Espaço do

Paciente


Cadastro rápido

Receba nosso conteúdo por
e-mail

Tudo sobre o câncer

 
Mais Tipos de câncer

Curta nossa página

[Câncer de Próstata] Fábio Miranda

Aprendendo Com Você



Essa entrevista foi preenchida em 23/08/2022

  • Instituto Oncoguia - Comece fazendo uma breve apresentação sobre você? (idade, profissão, se tem filhos, casado(a), onde você mora...) Fábio - 53 anos, servidor público, 3 filhos, casado, moro em Recife - PE
  • Instituto Oncoguia - Como foi que você descobriu que estava com câncer? Você apresentou sinais e sintomas do câncer? Quais? Fábio - Por exames de rotina. 
  • Instituto Oncoguia - Você enfrentou dificuldades para fechar o seu diagnóstico? Se sim, quais? Fábio - Não.
  • Instituto Oncoguia - Como você ficou diante do diagnóstico? Quer nos contar o que sentiu, o que pensou? Fábio -
     Muito triste, pensava em como seria a vida dos meus filhos. 
     

  • Instituto Oncoguia - Qual foi a sua maior preocupação neste momento? Fábio -
    Meu medo é morrer e deixar meus filhos e família desamparados.
     

  • Instituto Oncoguia - Você já começou o tratamento? Em que parte do tratamento você se encontra nesse momento? Se já finalizou, conte-nos um pouco sobre como foi enfrentar todos os tratamentos? Fábio -
     
    Já fiz o tratamento, fiz a cirurgia de prostatectomia radical em agosto do ano de 2021, PSA 5,9, grau de Gleason 8 ( 4+4 ), cirurgia um sucesso, com a retirada de 17 linfonodos todos negativos e margens livres.
  • Instituto Oncoguia - Em sua opinião, qual é/foi o tratamento mais difícil? Por quê? Fábio - Na verdade não tive nenhuma dificuldade no tratamento, graças a Deus foi tudo como deveria ser.
  • Instituto Oncoguia - Você sentiu algum efeito colateral do tratamento? Como lidou com isso? O que te ajudou? Fábio - Não tive efeitos colaterais. 
  • Instituto Oncoguia - Como foi/é a sua relação com seu médico oncologista? Fábio - Muitos problemas desde o diagnóstico, estou acompanhando tudo. 
  • Instituto Oncoguia - Você se relacionou com outros profissionais? Se sim, quais e por quê? Fábio - Pneumologista e cirurgião torácico, por aparecer um nódulo no pulmão, mas graças a Deus foi descartado a cirurgia após novos exames de imagem onde ficou constatado que não era nada grave.
  • Instituto Oncoguia - Você fez ou faz acompanhamento psicológico? Se sim, conte-nos um pouco sobre a importância desse profissional nessa fase da sua vida. Fábio - Sim, profissional de extrema necessidade, pois ficamos muito mal psicologicamente com a notícia de ter um câncer.
  • Instituto Oncoguia - Como está a sua vida hoje? Fábio - Estou muito bem graças a Deus, muito mais saudável cuidando da alimentação, fazendo muita atividade física e curtindo a família o dia de hoje, o câncer me ensinou que temos que viver o hoje, tenho medo as vezes que o câncer volte de ter uma recidiva, mas tento esquecer e seguir a vida.
  • Instituto Oncoguia - Você continua trabalhando ou parou por causa do câncer? Fábio - Sim, depois de 30 dias já estava trabalhando de volta.
  • Instituto Oncoguia - Você buscou seus direitos? Se sim, quais? Fábio - Sim, isenção do imposto de renda, mas esse direito só se estende a quem está aposentado, no meu caso estou na ativa.
  • Instituto Oncoguia - Que orientações você daria para alguém que está recebendo o diagnóstico de câncer hoje? Fábio - Procurar ter tranquilidade e conversar com os seus médicos, hoje a medicina tá muito avançada, inclusive na oncologia é ter fé em deus e se apegar a família e seguir o caminho, Deus sabe de tudo, o medo vai ser normal, mas temos que ser fortes e enfrentar.
  • Instituto Oncoguia - Como você conheceu o Oncoguia? Fábio - Pesquisando online.
  • Instituto Oncoguia - Você tem alguma sugestão a nos dar? Fábio - Rapaz, só quero agradecer esse espaço, pois é muito importante para todos que passam por essa situação de diagnóstico de câncer, seja qual for a parte do corpo.
  • Instituto Oncoguia - O que você acha que deveria ser feito para melhorar a situação do câncer no Brasil? Deixe um recado para os políticos brasileiros! Fábio - Melhorar o SUS para paciente oncológicos. 


A informação contida neste portal está disponível com objetivo estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a Informação é um direito seu: Fique informado.

O conteúdo editorial do Portal Oncoguia não apresenta nenhuma relação comercial com os patrocinadores do Portal, assim como com a publicidade veiculada no site.

© 2003 - 2022 Instituto Oncoguia . Todos direitos reservados
Desenvolvido por Lookmysite Interactive