[Câncer Colorretal] Eridan Da Silva Carreira

Aprendendo com Você
  • Instituto Oncoguia - Quem é você? (idade, profissão, tem filhos, casada, cidade e estado?) Eridan - Eu me chamo Eridan, tenho 50 anos de idade. Sou funcionaria pública, técnica de enfermagem, casada, tenho 3 filhos e moro em Fortaleza.
  • Instituto Oncoguia - Como foi que você descobriu que estava com câncer? Eridan - Descobri o câncer por um acaso. Como sou da área da saúde, pedi o médico que fizesse uma ultrassonografia. Ele fez e disse que eu estava com nódulos no fígado e que teria que fazer uma tomografia. Então ele fez a solicitação e dias depois ele mesmo tava me cobrando a tomografia, foi quando despertei pra fazer e quando recebi não quis acreditar: fígado com metástase.
  • Instituto Oncoguia - Você apresentou sinais e sintomas do câncer? Quais? Eridan - Não sentia nada, somente uma vez senti uma dor muito forte no ânus e passou logo. Entretanto, não dei importância e fiquei levando a vida normalmente, trabalhando muito, não sentia nada.Como eu era da área da saúde, muitas portas abriram-se pra mim, tudo foi muito rápido, os médicos que cuidaram de mim eram os que eu já tinha trabalhado, depois que fiz a tomografia fiz uma colonoscopia, como eu tinha plano não tive dificuldades para fazer exames.
  • Instituto Oncoguia - Quais dificuldades você enfrentou para fechar o seu diagnóstico? Eridan - Não enfrentei dificuldades.
  • Instituto Oncoguia - Como você ficou quando recebeu o diagnóstico? O que sentiu? No que pensou? Eridan - Bom quando recebi o diagnóstico de câncer, o mundo desabou na minha cabeça, foi como se eu tivesse recebendo um atestado de óbito sem data. Passei noites em claro, não conseguia dormi e assim foi por um bom período, Mas quando eu consegui dizer pra mim mesma que eu não era melhor que ninguém é que não vim pra semente eu entreguei minha vida nas mãos de Deus pois ele sabia o melhor pra mim, esse câncer tava muito avançado e um médico disse que eu não tinha muita chance não, mas outro disse pra mim que a oncologia tinha avançado muito, que iria dar tudo certo.
  • Instituto Oncoguia - Qual foi a sua maior preocupação neste momento? Eridan - Olha minhas preocupações eram muitas, como minha filha menor hoje está com 11 anos, família... Esse tipo de preocupação.
  • Instituto Oncoguia - Você já começou o tratamento? Em que parte do tratamento você se encontra nesse momento? Se já finalizou, conte-nos um pouco sobre como foi enfrentar todos os tratamentos? Eridan - Eu já terminei o tratamento, não foi fácil viu, vomitava muito e não comia além disso ficava constipada.
  • Instituto Oncoguia - Em sua opinião, qual é o tratamento mais difícil? Por quê? Eridan - Quimioterapia porque me sentia muito mal.
  • Instituto Oncoguia - Você sentiu algum efeito colateral diante ao tratamento? Como lidou com isso? O que te ajudou? Eridan - Sim, senti muito efeito colaterais. O que me ajudou era somente diálogo com meus médicos.
  • Instituto Oncoguia - Como foi/é a sua relação com seu médico oncologista? Eridan - Meu médico proctologista. Foi muito boa, o hepatologista era ótimo o da quimioterapia péssimo.
  • Instituto Oncoguia - Você se relacionou com outros profissionais? Se sim, quais e por quê? Eridan - Sim, nutricionista em busca de uma alimentação e a enfermagem, farmacêutica...
  • Instituto Oncoguia - Você fez ou faz acompanhamento psicológico? Se sim, conte-nos um pouco sobre a importância desse profissional nessa fase da sua vida. Eridan - Não. Precisei, mas não tive.
  • Instituto Oncoguia - Como está a sua vida hoje? Eridan - Hoje estou ótima agradeço a Deus e meus médicos, amigos e familiares.
  • Instituto Oncoguia - Você continua trabalhando ou parou por causa do câncer? Eridan - Não trabalho, mas fiquei aposentada.
  • Instituto Oncoguia - Você buscou seus direitos? Se sim, quais? Eridan - Meu direito foi ter me afastado pra tratamento e depois aposentar, foram esses.
  • Instituto Oncoguia - Quais são seus projetos para o futuro? Eridan - Viajar mais para a frente quando aumentar o prazo pra retorno do médico e tenho cateter, faço manutenção todos os meses. Por enquanto isso.
  • Instituto Oncoguia - Que orientações você daria para alguém que está recebendo o diagnóstico de câncer hoje? Eridan - Enfrente o tratamento Fé em Deus. Procure médicos compromissados.
  • Instituto Oncoguia - Como você conheceu o Oncoguia? Eridan - Um médico de trabalho me encaminhou para um médico que eu já conhecia.
  • Instituto Oncoguia - Você tem alguma sugestão a nos dar? Eridan - Bom, poderia dizer que humildade é bom remédio pra se colocar no lugar do outro, porque cada organismo é diferente do outro. Tem gente que acha que alguns pacientes tem "frescuras". Então uma palavra de conforto é melhor...
  • Instituto Oncoguia - O que você acha que deveria ser feito para melhorar a situação do câncer no Brasil? Deixe um recado para os políticos brasileiros! Eridan - Olha, muita coisa tem urgência! Eu tinha um plano de saúde, mas e quem não tem?? Vamos acabar com essa fila do SUS que trava tudo, desde os exames e cirurgias até o atendimento. O câncer não espera. Atenção políticos brasileiros: precisamos de uma solução urgente pra esse sistema.
Multimídia

Acesse a galeria do TV Oncoguia e Biblioteca

Folhetos

Diferentes materiais educativos para download

Doações

Faça você também parte desta batalha

Cadastro

Mantenha-se conectado ao nosso trabalho