[Câncer Colorretal] Francisco Ansaloni Filho

Aprendendo com Você
Francisco Ansaloni Filho
  • Instituto Oncoguia - Quem é você? (idade, profissão, tem filhos, casada, cidade e estado?) Francisco - Tenho 61 anos, casado, um filho de 37 anos, sou vendedor e moro em Barueri-SP.
  • Instituto Oncoguia - Como foi que você descobriu que estava com câncer? Francisco - No início de 2008, comecei a ter fortes cólicas e dificuldade para evacuar.
  • Instituto Oncoguia - Quais dificuldades você enfrentou para fechar o seu diagnóstico? Francisco - Pagava um plano de saúde bem caro, mas na hora de exames mais detalhados, o plano não cobria, pelo serviço público do município(Barueri), estou esperando até hoje!
  • Instituto Oncoguia - Como você ficou quando recebeu o diagnóstico? O que sentiu? No que pensou? Francisco - Fui internado no HSPE, em situação de emergência em março de 2008, fiquei em coma por 09 ( nove ) dias e só depois soube o diagnóstico.
  • Instituto Oncoguia - Qual foi a sua maior preocupação neste momento? Francisco - A minha recuperação sempre foi meu objetivo. Confiava e confio nos profissionais, que cuidaram e que ainda cuidam de mim. A minha fé nesses profissionais e em Deus me ajudou muito!!!
  • Instituto Oncoguia - Você já começou o tratamento? Em que parte do tratamento você se encontra nesse momento? Se já finalizou, conte-nos um pouco sobre como foi enfrentar todos os tratamentos? Francisco - De março a novembro de 2008, fiz quimioterapia. Usei bolsa de colostomia por 16 meses, quando fui fazer a reconstrução tive algumas complicações. Minha cirurgia, durou 8 horas, muito delicada, perdi minha função renal, minha perna direita estava muito inchada e imobilizada, fiz diálise por 3 meses através de cateter no pescoço e recuperei a função. Depois apareceu algo no pulmão direito, fiz a cirurgia e estou muito bem!
  • Instituto Oncoguia - Em sua opinião, qual é o tratamento mais difícil? Por quê? Francisco - No meu ponto de vista, fazer diálise 3 vezes por semana, é muito pior que quimioterapia também 3 vezes por semana!
  • Instituto Oncoguia - Você sentiu algum efeito colateral diante ao tratamento? Como lidou com isso? O que te ajudou? Francisco - Quando fazia quimioterapia, na época das eleições, faltou medicação e o hospital procurou algo alternativo nos oferecendo "xeloda" em comprimidos. A maioria dos pacientes que estava em tratamento junto comigo, teve reação adversa. A equipe que trabalhava conosco fazia de tudo para contornar as difíceis situações e isso refletiu no tratamento.
  • Instituto Oncoguia - Como foi/é a sua relação com seu médico oncologista? Francisco - É e foi uma relação muito boa e respeitosa. Sou objetivo e também acho que o médico deva sempre expor a verdade. Se bem que em alguns casos deve haver um cuidado maior ao tratar certos assuntos.
  • Instituto Oncoguia - Você se relacionou com outros profissionais? Se sim, quais e por quê? Francisco - Sim, pneumologista,quando me apareceu algo no pulmão. Nefrologista, quando perdi minha função renal e, até hoje faço acompanhamento, que no HSPE tem o nome nefrologia conservadora. Cirurgião vascular, também quando perdi função renal e precisei fazer facectomia.
  • Instituto Oncoguia - Você fez ou faz acompanhamento psicológico? Se sim, conte-nos um pouco sobre a importância desse profissional nessa fase da sua vida. Francisco - Não.
  • Instituto Oncoguia - Como está a sua vida hoje? Francisco - Muito boa!!!
  • Instituto Oncoguia - Você continua trabalhando ou parou por causa do câncer? Francisco - Como o INSS cortou meu benefício, precisei voltar a trabalhar.
  • Instituto Oncoguia - Quais são seus projetos para o futuro? Francisco - Viver!!!
  • Instituto Oncoguia - Que orientações você daria para alguém que está recebendo o diagnóstico de câncer hoje? Francisco - Não se desesperar, fazer todos os exames, seguir o que for prescrito e ter confiança nos profissionais que o atender.
  • Instituto Oncoguia - Como você conheceu o Oncoguia? Francisco - Pela internet.
  • Instituto Oncoguia - Você tem alguma sugestão a nos dar? Francisco - Não.
  • Instituto Oncoguia - O que você acha que deveria ser feito para melhorar a situação do câncer no Brasil? Deixe um recado para os políticos brasileiros! Francisco - Que tudo funcione na prática e não só no papel. Político seja honesto!!!
Multimídia

Acesse a galeria do TV Oncoguia e Biblioteca

Folhetos

Diferentes materiais educativos para download

Doações

Faça você também parte desta batalha

Cadastro

Mantenha-se conectado ao nosso trabalho