Espaço do

Paciente


Cadastro rápido

Receba nosso conteúdo por
e-mail

Tudo sobre o câncer

 
Mais Tipos de câncer

Curta nossa página

Apoio

[Câncer de Mama] Jussamara Lorena Dias

Aprendendo Com Você



Essa entrevista foi preenchida em 14/09/2017

Jussamara Lorena Dias
  • Instituto Oncoguia - Quem é você? (idade, profissão, tem filhos, casada, cidade e estado?) Jussamara - Me chamo Jussamara, tenho 41 anos, casada, sem filhos, moro em Soledade RS, sou corretora de imóveis.
  • Instituto Oncoguia - Como foi que você descobriu que estava com câncer? Jussamara - Foi no auto exame das mamas.
  • Instituto Oncoguia - Você apresentou sinais e sintomas do câncer? Quais? Jussamara - Senti um nódulo sólido na parte superior da mama esquerda.
  • Instituto Oncoguia - Quais dificuldades você enfrentou para fechar o seu diagnóstico? Jussamara - A demora na entrega da biópsia.
  • Instituto Oncoguia - Como você ficou quando recebeu o diagnóstico? O que sentiu? No que pensou? Jussamara - Eu fiquei contestando a médica, que aquele exame não era meu, pois não fumo, não bebo, faço atividade física, como saudável e não tenho histórico de câncer familiar. Senti medo da morte, só pensava como iria dar a notícia para minha amada mãe que é cardíaca.
  • Instituto Oncoguia - Qual foi a sua maior preocupação neste momento? Jussamara - Em fazer a cirurgia imediatamente para remover o tumor da mama. E para minha surpresa, o protocolo iniciou pela quimioterapia.
  • Instituto Oncoguia - Você já começou o tratamento? Em que parte do tratamento você se encontra nesse momento? Se já finalizou, conte-nos um pouco sobre como foi enfrentar todos os tratamentos? Jussamara - Sim, já iniciei o tratamento quimioterápico, ciclo de 4 vermelhas e 12 brancas, já fiz 2 vermelhas. Estou enfrentando o tratamento quimioterápico com muita disposição e positividade. Chamo de "gotinhas da cura."
  • Instituto Oncoguia - Em sua opinião, qual é o tratamento mais difícil? Por quê? Jussamara - Ainda não posso responder essa pergunta em sua totalidade.
  • Instituto Oncoguia - Você sentiu algum efeito colateral diante ao tratamento? Como lidou com isso? O que te ajudou? Jussamara - A quimioterapia vermelha é de efeitos colaterais muito desconfortáveis, estou lidando da melhor forma possível. A alimentação saudável, chás, frutas, tem me ajudado muito.
  • Instituto Oncoguia - Como foi/é a sua relação com seu médico oncologista? Jussamara - A primeira consulta eu estava em estado de choque, literalmente anestesiada, ele foi incrível, me passou um confiança extraordinária. Já me sinto curada, antes mesmo de finalizar todo o tratamento.
  • Instituto Oncoguia - Você se relacionou com outros profissionais? Se sim, quais e por quê? Jussamara - Sim, porquê achei necessário um acompanhamento de terapia.
  • Instituto Oncoguia - Você fez ou faz acompanhamento psicológico? Se sim, conte-nos um pouco sobre a importância desse profissional nessa fase da sua vida. Jussamara - Faço. Este profissional tem me ajudou muito a enfrentar as adversidades e os preconceitos diários que o paciente oncológico sofre.
  • Instituto Oncoguia - Como está a sua vida hoje? Jussamara - Estou, na medida do possível vivendo de uma forma tranquila e normal.
  • Instituto Oncoguia - Você continua trabalhando ou parou por causa do câncer? Jussamara - Eu parei, principalmente nesta fase da quimioterapia, a qual nos deixa debilitados e pouco produtivos.
  • Instituto Oncoguia - Você buscou seus direitos? Se sim, quais? Jussamara - Sim, auxílio doença junto ao INSS.
  • Instituto Oncoguia - Quais são seus projetos para o futuro? Jussamara - Após estar curada, voltarei a ter um vida mais leve, menos estressante e com maior encantamento por ela.
  • Instituto Oncoguia - Que orientações você daria para alguém que está recebendo o diagnóstico de câncer hoje? Jussamara - Chore, pule, grite, passe a fase do "luto" , após isso, enxugue as lágrimas, sacuda a poeira, e dê a volta por cima.
  • Instituto Oncoguia - Como você conheceu o Oncoguia? Jussamara - Meu oncologista me explicou que era o único site confiável e seguro referente à câncer.
  • Instituto Oncoguia - Você tem alguma sugestão a nos dar? Jussamara - Sugerir aos centros de tratamentos de câncer, grupo de pacientes oncológicos, lá trocamos ideias e experiências, pois aqui em Passo Fundo/RS não existe.
  • Instituto Oncoguia - O que você acha que deveria ser feito para melhorar a situação do câncer no Brasil? Deixe um recado para os políticos brasileiros! Jussamara - Que fosse uma das maiores prioridades na aérea da saúde, que o SUS liberasse todos os tipos de medicações para tratar câncer, e que não as indústrias farmacêuticas e multinacionais, deixassem que evitar a cura dessa enfermidade que dia após dia acomete milhares de pessoas.


A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2019 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Desenvolvido por Lookmysite Interactive