[Câncer de Mama] Joelida Enedina Gomes

Aprendendo com Você
  • Instituto Oncoguia - Quem é você? (idade, profissão, tem filhos, casada, cidade e estado?) Joelida - Eu me chamo Joelida Enedina Gomes , tenho 50 anos, formação em Técnica de Enfermagem e Culinarista, tenho dois filhos, casada , moro em Salvador/BA
  • Instituto Oncoguia - Como foi que você descobriu que estava com câncer? Joelida - Durante o auto exame, notei alterações na mama e axila.
  • Instituto Oncoguia - Você apresentou sinais e sintomas do câncer? Quais? Joelida - Sim, dor e retração do mamilo, dor no braço.
  • Instituto Oncoguia - Quais dificuldades você enfrentou para fechar o seu diagnóstico? Joelida - Foi muito rápido, a agilidade durante a consulta e exames inicias como mamografia e biópsia, foram determinantes para o diagnóstico rápido e preciso.
  • Instituto Oncoguia - Como você ficou quando recebeu o diagnóstico? O que sentiu? No que pensou? Joelida - Bem, no primeiro momento é desesperador, no meu caso havia acompanhado minha mãe com diagnóstico tardio , tudo isso me causou muita preocupação, a agressividade do câncer me causava ainda mais medo,  mas o que tinha a fazer era iniciar o tratamento o quanto antes, e assim os médicos, eu e Deus travamos essa batalha.
  • Instituto Oncoguia - Qual foi a sua maior preocupação neste momento? Joelida - A minha maior preocupação e foco é a busca pela cura.
  • Instituto Oncoguia - Você já começou o tratamento? Em que parte do tratamento você se encontra nesse momento? Se já finalizou, conte-nos um pouco sobre como foi enfrentar todos os tratamentos? Joelida - Atualmente , faço acompanhamento e revisões trimestrais e semestrais, não tenho mais a doença e não faço uso de nenhum medicamento específico para câncer .
  • Instituto Oncoguia - Em sua opinião, qual é o tratamento mais difícil? Por quê? Joelida - Olhar para mim, a tudo que fui submetida, quimioterapia , radioterapia, cirúrgico. Enfim cada um têm o seu grau de risco e complexidade, nenhum deles é fácil de enfrentar.
  • Instituto Oncoguia - Você sentiu algum efeito colateral diante ao tratamento? Como lidou com isso? O que te ajudou? Joelida - Durante o tratamento, nosso corpo enfraquece demais, o pós operatório, a questão do dreno foi muito doloroso, mas os efeitos pós tratamento são difíceis também. A atividade física, equilíbrio emocional , alimentação equilibrada são fundamentais para toda vida. O apoio da família dos médicos e do Instituto Oncoguia foram e são importantes demais!
  • Instituto Oncoguia - Como foi/é a sua relação com seu médico oncologista? Joelida - Encontrei uma grande amiga e parceira, extremamente dedicada e interessada em me ajudar no enfrentamento do câncer. Me faltam palavras, excepcional!
  • Instituto Oncoguia - Você se relacionou com outros profissionais? Se sim, quais e por quê? Joelida - Sim, o acompanhamento com uma equipe é fundamental, farmacêutico, nutricionista, cardiologista, odontologista, professor de educação física, enfermagem, angiologista. Cada um exerce papel fundamental e específico no tratamento durante e depois do câncer.
  • Instituto Oncoguia - Você fez ou faz acompanhamento psicológico? Se sim, conte-nos um pouco sobre a importância desse profissional nessa fase da sua vida. Joelida - Não.
  • Instituto Oncoguia - Como está a sua vida hoje? Joelida - Tudo muda , não só no aspecto físico e fisiológico, mas o câncer deixa marcas profundas e difíceis, tentam nos impor estigmas, medos, exclusão, perdemos o fio da meada e temos que lutar , brigar por nós mesmas todos os dias é um recomeço.
  • Instituto Oncoguia - Você continua trabalhando ou parou por causa do câncer? Joelida - Infelizmente não estou trabalhando ainda.
  • Instituto Oncoguia - Você buscou seus direitos? Se sim, quais? Joelida - Até o momento o que é possível, eu tenho buscado.
  • Instituto Oncoguia - Quais são seus projetos para o futuro? Joelida - Muitos sonhos, alguns já estão acontecendo, como meus engajamentos nos projetos de ajuda para outras pessoas que enfrentam o câncer, estar inserida no Projeto AVO do Instituto Oncoguia, voltar a trabalhar e ter independência financeira outra vez,  fazer a reconstrução da mama e continuar curada e ainda mais de bem com a vida !
  • Instituto Oncoguia - Que orientações você daria para alguém que está recebendo o diagnóstico de câncer hoje? Joelida - Que ela se ame, que confie nos médicos e no tratamento, busque sua fé e força interior , siga todas as etapas e orientações da equipe que a acompanha. Acredite, se cuide, confie que tudo dará certo.
  • Instituto Oncoguia - Como você conheceu o Oncoguia? Joelida - Nas redes sociais (Facebook). Comecei a acompanhar, interagir e sempre recebi atenção e carinho, me encantei pelo trabalho maravilhoso da equipe Oncoguia . Muito obrigada por tudo!
  • Instituto Oncoguia - Você tem alguma sugestão a nos dar? Joelida - Vocês fazem a diferença, sigam em frente!
  • Instituto Oncoguia - O que você acha que deveria ser feito para melhorar a situação do câncer no Brasil? Deixe um recado para os políticos brasileiros! Joelida - Tarefa difícil, mas vamos lá, sei que nosso país é uma potência, sei também que saúde é uma prioridade, se não há atenção à saúde, não há qualidade de vida. Aos políticos , pensem melhor na saúde , na sua e na do povo, saúde é do nosso interesse, qualidade de vida é o que importa, mas se vocês não fazem o trabalho de vocês o preço que será pago é muito mais alto para nós e para vocês também! Vamos nos cuidar, combinado?
Multimídia

Acesse a galeria do TV Oncoguia e Biblioteca

Folhetos

Diferentes materiais educativos para download

Doações

Faça você também parte desta batalha

Cadastro

Mantenha-se conectado ao nosso trabalho