[Câncer de Colo do Útero] Jaqueline Maximiano

Aprendendo com Você
  • Instituto Oncoguia - Quem é você? (idade, profissão, tem filhos, casada, cidade e estado?) Jaqueline - Bom, meu nome é Jaqueline, tenho 29 anos, solteira (namoro a quase 2 anos) não tenho filhos e sou de São Paulo, Capital.
  • Instituto Oncoguia - Como foi que você descobriu que estava com câncer? Jaqueline - Fui parar no hospital com uma hemorragia e depois dos exames o medico me deu o diagnóstico.
  • Instituto Oncoguia - Você apresentou sinais e sintomas do câncer? Quais? Jaqueline - Sim, tive sangramentos, muitas dores e uma grave hemorragia.
  • Instituto Oncoguia - Quais dificuldades você enfrentou para fechar o seu diagnóstico? Jaqueline - Passei por dois médicos que não deram a devida atenção, disseram que era apenas uma "infecçãozinha". Até que um médico realmente me examinou e fez os devidos exames para assim dar um diagnóstico.
  • Instituto Oncoguia - Como você ficou quando recebeu o diagnóstico? O que sentiu? No que pensou? Jaqueline - Eu estava muito fraca por conta da hemorragia (minha hemoglobina estava 5), estava esperando o sangue para transfusão e sozinha no hospital. O medico insistia que eu tinha que ter um acompanhante, eu insisti para que ele dissesse o que de fato eu tinha e foi ai que meu mundo caiu. Liguei desesperada para minha mãe, que logo chegou no hospital. Pensei que fosse morrer.
  • Instituto Oncoguia - Qual foi a sua maior preocupação neste momento? Jaqueline - O fato de não poder ter filhos.
  • Instituto Oncoguia - Você já começou o tratamento? Em que parte do tratamento você se encontra nesse momento? Se já finalizou, conte-nos um pouco sobre como foi enfrentar todos os tratamentos? Jaqueline - Já finalizei o tratamento, estou na fase dos exames e consultas pós tratamentos. Tive que fazer 25 radioterapia, 5 quimioterapia e 4 braquiterapia. A radio foi diária e muito tranquila, a quimio foram uma por semana, me deu muito enjoo, vomitava bastante nos 3 dias depois da aplicação. A braquiterapia foi menos difícil do que eu imaginava, mas ainda sim foi tenso passar por ela, eu fazia de dois em dois dias num processo de quase duas horas e incomoda demais.
  • Instituto Oncoguia - Em sua opinião, qual é o tratamento mais difícil? Por quê? Jaqueline - A quimioterapia foi bem difícil, pois eu estava muito fraca por conta da anemia e ainda sangrava bastante e sentia muitas dores também, e o fato de não conseguir comer e o que comia, em seguida vomitava.
  • Instituto Oncoguia - Você sentiu algum efeito colateral diante ao tratamento? Como lidou com isso? O que te ajudou? Jaqueline - Os enjoos foram a pior parte, mas tive ajuda da minha mãe que fazia um cardápio bem diferenciado e me forçava a comer rsrs.
  • Instituto Oncoguia - Como foi/é a sua relação com seu médico oncologista? Jaqueline - Bem direta, tranquila. Me ajudou em tudo e esclareceu todas as duvidas a respeito do tratamento.
  • Instituto Oncoguia - Você se relacionou com outros profissionais? Se sim, quais e por quê? Jaqueline - Enfermeiras, técnicos... Pessoas absolutamente capazes e que ajudam a passar mais tranquilamente pelas fases do tratamento.
  • Instituto Oncoguia - Você fez ou faz acompanhamento psicológico? Se sim, conte-nos um pouco sobre a importância desse profissional nessa fase da sua vida. Jaqueline - Não.
  • Instituto Oncoguia - Como está a sua vida hoje? Jaqueline - Tranquila, estou mais confiante, me sinto muito forte psicologicamente.
  • Instituto Oncoguia - Você continua trabalhando ou parou por causa do câncer? Jaqueline - Estou afastada do trabalho por conta do tratamento e volto em breve.
  • Instituto Oncoguia - Você buscou seus direitos? Se sim, quais? Jaqueline - Sim. Auxilio doença pelo INSS e transporte público gratuito.
  • Instituto Oncoguia - Quais são seus projetos para o futuro? Jaqueline - Voltar ao trabalho e a estudar, pois devido ao tratamento cancelei a faculdade.
  • Instituto Oncoguia - Que orientações você daria para alguém que está recebendo o diagnóstico de câncer hoje? Jaqueline - Ter fé, independente de religião, tenha muita fé. E nem tudo o que as pessoas falam serve pra gente, cada ser é único, o meu problema não é o seu, então só se permita escutar o que for bom pra você.
  • Instituto Oncoguia - Como você conheceu o Oncoguia? Jaqueline - Pelas redes sociais, pois queria saber tudo a respeito do meu problema. E por fim achei a pagina de vocês, que foi fundamental nessa fase da minha vida.
  • Instituto Oncoguia - Você tem alguma sugestão a nos dar? Jaqueline - Não. Vocês são ótimos e nos fazem um bem muito grande através de depoimentos e informação.
  • Instituto Oncoguia - O que você acha que deveria ser feito para melhorar a situação do câncer no Brasil? Deixe um recado para os políticos brasileiros! Jaqueline - Educação e saúde é o que precisamos.
Multimídia

Acesse a galeria do TV Oncoguia e Biblioteca

Folhetos

Diferentes materiais educativos para download

Doações

Faça você também parte desta batalha

Cadastro

Mantenha-se conectado ao nosso trabalho