[Câncer de Mama] Elaine Morais

Aprendendo com Você
  • Instituto Oncoguia - Quem é você? (idade, profissão, tem filhos, casada, cidade e estado?) Elaine - Hoje tenho 40 anos, era professora e hoje sou dona de casa, tenho um filho, casada e moro em São Bernardo, SP.
  • Instituto Oncoguia - Como foi que você descobriu que estava com câncer? Elaine - Fiz o exame de apalpar o seio e notei um nódulo. Fui ao médico ginecologista, que pediu exames de mamografia, ultrassom e após os resultados pediu biópsia e deu o câncer de mama.
  • Instituto Oncoguia - Você apresentou sinais e sintomas do câncer? Quais? Elaine - Hoje percebo que eu estava muito cansada, dormia muito e sem ânimo antes de descobrir o câncer. Além de um forte cheiro de boca que não passava escovando os dentes e usando antisséptico. Nunca perguntei se isso poderia ser sinais do câncer. Mas passei por isso antes e quando fiz quimioterapia, cirurgia e radioterapia o cheiro forte da boca passou. 
  • Instituto Oncoguia - Quais dificuldades você enfrentou para fechar o seu diagnóstico? Elaine - Não tive dificuldades. Meu processo foi rápido.
  • Instituto Oncoguia - Como você ficou quando recebeu o diagnóstico? O que sentiu? No que pensou? Elaine - Eu sabia que existia algo errado. O sentimento é muito ruim, mas lutei com todas as forças para passar por esse processo da melhor forma, sempre com pensamentos positivos, cheia de esperança.
  • Instituto Oncoguia - Qual foi a sua maior preocupação neste momento? Elaine - Não suportar as dores do medicamentos que tomava depois da quimioterapia pra aumentar a imunidade. Era muito doloroso e doía a alma...
  • Instituto Oncoguia - Você já começou o tratamento? Em que parte do tratamento você se encontra nesse momento? Se já finalizou, conte-nos um pouco sobre como foi enfrentar todos os tratamentos? Elaine - Já finalizei o tratamento. Fiz quimioterapia para reduzir o tamanho do nódulo e cirurgia de mastectomia radical utilizando o músculo e tecido das costas. Retirei o ovários e trompas para reduzir risco. Fiz radioterapia. E hoje, depois de três anos, faço acompanhamento de quatro em quatro meses e tomo tamoxifeno diariamente.
  • Instituto Oncoguia - Em sua opinião, qual é o tratamento mais difícil? Por quê? Elaine - A quimioterapia foi muito cruel comigo.
  • Instituto Oncoguia - Você sentiu algum efeito colateral diante ao tratamento? Como lidou com isso? O que te ajudou? Elaine - Sim. Tive muitos enjoos, falta de apetite, dores terríveis e imunidade baixa. Segui orientações da minha oncologista. Tomei todos os medicamentos passados e me ajudou foi meditar muito, exercícios de respiração pra ficar calma, carinho dos familiares que cuidaram de mim...
  • Instituto Oncoguia - Como foi/é a sua relação com seu médico oncologista? Elaine - Muito boa, ela sempre foi atenciosa. Pena que o convênio a dispensou e depois de três anos de convivência estou começando a conhecer a nova oncologista que irá me acompanhar por esse tempo necessário.
  • Instituto Oncoguia - Você se relacionou com outros profissionais? Se sim, quais e por quê? Elaine - Nutricionista para adequar uma alimentação mais saudável.
  • Instituto Oncoguia - Você fez ou faz acompanhamento psicológico? Se sim, conte-nos um pouco sobre a importância desse profissional nessa fase da sua vida. Elaine - Não fiz acompanhamento com psicólogo.
  • Instituto Oncoguia - Como está a sua vida hoje? Elaine - Estou bem!!! Faço os exames periódicos e graças a Deus tudo certo.
  • Instituto Oncoguia - Você continua trabalhando ou parou por causa do câncer? Elaine - Parei de trabalhar por causa do câncer. Como minha cirurgia foi muito extensa e tiveram que retirar doze linfonodos debaixo do braço e rejeição da prótese, eu tive dificuldades para levantar o braço e movimentar, minha oncologista me afastou, porém como professora o médico da perícia não me afastou e por todo esse processo que me deixava muito nervosa resolvi exonerar meu cargo e viver em paz, já que eu trabalhava com o mínimo de aulas e ganhava irrisoriamente pouco.
  • Instituto Oncoguia - Você buscou seus direitos? Se sim, quais? Elaine - Não busquei. Preferi a paz.
  • Instituto Oncoguia - Quais são seus projetos para o futuro? Elaine - Viajar mais e viver a vida plena e feliz com muita saúde, curtir meus familiares. Enfim, ser feliz.
  • Instituto Oncoguia - Que orientações você daria para alguém que está recebendo o diagnóstico de câncer hoje? Elaine - Não se desespere. Siga as orientações da oncologista a risca. Faça meditações, tenha fé em Deus e aceite a sua vontade.
  • Instituto Oncoguia - Como você conheceu o Oncoguia? Elaine - Assim que descobri o câncer procurei pesquisar informações e cheguei ao site do Oncoguia, a menina do lenço cor de rosa que me enviou um lenço lindo. E foi assim que vocês fizeram parte indiretamente da minha vida.
  • Instituto Oncoguia - Você tem alguma sugestão a nos dar? Elaine - Está tudo ótimo. Tudo bem explicado, só tenho a agradecer a vocês pelas dicas e informações.
  • Instituto Oncoguia - O que você acha que deveria ser feito para melhorar a situação do câncer no Brasil? Deixe um recado para os políticos brasileiros! Elaine - Que as pessoas tivessem mais informações e acesso ao tratamento mais rápido.
Multimídia

Acesse a galeria do TV Oncoguia e Biblioteca

Folhetos

Diferentes materiais educativos para download

Doações

Faça você também parte desta batalha

Cadastro

Mantenha-se conectado ao nosso trabalho