[Câncer de Pulmão] Elaine Cristina Isidoro Perini

Aprendendo com Você
  • Instituto Oncoguia - Quem é você? (idade, profissão, tem filhos, casada, cidade e estado?) Elaine - Tenho 43 anos, professora, 1 filha-Isadora (12 anos), casada, moro em Santo André, São Paulo.
  • Instituto Oncoguia - Como foi que você descobriu que estava com câncer? Elaine - Descobri ao realizar exames de tomografia e petscan... Isso após 90 dias de diagnóstico errado (fibrose pulmonar).
  • Instituto Oncoguia - Você apresentou sinais e sintomas do câncer? Quais? Elaine - Em dezembro, comecei a ter uma tosse seca. Utilizei por conta própria xaropes e, após 2 meses tossindo, tive um episódio de tosse com sangue.
  • Instituto Oncoguia - Quais dificuldades você enfrentou para fechar o seu diagnóstico? Elaine - Biópsias com laudos inconclusivos; Falha médica de leitura da conclusão do laudo da biópsia; Dificuldades em fechar o laudo do imunohistoquimico.
  • Instituto Oncoguia - Como você ficou quando recebeu o diagnóstico? O que sentiu? No que pensou? Elaine - Quando eu li o laudo da tomo e vi algo dizendo de processo mitótico eu já senti que era câncer (mesmo não sendo tabagista). Não sei dizer o que senti, mas posso afirmar que não me desesperei, simplesmente pensei "agora vou ter que saber qual tipo é-benigno ou maligno" e fiquei apreensiva, pois teria que ficar afastada do meu trabalho.
  • Instituto Oncoguia - Qual foi a sua maior preocupação neste momento? Elaine - Acredite se quiser, parar de trabalhar! Para mim foi muito difícil ter que me ver afastada do trabalho (que eu amo), com pessoas que admiro...
  • Instituto Oncoguia - Você já começou o tratamento? Em que parte do tratamento você se encontra nesse momento? Se já finalizou, conte-nos um pouco sobre como foi enfrentar todos os tratamentos? Elaine - Estou entrando na fase de quimio e rádio concomitante.
  • Instituto Oncoguia - Em sua opinião, qual é o tratamento mais difícil? Por quê? Elaine - Quimioterapia: por conta dos efeitos colaterais.
  • Instituto Oncoguia - Você sentiu algum efeito colateral diante ao tratamento? Como lidou com isso? O que te ajudou? Elaine - Sim... Enjoo, mal estar, boca seca, falta de apetite, diarreia, queda de cabelos. Tenho procurado olhar tudo de forma positiva: não me permito! Não me entrego... Levanto, procuro fazer coisas que me dão prazer, como frutas (pq comida nem pensar!!), tomo sorvete! Cabelo: primeiro cortei e agora raspei... Minha família tem me ajudado muito e Deus tem sido minha fortaleza e meu sustento me colocando de pé diariamente.
  • Instituto Oncoguia - Como foi/é a sua relação com seu médico oncologista? Elaine - A melhor possível! Com ambos... Dra. Carolina Kawamura e Dr. Fábio Feio. Tenho muita segurança e confiança, sem contar que ambos são excelentes profissionais.
  • Instituto Oncoguia - Você se relacionou com outros profissionais? Se sim, quais e por quê? Elaine - Clínico geral (pronto socorro), enfermeiros (aplicação de medicação),broncoscopista (exame para diagnóstico), pneumologista (por que meu câncer é no pulmão), cardiologista (exames pré operatório), cirurgião torácico (possibilidade de cirurgia para retirada total do pulmão esquerdo) e oncologista (para direcionar meu tratamento).
  • Instituto Oncoguia - Você fez ou faz acompanhamento psicológico? Se sim, conte-nos um pouco sobre a importância desse profissional nessa fase da sua vida. Elaine - Não faço.
  • Instituto Oncoguia - Como está a sua vida hoje? Elaine - Está ótima! Não tenho nenhum sintoma de câncer pulmonar. Estou sem os cabelos e sem trabalhar, mas estou caminhando para a minha cura.
  • Instituto Oncoguia - Você continua trabalhando ou parou por causa do câncer? Elaine - Estou afastada até 16/9, porém meu médico acredita que só volte a trabalhar no próximo ano, por conta da radioterapia e depois imunoterapia.
  • Instituto Oncoguia - Você buscou seus direitos? Se sim, quais? Elaine - Não.
  • Instituto Oncoguia - Quais são seus projetos para o futuro? Elaine - Quero fazer mais um curso superior (psicologia), viajar com minha família, voltar a trabalhar e começar outra atividade física (pilates).
  • Instituto Oncoguia - Que orientações você daria para alguém que está recebendo o diagnóstico de câncer hoje? Elaine - Calma, tem cura! Tem tratamento, tem qualidade de vida, tem luz no fim do túnel. Procure se cercar de tudo que te faz bem. Permita-se e deseje ardentemente, viver!!! Cuide do seu físico, emocional e espiritual. Tenha a seu lado pessoas positivas, alegres e principalmente, Ore, pois a oração tem um poder incrível de transformação.
  • Instituto Oncoguia - Como você conheceu o Oncoguia? Elaine - Através da busca no Google sobre algumas dúvidas e depois minha médica que me indicou para um bate-papo com a equipe.
  • Instituto Oncoguia - Você tem alguma sugestão a nos dar? Elaine - Estão de parabéns. Equipe fantástica com profissionais comprometidos a levar informação para todas as pessoas... Deixo como dica que se possível consigam levar informação nos meios de transporte e suas plataformas de embarque para atingir um número de pessoas cada vez maior!
  • Instituto Oncoguia - O que você acha que deveria ser feito para melhorar a situação do câncer no Brasil? Deixe um recado para os políticos brasileiros! Elaine - Compra de equipamentos que possibilitam o diagnóstico. Exames periódicos de prevenção dos mais diversos tipos de câncer e não somente dos mais "conhecidos” como o de mama, próstata, útero... Agilidade no tratamento após o diagnóstico e liberação de verba para o SUS, adquirir medicamentos para terapia alvo.
Multimídia

Acesse a galeria do TV Oncoguia e Biblioteca

Folhetos

Diferentes materiais educativos para download

Doações

Faça você também parte desta batalha

Cadastro

Mantenha-se conectado ao nosso trabalho