[Câncer de Mama] Jaqueline Dias Bravo

Aprendendo com Você
  • Instituto Oncoguia - Quem é você? (idade, profissão, tem filhos, casada, cidade e estado?) Jaqueline - Meu nome é Jaqueline, tenho 43 anos, sou auxiliar de cartório, tenho um filho de 3 anos de idade, união estável, moro em Curitiba-PR.
  • Instituto Oncoguia - Como foi que você descobriu que estava com câncer? Jaqueline - Através do auto-exame.
  • Instituto Oncoguia - Você apresentou sinais e sintomas do câncer? Quais? Jaqueline - Um nódulo na mama direita.
  • Instituto Oncoguia - Quais dificuldades você enfrentou para fechar o seu diagnóstico? Jaqueline - Como tenho plano medico, gracas a Deus não tive dificuldades quanto a isso.
  • Instituto Oncoguia - Como você ficou quando recebeu o diagnóstico? O que sentiu? No que pensou? Jaqueline - É bem difícil receber um diagnostico como esse, o chão se abre e a gente se vê perdida, sem rumo...
  • Instituto Oncoguia - Qual foi a sua maior preocupação neste momento? Jaqueline - Que meu sonho de ser mãe demorou tanto a acontecer e agora iria deixá-lo. Deixar meu marido, meu filho é tudo que me consome.
  • Instituto Oncoguia - Você já começou o tratamento? Em que parte do tratamento você se encontra nesse momento? Se já finalizou, conte-nos um pouco sobre como foi enfrentar todos os tratamentos? Jaqueline - Sim. Já fiz duas fases de quimioterapia, cirurgia/mastectomia total da mama direita... Não foi fácil não..... Ver meu cabelo cair, ficar com a imunidade baixa... ter que me privar de algumas coisas. Mas a primeira fase passou e tenho agora que enfrentar uma metástase que se instalou na minha cabeça e vou iniciar o tratamento novamente, agora pela via da radioterapia. Uma fase nova e uma noticia ainda mais difícil, pois quando achei que estava tudo terminado, terei que reiniciar, mas vou continuar enfrentando como um desafio em minha vida. Afinal, tenho um filho lindo para terminar de educar e mostrar-lhe o que aprendi da vida e um marido que me apoia a cada dia.... Não posso desaponta-los. Tenho sonho de ainda ser uma avó e envelhecer ao lado do meu marido. Vou enfrentar tudo novamente, mas de cabeça erguida com Deus no controle da minha vida sempre e vou vencer ainda mais essa batalha.
  • Instituto Oncoguia - Em sua opinião, qual é o tratamento mais difícil? Por quê? Jaqueline - Acho que em se tratando dessa doença tudo é dificil, mas se enfrentar-mos com positividade 50% do tratamento fica mais leve. Deve-se enfrentar e se sujeitar a todos os exames necessários sem ter vergonha.
  • Instituto Oncoguia - Você sentiu algum efeito colateral diante ao tratamento? Como lidou com isso? O que te ajudou? Jaqueline - Sim, muita canseira, um pouco de enjoo. Nesses dias ficava em casa de atestado e realmente procurava descansar esperando que o sintoma passasse...
  • Instituto Oncoguia - Como foi/é a sua relação com seu médico oncologista? Jaqueline - Graças a Deus meus médicos são muito atenciosos e sempre que precisei de alguma emergência ou tirar uma duvida eles me atenderam prontamente.
  • Instituto Oncoguia - Você se relacionou com outros profissionais? Se sim, quais e por quê? Jaqueline - Faço tratamento de Tireoide e o profissional também é bem acessível.
  • Instituto Oncoguia - Você fez ou faz acompanhamento psicológico? Se sim, conte-nos um pouco sobre a importância desse profissional nessa fase da sua vida. Jaqueline - Não.
  • Instituto Oncoguia - Como está a sua vida hoje? Jaqueline - Agora na expectativa de expulsar a doença/metástase definitiva da minha vida.
  • Instituto Oncoguia - Você continua trabalhando ou parou por causa do câncer? Jaqueline - Para essa nova fase meu medico já me afastou.
  • Instituto Oncoguia - Você buscou seus direitos? Se sim, quais? Jaqueline - Por enquanto não.
  • Instituto Oncoguia - Quais são seus projetos para o futuro? Jaqueline - Viver, viver e viver. Estar com a família que constitui. 
  • Instituto Oncoguia - Que orientações você daria para alguém que está recebendo o diagnóstico de câncer hoje? Jaqueline - Que não se deixe abater. Apesar de ser uma notícia triste e desesperadora, temos que enfrentá-la para que possamos alcançar a vitória em breve.
  • Instituto Oncoguia - Como você conheceu o Oncoguia? Jaqueline - Através das redes sociais.
  • Instituto Oncoguia - Você tem alguma sugestão a nos dar? Jaqueline - Que continuem divulgando as possibilidades de tratamento, fazendo chegar às pessoas que precisam. Informações são sempre bem vindas.
  • Instituto Oncoguia - O que você acha que deveria ser feito para melhorar a situação do câncer no Brasil? Deixe um recado para os políticos brasileiros! Jaqueline - Deveria ser feito mais pesquisas a fim de facilitar a descoberta de vacinas de prevenção, afinal é uma doença tão antiga e ainda não se existe um controle sobre ela. Políticos? O que farão? Só se vê roubalheira, corrupção, acho que políticos não estão nada preocupados com a saúde da população e sim de encher os bolsos com o dinheiro do contribuinte.  
Multimídia

Acesse a galeria do TV Oncoguia e Biblioteca

Folhetos

Diferentes materiais educativos para download

Doações

Faça você também parte desta batalha

Cadastro

Mantenha-se conectado ao nosso trabalho