[Câncer de Mama] Jessica Aline Perrussi Batista

Aprendendo com Você
  • Instituto Oncoguia - Quem é você? (idade, profissão, tem filhos, casada, cidade e estado?) Jessica - 21 anos, estudante, 1 filho de 3 meses, casada e Paulínia, SP.
  • Instituto Oncoguia - Como foi que você descobriu que estava com câncer? Jessica - Na 34° semana de gestação notei um caroço na mama esquerda. Foi aí que comuniquei minha medica e fiz ultrassom e biopsia. Com 36 semanas, recebi o diagnóstico.
  • Instituto Oncoguia - Você apresentou sinais e sintomas do câncer? Quais? Jessica - Não.
  • Instituto Oncoguia - Quais dificuldades você enfrentou para fechar o seu diagnóstico? Jessica - Para fechar o diagnostico não. Devido a gestação, foi tudo bem rápido.
  • Instituto Oncoguia - Como você ficou quando recebeu o diagnóstico? O que sentiu? No que pensou? Jessica - Sem chão. Me senti horrível. Estava em meio a melhor fase da minha vida, a gravidez, animada e ansiosa para o nascimento do meu primeiro filho. E essa noticia foi muito difícil.
  • Instituto Oncoguia - Qual foi a sua maior preocupação neste momento? Jessica - Sem duvidas o meu filho. Medo de nascer com alguma sequela devido a minha doença e medo de morrer e não conseguir cuidar dele.
  • Instituto Oncoguia - Você já começou o tratamento? Em que parte do tratamento você se encontra nesse momento? Se já finalizou, conte-nos um pouco sobre como foi enfrentar todos os tratamentos? Jessica - 15 dias após o parto comecei a quimioterapia vermelha, foram 4 sessões. Agora estou indo para a 6° da quimioterapia branca. São 12 no total e após essas farei a cirurgia, mastectomia das duas mamas. O mais difícil são as náuseas, enjoos, cansaço, dores no corpo, baixa imunidade, sem falar da baixa estima devido a queda dos cabelos.
  • Instituto Oncoguia - Em sua opinião, qual é o tratamento mais difícil? Por quê? Jessica - A quimioterapia, na minha opinião. Te deixa fraca, cansada e cheio de enjoos e náuseas.
  • Instituto Oncoguia - Você sentiu algum efeito colateral diante ao tratamento? Como lidou com isso? O que te ajudou? Jessica - Sim, senti fraqueza, enjoos, náuseas, muita tontura e dores no corpo. Minha família ajudou muito. E no meu caso, tive que ter pensamento forte, em estar boa para cuidar do meu filho.
  • Instituto Oncoguia - Como foi/é a sua relação com seu médico oncologista? Jessica - Graças a Deus tem sido maravilhosa, super atenciosos e cuidadosos.
  • Instituto Oncoguia - Você se relacionou com outros profissionais? Se sim, quais e por quê? Jessica - Psiquiatra, enfermeiros, mastologista, pediatra e passarei com o geneticista em breve. O mastologista é devido a cirurgia que farei para retirada das mamas, pediatra pq como tenho um bebe de 3 meses é necessário um cuidado maior com as vacinas. Em tratamento quimioterápico a imunidade cai e como algumas vacinas são feitas com organismos vivos, isso poderia interferir no tratamento. Por isso, o pediatra tem que estar ciente para orientar da melhor maneira.
  • Instituto Oncoguia - Você fez ou faz acompanhamento psicológico? Se sim, conte-nos um pouco sobre a importância desse profissional nessa fase da sua vida. Jessica - Passei com um psiquiatra sim, foi muito importante. Estava me sentindo péssima, cheguei a surtar logo após o parto, pois foram muitas mudanças e tudo de uma vez, precisei adiantar o parto do meu filho e já começar com o tratamento. Sou casada há 1 ano e a notícia do câncer não foi bem recebida por mim. Tive medo de meu marido ir embora porque ficaria careca e sem seios, mas graças a Deus ele esteve ao meu lado o tempo todo, me dando forças e apoio. Acredito que 90% do tratamento para a cura esta na cabeça, no modo como se lida com a situação, como encara a doença. Tudo está na aceitação da doença.
  • Instituto Oncoguia - Como está a sua vida hoje? Jessica - Ainda estou em tratamento, mas é bem mais tranquilo, sem os enjoos e náuseas. Estou de bem comigo mesma, me aceitei nessa fase carequinha, os cabelos já começam a crescer nessa quimioterapia mais branda (branca) e estou feliz, curtindo meu filho, marido e a família toda, que esta sempre ajudando.
  • Instituto Oncoguia - Você continua trabalhando ou parou por causa do câncer? Jessica - Ainda estou de licença, depois me darão ferias para continuar com o tratamento. Mas acredito que só ano que vem para retomar o trabalho, devido a cirurgia.
  • Instituto Oncoguia - Você buscou seus direitos? Se sim, quais? Jessica - Vou entrar com o afastamento pelo INSS em breve.
  • Instituto Oncoguia - Quais são seus projetos para o futuro? Jessica - Concluir minha faculdade, estava no ultimo ano de nutrição, voltar ao serviço e curtir muito a vida, meu filho, minha família.
  • Instituto Oncoguia - Que orientações você daria para alguém que está recebendo o diagnóstico de câncer hoje? Jessica - Cabeça firme e fé em Deus!
  • Instituto Oncoguia - Como você conheceu o Oncoguia? Jessica - Facebook.
  • Instituto Oncoguia - O que você acha que deveria ser feito para melhorar a situação do câncer no Brasil? Deixe um recado para os políticos brasileiros! Jessica - É preciso melhorar muito TUDO quando se trata de câncer. São vidas que estão em jogo. Vamos melhorar exames, convênios, SUS, tratamentos... Enfim.
Multimídia

Acesse a galeria do TV Oncoguia e Biblioteca

Folhetos

Diferentes materiais educativos para download

Doações

Faça você também parte desta batalha

Cadastro

Mantenha-se conectado ao nosso trabalho