[Câncer de Mama] Elisangela Rodrigues De Oliveira

Aprendendo com Você
Elisangela Rodrigues de Oliveira
  • Instituto Oncoguia - Quem é você? (idade, profissão, tem filhos, casada, cidade e estado?) Elisangela - Olá! Tenho 25 anos, sou estudante de Engenharia Civil, namoro há 7 anos e moro em Planaltina - Distrito Federal.
  • Instituto Oncoguia - Como foi que você descobriu que estava com câncer? Elisangela - Em um autoexame de rotina, percebi um nódulo na mama direita... então, decide me consultar, e realizar uma ultrassonografia mamária. E através de uma biópsia, foi confirmado o diagnóstico, e posteriormente com uma segunda a metástase óssea.
  • Instituto Oncoguia - Você apresentou sinais e sintomas do câncer? Quais? Elisangela - Apenas um sinal: o nódulo era palpável e sólido.
  • Instituto Oncoguia - Quais dificuldades você enfrentou para fechar o seu diagnóstico? Elisangela - Infelizmente o processo de atendimento pelo SUS demora muito, e esse foi o maior problema, pois tive que aguardar durante 90 dias, para receber o resultado da biópsia.
  • Instituto Oncoguia - Como você ficou quando recebeu o diagnóstico? O que sentiu? No que pensou? Elisangela - Não tive medo, apenas pensei em me tratar e enfrentar tudo aquilo que estava por vir. Fiquei imensamente triste por não ouvir do médico o diagnóstico, tive que saber por meio de pesquisa na internet, através do CID.
  • Instituto Oncoguia - Qual foi a sua maior preocupação neste momento? Elisangela - Tive medo do tratamento e principalmente da mudança brusca de qualidade de vida. Pois, estava inciando uma nova fase na minha vida: graduação.
  • Instituto Oncoguia - Você já começou o tratamento? Em que parte do tratamento você se encontra nesse momento? Se já finalizou, conte-nos um pouco sobre como foi enfrentar todos os tratamentos? Elisangela - Realizei a quimio e radioterapia e atualmente a hormonioterapia. Os 8 ciclos de quimioterapia duraram 7 meses, e esse tratamento foi o mais doloroso e desconfortante, devido aos efeitos colaterais diversos, e,  minha adaptação durante o mesmo. Já a radioerapia foi bem tranquila, exceto aparência física causada. Já a hormonioterapia é a pior parte do meu dia, devido as ondas de calor contínuas e incomodas.
  • Instituto Oncoguia - Em sua opinião, qual é o tratamento mais difícil? Por quê? Elisangela - Sem dúvida a hormonioterapia,  é a fase menos desgastante, os efeitos colaterais não são tão agressivos, sem contar que não é necessário, passar horas e horas em fila de hospital  recebendo um atendimento desumano. Apenas sinto incomodas ondas de calor!
  • Instituto Oncoguia - Você sentiu algum efeito colateral diante ao tratamento? Como lidou com isso? O que te ajudou? Elisangela - Senti vários... e felizmente para cada um há algo a ser feito para minimizar!  A queda de cabelo   acredito ser uma das maiores preocupações, principalmente para as mulheres, existem muitos artifícios para se sentir bem e encarar essa fase com coragem e bom humor! Enjoos, náuseas, dores e outras efeitos podem, ser tratados, com medicações indicadas pelo médico, igualmente as demais. Sem contar esse e muitos outros sites que disponibilizam diversas e úteis informações.
  • Instituto Oncoguia - Como foi/é a sua relação com seu médico oncologista? Elisangela - Infelizmente essa foi uma das coisas que mais me incomodou, não tinha confiança nem tão pouco diálogo como gostaria, acredito que poderia ser um atendimento mais humanitário, com uma equipe multiprofissional e com visão holística.
  • Instituto Oncoguia - Você se relacionou com outros profissionais? Se sim, quais e por quê? Elisangela - Sim, com técnicos, enfermeiros e atendentes isso apenas aconteceu devido aos procedimentos de praxe durante o tratamento que foi longo.
  • Instituto Oncoguia - Você fez ou faz acompanhamento psicológico? Se sim, conte-nos um pouco sobre a importância desse profissional nessa fase da sua vida. Elisangela - Não.
  • Instituto Oncoguia - Como está a sua vida hoje? Elisangela - Hoje eu voltei a estudar, continuo no mesmo relacionamento, recebo apoio da minha família, sou assistida pelo mesmo oncologista e mastologista, com exames e cuidados de rotina. Atualmente desenvolvo um Blog (INTIMAMENTEZAM.blogspot) que retrata a minha história, e por meio da mesmo faço desta luta um motivo para viver, apoiando e incentivando as pessoas que convivem com a mesma situação, pois acredito "que juntos somos mais fortes".
  • Instituto Oncoguia - Você continua trabalhando ou parou por causa do câncer? Elisangela - Não trabalhava, e atualmente, estudo e desenvolvo o blog.
  • Instituto Oncoguia - Você buscou seus direitos? Se sim, quais? Elisangela - Sim. Apenas dois deles: LOAS- o amparo social e o passe livre.
  • Instituto Oncoguia - Quais são seus projetos para o futuro? Elisangela - Concluir minha faculdade, trabalhar, continuar com o Blog, me casar e ter 2 filhos, escrever um livro, que retrate a minha historia que acredito que ter um final feliz. :)
  • Instituto Oncoguia - Que orientações você daria para alguém que está recebendo o diagnóstico de câncer hoje? Elisangela - Saiba que você tem uma força inimaginável, e não é porque você descobriu que tem câncer significa que irá morrer! Simplesmente faça sua parte, você é capaz, não abandone o tratamento nunca!!! Não será fácil, mas você é capaz! Deus lhe dará toda força necessária. Descubra o que há de melhor em você e desenvolva um novo ser em ti. E saiba, você não está sozinho! :)
  • Instituto Oncoguia - Como você conheceu o Oncoguia? Elisangela - Através de site de pesquisa.
  • Instituto Oncoguia - Você tem alguma sugestão a nos dar? Elisangela - Sim. Não sei se será possível mas se for seria de grande ajuda. Algumas vezes enviei e-mails para cessar dúvidas, porém a maioria das respostas foi dada de maneira "superficial", dizendo que eu deveria perguntar ao médico que me assistia, o que me deixou um tanto triste, pois infelizmente, não pude tirar essas dúvidas com tal profissional devido, a falta de diálogo e sensibilidade, e justamente por isso os procurei. Também não poderia deixar de elogiar o Oncoguia, parabéns pelo trabalho desenvolvido que muito me ajuda e a milhares de pessoas, pelas diversas informações atualizadas e ao grande espaço aos pacientes e familiares. OBRIGADA POR TUDO E MAIS UMA VEZ PARABÉNS! :)
  • Instituto Oncoguia - O que você acha que deveria ser feito para melhorar a situação do câncer no Brasil? Deixe um recado para os políticos brasileiros! Elisangela - Visão holística aos pacientes, condições de trabalho adequada a nova realidade, com profissionais capacitados, hospitais especializados e bem equipados, tratamento humanitário  com o respeito que nós pacientes merecemos.
Multimídia

Acesse a galeria do TV Oncoguia e Biblioteca

Folhetos

Diferentes materiais educativos para download

Doações

Faça você também parte desta batalha

Cadastro

Mantenha-se conectado ao nosso trabalho