, tem filhos, casada, cidade e estado?) Laura - Tenho 48 anos, sou casada, três filhos e sou empresária e coach.
  • Instituto Oncoguia - Como foi que você descobriu que estava com câncer? Laura - Bem, um dia eu estava dormindo e meu cachorrinho veio fazer festa como faz todas as manhãs comigo.Quando ele pulou no meu seio, aquilo ficou dolorido e passado acho que um dois dias percebi que tinha um nodulo e que não era pequeno.
  • Instituto Oncoguia - Você apresentou sinais e sintomas do câncer? Quais? Laura - Realmente só o nodulo que apareceu sob a pele na mama direita.
  • Instituto Oncoguia - Quais dificuldades você enfrentou para fechar o seu diagnóstico? Laura - Não tive dificuldades, após perceber o nodulo, procurei meu ginecologista que era meu médico por mais de 25 anos. Ele pediu exames de mamografia, me encaminhou à outro médico que me pediu biopsia e foi confirmado o câncer.
  • Instituto Oncoguia - Como você ficou quando recebeu o diagnóstico? O que sentiu? No que pensou? Laura - Fiquei arrasada, sinceramente eu achei que iria morrer, o diagnostico veio no inicio de dezembro de 2012, mas logo depois começou uma fase como negação da doença, pensamentos tipo, eles erraram o diagnostico, isso é uma mastite, negação total da doença, comecei a pesquisa na internet se poderia haver erro, foi bem horrível esse período.
  • Instituto Oncoguia - Qual foi a sua maior preocupação neste momento? Laura - Minha maior preocupação primeiro foi esperar meu filho mais novo que ainda estava na escola na época terminar as provas de final de ano para contar para eles, então eu e meu marido guardamos por uma semana e meia essa noticia. Depois minha maior preocupação foi morrer e deixar meu marido e filhos, fiquei imaginando a dor que seria para eles, porque somos uma família muito unida e feliz. E também tive muito medo de morrer e ser esquecida, esse pensamento me rondou por muito tempo, morrer e ser esquecida.
  • Instituto Oncoguia - Você já começou o tratamento? Em que parte do tratamento você se encontra nesse momento? Se já finalizou, conte-nos um pouco sobre como foi enfrentar todos os tratamentos? Laura - Graças a Deus já terminei meu tratamento. Minha primeira sessão de quimioterapia começou em janeiro de 2013, primeiro fiz a quimio para depois fazer a cirurgia, foram seis sessões de quimioterapia, terminaram em maio, no final de junho fiz a cirurgia, mastectomia total e esvaziamento de axila. o material foi enviado para biopsia e não havia mais nenhuma célula cancerígena, o tumor havia desaparecido. Para mim foi um milagre de Deus. Depois comecei as sessões de radioterapia, fazia todos os dias, não me recordo quantas sessões foram, mas acho que entre 25 e 30 sessões.
  • Instituto Oncoguia - Em sua opinião, qual é o tratamento mais difícil? Por quê? Laura - O pior tratamento para mim foi a quimioterapia, porque ficamos bem debilitados.
  • Instituto Oncoguia - Você sentiu algum efeito colateral diante ao tratamento? Como lidou com isso? O que te ajudou? Laura - Sim tive um pouco de enjoo, não muito pois o medico me indicou um medicamento para enjoo muito bom. Após cada quimio minha boca toda arrebentava em aftas, não conseguia beber agua por quase uns 5 dias( aí na terceira sessão desenvolvi um método, que era colocar gelo no copo quando tinha uns dois dedos de agua descongelada eu bebia, pq aí estava muito gelada, e parecia que adormecia minha língua, meu paladar, assim conseguia beber a agua, porque com a quimio a agua tinha para mim um gosto horrível, sucos tinham gosto horrível, bebia melhor agua de coco . Após cada quimio um dente meu inflamava aí tinha que tomar antibiótico, tive também prisão de ventre e diarreia.
  • Instituto Oncoguia - Como foi/é a sua relação com seu médico oncologista? Laura - Meu médico oncologista é um anjo em minha vida, muito atencioso, gentil, humano.
  • Instituto Oncoguia - Você se relacionou com outros profissionais? Se sim, quais e por quê? Laura - Durante o tratamento, tinha meu medico e os profissionais da clinica na qual fui atendida, nutricionista, psicóloga, enfermeiros.
  • Instituto Oncoguia - Você fez ou faz acompanhamento psicológico? Se sim, conte-nos um pouco sobre a importância desse profissional nessa fase da sua vida. Laura - A clinica me ofereceu acompanhamento psicológico, estive em uma sessão com a psicóloga somente, acho muito importante esse tipo de acompanhamento para quem está neste processo, mas não fiz mais sessões não senti necessidade, sou católica, então quando melhorava das sessões de quimio ia a missa todos os dias, isso me confortava a alma e me dava esperança, preferi me apegar a Deus. Mas repito que acho o acompanhamento muito importante.
  • Instituto Oncoguia - Como está a sua vida hoje? Laura - Graças a Deus minha vida está ótima. Como dizem que o não te mata te fortalece, hoje vivo menos estressada, porque levo a vida de uma forma mais leve, fujo de problemas, de pessoas problemáticas ou que me fazem me sentir mal, procuro ver o lado bom da vida. Sou agradecida a Deus porque me concedeu o dom da vida. Agora só felicidade!
  • Instituto Oncoguia - Você continua trabalhando ou parou por causa do câncer? Laura - Sou empresária trabalho com meu marido, mas durante o tratamento não trabalhei porque me sentia muito mal, indisposta, me sentia mal com as sessões de quimio, com as de rádio nem tanto, fiquei uns 11 meses sem trabalhar. Mas assim que acabaram as sessões de rádio em alguns dias voltei ao trabalho.
  • Instituto Oncoguia - Você buscou seus direitos? Se sim, quais? Laura - Não.
  • Instituto Oncoguia - Quais são seus projetos para o futuro? Laura - Meu projeto para o futuro é ser feliz e viver muito, trabalhar, curtir minha família, viajar bastante!
  • Instituto Oncoguia - Que orientações você daria para alguém que está recebendo o diagnóstico de câncer hoje? Laura - A orientação que dou é corram e comecem o tratamento logo, porque quanto mais rápidos formos, mais chances temos. E também que durante o tratamento comam coisas naturais, mais frutas, verduras, legumes e menos das outras coisas. Que tenham muita fé.
  • Instituto Oncoguia - Como você conheceu o Oncoguia? Laura - Conheci pelo facebook.
  • Instituto Oncoguia - Você tem alguma sugestão a nos dar? Laura - No momento não sei, gosto muito do trabalho de vocês. Mas acho que mostrar que a alimentação mais natural é fundamental no tratamento é importante.
  • Instituto Oncoguia - O que você acha que deveria ser feito para melhorar a situação do câncer no Brasil? Deixe um recado para os políticos brasileiros! Laura - E preciso que o paciente que tem câncer tenha prioridade porque é uma doença rápida, os exames deveriam ser feitos com muita agilidade e o começo do tratamento a mesma coisa, e que também os pacientes com câncer pudessem ter acesso aos melhores medicamentos.
Multimídia

Acesse a galeria do TV Oncoguia e Biblioteca

Folhetos

Diferentes materiais educativos para download

Doações

Faça você também parte desta batalha

Cadastro

Mantenha-se conectado ao nosso trabalho