Espaço do

Paciente


Cadastro rápido

Receba nosso conteúdo por
e-mail

Tudo sobre o câncer

 
Mais Tipos de câncer

Curta nossa página

Apoio
Roche Norvatis Varian Bristol Lilly Amgen Pfizer Astrazeneca Bayer Janssen Msd Google grants Techsoup Lookmysite Ipsen Servier UICC Merck Abbvie Mundipharma United Medical Takeda Astellas

[Câncer de Mama] Joelida Enedina Gomes

Aprendendo Com Você



Essa entrevista foi preenchida em 05/10/2017

  • Instituto Oncoguia - Quem é você? (idade, profissão, tem filhos, casada, cidade e estado?) Joelida - Eu me chamo Joelida Enedina Gomes , tenho 50 anos, formação em Técnica de Enfermagem e Culinarista, tenho dois filhos, casada , moro em Salvador/BA
  • Instituto Oncoguia - Como foi que você descobriu que estava com câncer? Joelida - Durante o auto exame, notei alterações na mama e axila.
  • Instituto Oncoguia - Você apresentou sinais e sintomas do câncer? Quais? Joelida - Sim, dor e retração do mamilo, dor no braço.
  • Instituto Oncoguia - Quais dificuldades você enfrentou para fechar o seu diagnóstico? Joelida - Foi muito rápido, a agilidade durante a consulta e exames inicias como mamografia e biópsia, foram determinantes para o diagnóstico rápido e preciso.
  • Instituto Oncoguia - Como você ficou quando recebeu o diagnóstico? O que sentiu? No que pensou? Joelida - Bem, no primeiro momento é desesperador, no meu caso havia acompanhado minha mãe com diagnóstico tardio , tudo isso me causou muita preocupação, a agressividade do câncer me causava ainda mais medo,  mas o que tinha a fazer era iniciar o tratamento o quanto antes, e assim os médicos, eu e Deus travamos essa batalha.
  • Instituto Oncoguia - Qual foi a sua maior preocupação neste momento? Joelida - A minha maior preocupação e foco é a busca pela cura.
  • Instituto Oncoguia - Você já começou o tratamento? Em que parte do tratamento você se encontra nesse momento? Se já finalizou, conte-nos um pouco sobre como foi enfrentar todos os tratamentos? Joelida - Atualmente , faço acompanhamento e revisões trimestrais e semestrais, não tenho mais a doença e não faço uso de nenhum medicamento específico para câncer .
  • Instituto Oncoguia - Em sua opinião, qual é o tratamento mais difícil? Por quê? Joelida - Olhar para mim, a tudo que fui submetida, quimioterapia , radioterapia, cirúrgico. Enfim cada um têm o seu grau de risco e complexidade, nenhum deles é fácil de enfrentar.
  • Instituto Oncoguia - Você sentiu algum efeito colateral diante ao tratamento? Como lidou com isso? O que te ajudou? Joelida - Durante o tratamento, nosso corpo enfraquece demais, o pós operatório, a questão do dreno foi muito doloroso, mas os efeitos pós tratamento são difíceis também. A atividade física, equilíbrio emocional , alimentação equilibrada são fundamentais para toda vida. O apoio da família dos médicos e do Instituto Oncoguia foram e são importantes demais!
  • Instituto Oncoguia - Como foi/é a sua relação com seu médico oncologista? Joelida - Encontrei uma grande amiga e parceira, extremamente dedicada e interessada em me ajudar no enfrentamento do câncer. Me faltam palavras, excepcional!
  • Instituto Oncoguia - Você se relacionou com outros profissionais? Se sim, quais e por quê? Joelida - Sim, o acompanhamento com uma equipe é fundamental, farmacêutico, nutricionista, cardiologista, odontologista, professor de educação física, enfermagem, angiologista. Cada um exerce papel fundamental e específico no tratamento durante e depois do câncer.
  • Instituto Oncoguia - Você fez ou faz acompanhamento psicológico? Se sim, conte-nos um pouco sobre a importância desse profissional nessa fase da sua vida. Joelida - Não.
  • Instituto Oncoguia - Como está a sua vida hoje? Joelida - Tudo muda , não só no aspecto físico e fisiológico, mas o câncer deixa marcas profundas e difíceis, tentam nos impor estigmas, medos, exclusão, perdemos o fio da meada e temos que lutar , brigar por nós mesmas todos os dias é um recomeço.
  • Instituto Oncoguia - Você continua trabalhando ou parou por causa do câncer? Joelida - Infelizmente não estou trabalhando ainda.
  • Instituto Oncoguia - Você buscou seus direitos? Se sim, quais? Joelida - Até o momento o que é possível, eu tenho buscado.
  • Instituto Oncoguia - Quais são seus projetos para o futuro? Joelida - Muitos sonhos, alguns já estão acontecendo, como meus engajamentos nos projetos de ajuda para outras pessoas que enfrentam o câncer, estar inserida no Projeto AVO do Instituto Oncoguia, voltar a trabalhar e ter independência financeira outra vez,  fazer a reconstrução da mama e continuar curada e ainda mais de bem com a vida !
  • Instituto Oncoguia - Que orientações você daria para alguém que está recebendo o diagnóstico de câncer hoje? Joelida - Que ela se ame, que confie nos médicos e no tratamento, busque sua fé e força interior , siga todas as etapas e orientações da equipe que a acompanha. Acredite, se cuide, confie que tudo dará certo.
  • Instituto Oncoguia - Como você conheceu o Oncoguia? Joelida - Nas redes sociais (Facebook). Comecei a acompanhar, interagir e sempre recebi atenção e carinho, me encantei pelo trabalho maravilhoso da equipe Oncoguia . Muito obrigada por tudo!
  • Instituto Oncoguia - Você tem alguma sugestão a nos dar? Joelida - Vocês fazem a diferença, sigam em frente!
  • Instituto Oncoguia - O que você acha que deveria ser feito para melhorar a situação do câncer no Brasil? Deixe um recado para os políticos brasileiros! Joelida - Tarefa difícil, mas vamos lá, sei que nosso país é uma potência, sei também que saúde é uma prioridade, se não há atenção à saúde, não há qualidade de vida. Aos políticos , pensem melhor na saúde , na sua e na do povo, saúde é do nosso interesse, qualidade de vida é o que importa, mas se vocês não fazem o trabalho de vocês o preço que será pago é muito mais alto para nós e para vocês também! Vamos nos cuidar, combinado?


A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2020 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Desenvolvido por Lookmysite Interactive