[Câncer de Mama] Julia Ioshico Miada Matugi

Aprendendo com Você
Julia Ioshico Miada Matugi
  • Instituto Oncoguia - Quem é você? (idade, profissão, tem filhos, casada, cidade e estado?) Julia - Tenho 56 anos, casada, tenho um casal de filhos e sou bancária aposentada.
  • Instituto Oncoguia - Como foi que você descobriu que estava com câncer? Julia - Na noite do Natal, ao tomar banho, senti sair uma secreção escura do seio esquerdo.
  • Instituto Oncoguia - Você apresentou sinais e sintomas do câncer? Quais? Julia - Um mês antes achei que estava com um caroço pequeno mas foi feito a mamografia e não foi detectado.
  • Instituto Oncoguia - Quais dificuldades você enfrentou para fechar o seu diagnóstico? Julia - Nenhum.
  • Instituto Oncoguia - Como você ficou quando recebeu o diagnóstico? O que sentiu? No que pensou? Julia - Fiquei chateada pois a 02 anos antes do câncer já tinha feito uma biópsia e tinha dado um tumor benigno. A cada 06 meses fazia acompanhamento...
  • Instituto Oncoguia - Qual foi a sua maior preocupação neste momento? Julia - De como seria o tratamento e se eu iria resistir a esse tratamento desconhecido para mim, pois até aquele momento não tinha ideia de como seria e qual seria a reação do medicamento.
  • Instituto Oncoguia - Você já começou o tratamento? Em que parte do tratamento você se encontra nesse momento? Se já finalizou, conte-nos um pouco sobre como foi enfrentar todos os tratamentos? Julia - Já fazem 10 anos e o meu tratamento foi : 4 ciclos de quimioterapia depois a cirurgia da retirada total da mama esquerda e depois da quimio, 36 sessões de radioterapia. Tive que fazer fisioterapia porque não fui orientada a fazer exercícios e dai sofri consequências terríveis, pois fui em uma clínica que cada dia era uma fisioterapeuta diferente que me atendia e até em um tipo de "forno" me puseram. Como não melhorava, procurei outra clínica que me recuperou depois de 03 meses e depois de 02 anos que o meu oncologista me indicou o REMA que fica na USP de Ribeirão Preto. Até hoje vou 2 ou 3 vezes por semana para a fisioterapia e terapia em grupo. Foi e é o melhor lugar indicado para todas as mulheres com o Câncer de mama. Tive apoio de toda a família e amigos, mas depois com a ajuda do REMA é que me tornei mais forte e me sinto protegida diante dessa nova vida que preciso ter agora.
  • Instituto Oncoguia - Em sua opinião, qual é o tratamento mais difícil? Por quê? Julia - Em si o tratamento não é difícil, mas é perturbador pois demora muito... Quase um ano.
  • Instituto Oncoguia - Você sentiu algum efeito colateral diante ao tratamento? Como lidou com isso? O que te ajudou? Julia - Somente na primeira quimio, pois a ansiedade é demais e tive náuseas e não aguentava o cheiro de comida por uns 03 dias. Na segunda em diante foi normal porque tomava dramin B6 de 6 em 6 horas e passou. Também tive uma psicóloga que me atendia uma vez por semana e para mim foi bom demais....Colocava todo o meu sofrimento para fora.
  • Instituto Oncoguia - Como foi/é a sua relação com seu médico oncologista? Julia - Bom, nada a reclamar.
  • Instituto Oncoguia - Você se relacionou com outros profissionais? Se sim, quais e por quê? Julia - Sim, me relacionei muito com o meu ginecologista. Ele me deu uma força grande pois já tinha tido câncer na próstata e me orientou muito bem. Ele é mais do que um médico para mim, pois frequento o consultório dele à 28 anos e a cada seis meses ele me pede todos os exames que o oncologista não acha necessário, por esse motivo me sinto segura e amparada.
  • Instituto Oncoguia - Você fez ou faz acompanhamento psicológico? Se sim, conte-nos um pouco sobre a importância desse profissional nessa fase da sua vida. Julia - Sim, os psicólogos são de grande importância em minha vida. A família não gosta de ouvir sobre câncer em casa, a gente fica sensível e quando morre alguém no grupo é terrível. Não que a gente não aceite, mas às vezes a realidade me abate e dai corro para o psicólogo.
  • Instituto Oncoguia - Como está a sua vida hoje? Julia - Hoje, graças à DEUS, estou muito bem, faço hidro, natação e fisioterapia. Estou quase terminando o remédio para o câncer e aprendi lidar com as minhas limitações.
  • Instituto Oncoguia - Você continua trabalhando ou parou por causa do câncer? Julia - Continuo a trabalhar em casa com alguma restrições e me aposentei, pois trabalhava em um banco e terminei o meu tempo de serviço.
  • Instituto Oncoguia - Você buscou seus direitos? Se sim, quais? Julia - Sim, passe especial para andar de ônibus e também comprei um carro com isenção de IPVA e com desconto.
  • Instituto Oncoguia - Quais são seus projetos para o futuro? Julia - Quero continuar as minhas atividades físicas e viajar por aí, curtir a família, a vida, os amigos e quem sabe um dia ir no Japão...
  • Instituto Oncoguia - Que orientações você daria para alguém que está recebendo o diagnóstico de câncer hoje? Julia - Não tenha medo! Aceite rapidamente o diagnóstico, procure um psicólogo e uma organização de apoio.
  • Instituto Oncoguia - Como você conheceu o Oncoguia? Julia - Por acaso.
  • Instituto Oncoguia - Você tem alguma sugestão a nos dar? Julia - Que vocês continuem a ser cada dia melhores.
  • Instituto Oncoguia - O que você acha que deveria ser feito para melhorar a situação do câncer no Brasil? Deixe um recado para os políticos brasileiros! Julia - Uma única palavra: Prevenção e mais assistência ao cidadão.
Multimídia

Acesse a galeria do TV Oncoguia e Biblioteca

Folhetos

Diferentes materiais educativos para download

Doações

Faça você também parte desta batalha

Cadastro

Mantenha-se conectado ao nosso trabalho