[Câncer Colorretal] Guilherme V.S. De Moraes

Aprendendo com Você
  • Instituto Oncoguia - Quem é você? (idade, profissão, tem filhos, casada, cidade e estado?) Guilherme - Bom dia, meu nome é Guilherme, sou advogado, não tenho filhos, estou em um relacionamento há 15 anos com uma mulher incrível e moro em São Paulo/SP.
  • Instituto Oncoguia - Como foi que você descobriu que estava com câncer? Guilherme - Descobri o meu câncer muito tarde, comecei a ter dificuldades na momento de evacuar, dor e sangramento e também comecei a sentir dores na região entre o ânus e o escroto.
  • Instituto Oncoguia - Você apresentou sinais e sintomas do câncer? Quais? Guilherme - Os sintomas que eu senti foram sangramento no momento da evacuação e dores na região afetada.
  • Instituto Oncoguia - Quais dificuldades você enfrentou para fechar o seu diagnóstico? Guilherme - Não tive dificuldades, o meu médico cirurgião fez o exame de toque no qual já verificou algo estranho e me encaminhou para uma colonoscopia que já identificou o tumor e fez uma biopsia para confirmação. Porém no dia seguinte da colonoscopia já fui encaminhado para o meu médico oncologista.
  • Instituto Oncoguia - Como você ficou quando recebeu o diagnóstico? O que sentiu? No que pensou? Guilherme - Na verdade fiquei mais preocupado com as reações dos meus familiares do que a minha própria reação. Senti medo como todos, porém estava muito confiante no tratamento, meu oncologista passou firmeza nas análises.
  • Instituto Oncoguia - Qual foi a sua maior preocupação neste momento? Guilherme - Na possível utilização da bolsa para o intestino, porém não foi preciso.
  • Instituto Oncoguia - Você já começou o tratamento? Em que parte do tratamento você se encontra nesse momento? Se já finalizou, conte-nos um pouco sobre como foi enfrentar todos os tratamentos? Guilherme - Já comecei o tratamento em 08/2015 que consistia em quimioterapia e radioterapia. Em 02/2016 fiz uma cirurgia no fígado para retirar as metástases, e agora estou na 11 sessão de quimioterapia de 12 para acabar com a metástase encontrada no pulmão.rnA primeira quimioterapia eu estava muito forte, praticava muito exercício físico na época em que descbri o tumor, então praticamente passei ileso pela quimio, apenas alguns efeitos colaterais que foram suportados sem maiores problemas, porém a radioterapia não tem fuga. Me machucou muito e ainda os médicos diziam que eu praticamente não me machuquei e me deram de presente mais duas sessões de radio, totalizando 30. Nessa época tomei muito remédio para dor. Depois veio o que eu falo que não desejo parara o meu inimigo, a cirurgia do fígado. Essa foi duro de aguentara, 22 dias dentro do hospital sem conseguir me mexer direito e sentindo muita dor. Agora que estou um pouco mais debilitado fisicamente e fazendo essas outras sessões de quimio tenho sofrido mais, porem sempre confiante.
  • Instituto Oncoguia - Em sua opinião, qual é o tratamento mais difícil? Por quê? Guilherme - A radioterapia e depois quimio.
  • Instituto Oncoguia - Você sentiu algum efeito colateral diante ao tratamento? Como lidou com isso? O que te ajudou? Guilherme - Na radio a queimadura da região afetada e a quimio um monte de efeitos colaterais. O meu modo de lidar foi seguindo as orientações dos meus médicos.
  • Instituto Oncoguia - Como foi/é a sua relação com seu médico oncologista? Guilherme - Minha relação com meu médicos oncologistas é ótima, sempre estão presente e esclarecendo todas as minhas dúvidas.
  • Instituto Oncoguia - Você se relacionou com outros profissionais? Se sim, quais e por quê? Guilherme - Sim, com o médico radiologista e com o cirurgião que operou o meu fígado.
  • Instituto Oncoguia - Você fez ou faz acompanhamento psicológico? Se sim, conte-nos um pouco sobre a importância desse profissional nessa fase da sua vida. Guilherme - Não.
  • Instituto Oncoguia - Você continua trabalhando ou parou por causa do câncer? Guilherme - Parei por conta do câncer.
  • Instituto Oncoguia - Que orientações você daria para alguém que está recebendo o diagnóstico de câncer hoje? Guilherme - Confiança.
  • Instituto Oncoguia - Como você conheceu o Oncoguia? Guilherme - Através da internet.
Multimídia

Acesse a galeria do TV Oncoguia e Biblioteca

Folhetos

Diferentes materiais educativos para download

Doações

Faça você também parte desta batalha

Cadastro

Mantenha-se conectado ao nosso trabalho