[Câncer de Mama Avançado] Fernanda Oliveira

Aprendendo com Você
  • Instituto Oncoguia - Quem é você? (idade, profissão, tem filhos, casada, cidade e estado?) Fernanda - Meu nome é Fernanda, tenho 27 anos, sou servidora pública, tenho 2 filhos e sou casada há 11 anos.
  • Instituto Oncoguia - Como foi que você descobriu que estava com câncer? Fernanda - Aos 23 anos fui ao ginecologista (2013), pois tinha um caroço suspeito, fiz exame e por ser muito nova a médica pediu que eu acompanhasse de 6 em 6 meses, pq ela achava que não era nada. No mesmo ano eu engravidei e quando estava de 3 meses esse nódulo começou a crescer, o mamilo começou a inverter e sair um liquido com sangue, então fiz biopsia e deu CA de mama ductal invasivo...
  • Instituto Oncoguia - Você apresentou sinais e sintomas do câncer? Quais? Fernanda - Bico inverteu, saiu sangue pelo mamilo, ficou com aspecto de casca de laranja.
  • Instituto Oncoguia - Quais dificuldades você enfrentou para fechar o seu diagnóstico? Fernanda - As dificuldades que encontrei foram por estar grávida, então não podia fazer todos os exames, tive que fazer a quimioterapia primeiro, pois o nódulo já estava muito grande.
  • Instituto Oncoguia - Como você ficou quando recebeu o diagnóstico? O que sentiu? No que pensou? Fernanda - Fiquei muito forte, porque estava grávida e minha filha precisava de mim, tive que ficar calma, não podia me entregar naquele momento. Precisei ser corajosa e fui.
  • Instituto Oncoguia - Qual foi a sua maior preocupação neste momento? Fernanda - Acho que meu único medo era com a saúde da minha filha, como eu me manteria viva até ela nascer, meu medo era que acontecesse algo com ela, naquele momento não pensava em mim.
  • Instituto Oncoguia - Você já começou o tratamento? Em que parte do tratamento você se encontra nesse momento? Se já finalizou, conte-nos um pouco sobre como foi enfrentar todos os tratamentos? Fernanda - Em 2014, com 04 meses de gravidez comecei a quimioterapia, fiz 04 sessões (da vermelha), parei um mês antes da minha filha nascer (fiz cesárea com 37 semanas), não podia esperar para continuar o tratamento, 15 dias após o nascimento eu voltei para fazer mais 12 sessões de quimioterapia (da branca, não podia fazer essa durante a gravidez, pois tinha risco). Terminando a quimio, fiz mastectomia da mama direita, coloquei o expansor e 28 sessões de radioterapia. Fiz reconstrução da mama e agora 02 anos depois da ultima sessão de quimioterapia, o câncer voltou no mediastino. Estou fazendo quimioterapia novamente e no momento fiz a primeira sessão.
  • Instituto Oncoguia - Em sua opinião, qual é o tratamento mais difícil? Por quê? Fernanda - Quimioterapia.... com certeza! Ela te deixa fora da realidade, você vive uma outra vida, uma vida que você não estava acostumada, nos fazemos muitas perguntas nessa época, mas passa e a vida volta ao normal.
  • Instituto Oncoguia - Você sentiu algum efeito colateral diante ao tratamento? Como lidou com isso? O que te ajudou? Fernanda - Nunca vomitei ou tive enjoos, mas o gosto da comida sumiu e meu cabelo caiu e acho que o cabelo cair, para mim, foi a pior parte do tratamento.
  • Instituto Oncoguia - Como foi/é a sua relação com seu médico oncologista? Fernanda - Maravilhosa. Meu médico é meu anjo, só tenho que agradecer por toda a equipe que me atendeu.
  • Instituto Oncoguia - Você se relacionou com outros profissionais? Se sim, quais e por quê? Fernanda - Sim, é um tratamento que requer sua saúde mental e física. Muito importante você passar por todas as áreas.
  • Instituto Oncoguia - Você fez ou faz acompanhamento psicológico? Se sim, conte-nos um pouco sobre a importância desse profissional nessa fase da sua vida. Fernanda - Sim, essencial.
  • Instituto Oncoguia - Como está a sua vida hoje? Fernanda - Estou vivendo normal, tenho dois filhos de 9 e 2 anos. Preciso cuidar deles, não posso parar, mas quando estou precisando do meu tempo, eu me dou e não me cobro. Quando fazemos um tratamento tão difícil, temos que aprender a não nos cobrar tanto.
  • Instituto Oncoguia - Você continua trabalhando ou parou por causa do câncer? Fernanda - Continuo trabalhando, ainda tenho 27 anos e quero uma vida normal, tratar o câncer metastático como uma doença crônica, não quero viver diferente. Ainda quero conquistar muitas coisas.
  • Instituto Oncoguia - Você buscou seus direitos? Se sim, quais? Fernanda - Não.
  • Instituto Oncoguia - Quais são seus projetos para o futuro? Fernanda - Viajar muito, trabalhar, estudar, ver meus filhos crescerem e participar da vida deles.
  • Instituto Oncoguia - Que orientações você daria para alguém que está recebendo o diagnóstico de câncer hoje? Fernanda - Tenha calma, respeite seu corpo, sua mente... Agradeça muito!
  • Instituto Oncoguia - Como você conheceu o Oncoguia? Fernanda - Google.
  • Instituto Oncoguia - Você tem alguma sugestão a nos dar? Fernanda - Não.
  • Instituto Oncoguia - O que você acha que deveria ser feito para melhorar a situação do câncer no Brasil? Deixe um recado para os políticos brasileiros! Fernanda - Eu acho que o tratamento tem que ser dado de forma igual e em tempo ágil, pois é uma doença que tem controle. Precisamos de eficiência no serviço publico para que todos tenham chance de se curar.
Multimídia

Acesse a galeria do TV Oncoguia e Biblioteca

Folhetos

Diferentes materiais educativos para download

Doações

Faça você também parte desta batalha

Cadastro

Mantenha-se conectado ao nosso trabalho