[Câncer de Colo do Útero] Elizabeth Yoshicava

Aprendendo com Você
  • Instituto Oncoguia - Quem é você? (idade, profissão, tem filhos, casada, cidade e estado?) Elizabeth -
    Tenho 57 anos, aos meus 25 anos em exames ginecológicos foi descoberto um tipo de câncer que não me recordo o nome (deletei do mental), o qual já estava bem avançado. O médico sugeriu cirurgia imediata com retirada de órgãos. Após esta notícia, recorri a outros tratamentos que hoje são chamados de complementares integrativo. Com o tratamento médico e a terapia fiquei curada e estudei muito sobre energia e me tornei uma terapeuta da área. Sou casada, tenho uma filha pré-adolescente. Nunca deixei de acreditar que poderia vencer, sei que é difícil estar dentro desta situação, tanto que hoje tenho projeto de atendimento aos que necessitam destas terapias. Moro em São Paulo, capital e meu contato é (11) 98524-7234.
  • Instituto Oncoguia - Como foi que você descobriu que estava com câncer? Elizabeth - Em exames de rotina.
  • Instituto Oncoguia - Você apresentou sinais e sintomas do câncer? Quais? Elizabeth - Tive algumas hemorragias, com grande volume de sangramento, que tive que correr para o Pronto Socorro.
  • Instituto Oncoguia - Quais dificuldades você enfrentou para fechar o seu diagnóstico? Elizabeth - Na época foi tudo muito rápido.
  • Instituto Oncoguia - Como você ficou quando recebeu o diagnóstico? O que sentiu? No que pensou? Elizabeth - Fiquei surpresa, a sensação foi horrível, para mim pensei que iria morrer e pensei 'sou muito jovem para isso'.
  • Instituto Oncoguia - Qual foi a sua maior preocupação neste momento? Elizabeth - A situação que me encontrava, em como seria o tratamento e como iria dar a notícia para meus familiares, em especial a minha mãe.
  • Instituto Oncoguia - Você já começou o tratamento? Em que parte do tratamento você se encontra nesse momento? Se já finalizou, conte-nos um pouco sobre como foi enfrentar todos os tratamentos? Elizabeth - Quando se termina: tudo foi como um pesadelo, sim, momentos de preocupações e esperança, altos e baixos, mas, com a ajuda de tratamento complementar integrativo em especial a terapia multi dimensional EAY, consegui me equilibrar emocionalmente e chegar a cura.
  • Instituto Oncoguia - Como está a sua vida hoje? Elizabeth - Hoje estou bem, tenho minha família, meu trabalho e sonhos ainda por realizar...
  • Instituto Oncoguia - Você continua trabalhando ou parou por causa do câncer? Elizabeth - Na época eu era bancária, tirei licença do trabalho e depois retornei. Hoje sou terapeuta complementar integrativo.
  • Instituto Oncoguia - Quais são seus projetos para o futuro? Elizabeth - Estou com projeto de atendimentos aos pacientes com câncer, montando grupos. Especificamente para ganhar tempo e menos custo. Como ainda não posso atender gratuitamente, quando marcamos 04 pessoas atendo-as no mesmo dia e com o valor no momento de R$ 35,00 a sessão de uma hora.
  • Instituto Oncoguia - Que orientações você daria para alguém que está recebendo o diagnóstico de câncer hoje? Elizabeth - Acreditar que em qualquer situação você tem condições de vencer, procurar com calma sem ansiedade saber sobre o tipo de câncer, quais os tratamentos e buscar ajuda com profissionais qualificados para seu tratamento. Não achar que tudo acabou, recorrer a terapias que possam equilibrar seu interior, como a terapia complementar integrativa, para maior qualidade de vida e bem estar, enquanto se faz o tratamento convencional. Levante a cabeça e vá em frente...
  • Instituto Oncoguia - Como você conheceu o Oncoguia? Elizabeth - Através de uma paciente que estava em tratamento comigo e me falou do maravilhoso trabalho do Oncoguia, já em sua fase com quimioterapia me relatou sobre como o Oncoguia estava ajudando vários pacientes em muitas questões diárias.
  • Instituto Oncoguia - Você tem alguma sugestão a nos dar? Elizabeth - Fico um pouco constrangida, gostaria muito que colocassem no portal informações mais detalhadas sobre terapias complementares e integrativas, por experiência própria sei o quanto ajuda e equilibra o nosso ser como um todo. A terapia multi dimensional EAY, reiki, etc...
  • Instituto Oncoguia - O que você acha que deveria ser feito para melhorar a situação do câncer no Brasil? Deixe um recado para os políticos brasileiros! Elizabeth - Deveria se criar mais hospitais de atendimento ao câncer, com centros de ajuda psicológica aos pacientes e seus familiares, e após sua saída do hospital ajuda com profissionais de saúde em casa por pelo menos 45 dias. Pois muitos não tem condições de pagar uma assistência em casa.
Multimídia

Acesse a galeria do TV Oncoguia e Biblioteca

Folhetos

Diferentes materiais educativos para download

Doações

Faça você também parte desta batalha

Cadastro

Mantenha-se conectado ao nosso trabalho