[Câncer de Mama] Jaqueline Defácio Lages

Aprendendo com Você
  • Instituto Oncoguia - Quem é você? (idade, profissão, tem filhos, casada, cidade e estado?) Jaqueline - Sou Jaqueline , tenho 41 anos, além do trabalho semanal costuro e faço artesanatos, sou casada, tenho 2 filhas [24 e 20]. Moro na cidade de Matozinhos, em MG.
  • Instituto Oncoguia - Como foi que você descobriu que estava com câncer? Jaqueline - Fazendo autoexame, falei com a enfermeira do Posto de saúde que localizou o nódulo e encaminhou para exames que confirmaram a doença.
  • Instituto Oncoguia - Você apresentou sinais e sintomas do câncer? Quais? Jaqueline - Mais ou menos, sentia algum incomodo e dores localizadas.
  • Instituto Oncoguia - Quais dificuldades você enfrentou para fechar o seu diagnóstico? Jaqueline - Sinceramente e graças a Deus nenhum, porque os primeiros exames fiz particular para agilizar o processo. Desde então, tudo correu de maneira satisfatória pelo SUS.
  • Instituto Oncoguia - Como você ficou quando recebeu o diagnóstico? O que sentiu? No que pensou? Jaqueline - Desde que percebi os nódulos, fui me preparando para os próximos passos contando também que o diagnóstico poderia ser ou não bom. É claro que levamos um susto a principio, mas consigo manter equilíbrio e me preparo sempre para não deprimir, sou otimista e sei que não sou melhor e nem pior de que ninguém e que esse tipo de coisa acontece com todos Também sempre fui muito bem informada, já trabalhei com saúde e gosto de procurar saber o que acontece de novo, por isso sempre fiz o autoexame e conhecia muito bem meu corpo, a preocupação inicial era: e agora, onde vou tratar? Quem será meu médico? Será que terei chances satisfatórias? Enfim, a preocupação girava em torno do tratamento.
  • Instituto Oncoguia - Qual foi a sua maior preocupação neste momento? Jaqueline - Com as dificuldades que vemos falar o tempo todo à respeito da saúde no Brasil, é evidente que a nossa preocupação maior é com respeito ao nosso tratamento e também com respeito ao profissional que vai cuidar de você, outra coisa que me preocupava era com respeito ao meu diagnóstico estar ou não correto.
  • Instituto Oncoguia - Você já começou o tratamento? Em que parte do tratamento você se encontra nesse momento? Se já finalizou, conte-nos um pouco sobre como foi enfrentar todos os tratamentos? Jaqueline - Sim, já passei por 4 cirurgias e caminho agora para o tratamento quimioterápico.
  • Instituto Oncoguia - Em sua opinião, qual é o tratamento mais difícil? Por quê? Jaqueline - Ainda não posso definir essa pergunta, até porque estou só passando a primeira fase do tratamento que uma parte dolorosa mas suportável.
  • Instituto Oncoguia - Você sentiu algum efeito colateral diante ao tratamento? Como lidou com isso? O que te ajudou? Jaqueline - No processo da cirurgia, ao fazer a mastectomia com a reconstrução imediata, tive uma aderência de pele o que não permitia que a prótese descesse para o lugar certo, por isso foi necessária uma 4° intervenção cirúrgica.
  • Instituto Oncoguia - Como foi/é a sua relação com seu médico oncologista? Jaqueline - Tive a sorte e a ajuda de Deus, pois tive bons profissionais em meu caminho, desde o astologista ao mastologista oncológico, agora o oncologista. Enfim, não tenho do que reclamar
  • Instituto Oncoguia - Você se relacionou com outros profissionais? Se sim, quais e por quê? Jaqueline - Sim, a primeira foi a enfermeira do PSF, que se colocou a disposição para o que fosse necessário, depois toda a equipe oncológica que faz parte do meu tratamento e até mesmo os profissionais de outras áreas que acaba fazendo parte do complexo onde trato. Isso pelo carinho e profissionalismo de cada área. 
  • Instituto Oncoguia - Você fez ou faz acompanhamento psicológico? Se sim, conte-nos um pouco sobre a importância desse profissional nessa fase da sua vida. Jaqueline - Não foi necessário ainda no meu caso.
  • Instituto Oncoguia - Como está a sua vida hoje? Jaqueline - Vivendo um dia de cada vez.
  • Instituto Oncoguia - Você continua trabalhando ou parou por causa do câncer? Jaqueline - Por enquanto tive de dar uma para por causa dos procedimentos cirúrgicos.
  • Instituto Oncoguia - Você buscou seus direitos? Se sim, quais? Jaqueline - Estou buscando aqueles que me cabem.
  • Instituto Oncoguia - Quais são seus projetos para o futuro? Jaqueline - Continuar levando minha vida de forma normal, me colocar a disposição do PSF como paciente e ajudar as pessoas sem conhecimento a tê-los.
  • Instituto Oncoguia - Que orientações você daria para alguém que está recebendo o diagnóstico de câncer hoje? Jaqueline - Buscar o máximo de informação possível que possa ajudar as pessoas.
  • Instituto Oncoguia - Como você conheceu o Oncoguia? Jaqueline - Através de uma cunhada que trabalha com medicamentos para hospitais.
  • Instituto Oncoguia - Você tem alguma sugestão a nos dar? Jaqueline - Acho o papel de vocês importante, afinal diagnostico de câncer ainda assusta e as pessoas ainda estão muito desinformadas e com um certo preconceito. Mas vi dificuldade em fazer meu cadastro no Oncoguia.
  • Instituto Oncoguia - O que você acha que deveria ser feito para melhorar a situação do câncer no Brasil? Deixe um recado para os políticos brasileiros! Jaqueline - Deveria haver mais preocupação com essa área da medicina, pois tem aumentado em grandes proporções o numero de casos. Por isso, seria necessário a medicina preventiva, não esperar só aqueles momentos tipo outubro rosa e novembro azul. Deveria ter mais suporte nas informações e materiais de auxilio e preventivos e curativos.
Multimídia

Acesse a galeria do TV Oncoguia e Biblioteca

Folhetos

Diferentes materiais educativos para download

Doações

Faça você também parte desta batalha

Cadastro

Mantenha-se conectado ao nosso trabalho