[Câncer de Mama] Denise Borba Rodrigues

Aprendendo com Você
  • Instituto Oncoguia - Quem é você? (idade, profissão, tem filhos, casada, cidade e estado?) Denise - Tenho 50 anos, sou professora de Matemática, casada há 24 anos com João Lucio. Tenho dois filhos, Pedro Henrique (22) e Ana Paula (18). Moro em Conselheiro Lafaiete - Minas Gerais.
  • Instituto Oncoguia - Como foi que você descobriu que estava com câncer? Denise - Descobri que estava com câncer em uma mamografia de rotina.
  • Instituto Oncoguia - Você apresentou sinais e sintomas do câncer? Quais? Denise - Não tinha sintomas e como estava no princípio, também não tinha sinal nenhum de que estava desenvolvendo o câncer.
  • Instituto Oncoguia - Quais dificuldades você enfrentou para fechar o seu diagnóstico? Denise - Graças a Deus e a competência do meu ginecologista, após a mamografia fiz o ultrassom com biópsia e rapidinho estava correndo atrás do tratamento.
  • Instituto Oncoguia - Como você ficou quando recebeu o diagnóstico? O que sentiu? No que pensou? Denise - Quando recebi o diagnóstico meu mundo desmoronou. Pensei que ia morrer, chorei muito. Não porque estava com pena de mim, mas chorei de medo mesmo.
  • Instituto Oncoguia - Qual foi a sua maior preocupação neste momento? Denise - Minha maior preocupação foi como eu reagia ao tratamento. Se ia ficar careca, se ia ficar deformada.
  • Instituto Oncoguia - Você já começou o tratamento? Em que parte do tratamento você se encontra nesse momento? Se já finalizou, conte-nos um pouco sobre como foi enfrentar todos os tratamentos? Denise - Depois do diagnóstico comecei fazer os exames pré operatórios. Depois do primeiro momento, depois de muito choro, resolvi levantar a cabeça e com muita fé e determinação não me deixei abater. Isso aconteceu em outubro de 2014. Dia 20 de Janeiro fiz minha cirurgia. Não foi preciso retirar toda a mama e nem fiz a quimioterapia. Meu tratamento foi 30 sessões de radioterapia. Hoje estou bem, já voltei a trabalhar e ainda tenho as consultas de rotina de três em três meses.
  • Instituto Oncoguia - Em sua opinião, qual é o tratamento mais difícil? Por quê? Denise - Como na minha cidade não tem o tratamento de radioterapia tinha de deslocar todos os dias pra BH. Isso sim era muito desgastante. Ficava muito cansada. Chegava em casa não conseguia fazer nada e por conseguinte engordei demais.
  • Instituto Oncoguia - Você sentiu algum efeito colateral diante ao tratamento? Como lidou com isso? O que te ajudou? Denise - Com a radioterapia fiquei com a mama muito queimada. Mesmo com a hidratação constante tive partes que ficaram na carne viva. E isso incomodava muito. Ainda minha pele não voltou a cor normal e por conta disso ainda isso creme hidratante na mama.
  • Instituto Oncoguia - Como foi/é a sua relação com seu médico oncologista? Denise - Minha relação com minha medica oncologista é excelente. Tenho muita confiança nela e por isso meu tratamento está sendo bem tranquilo.
  • Instituto Oncoguia - Você se relacionou com outros profissionais? Se sim, quais e por quê? Denise - Faço consultas também com meu ginecologista e com a mastologista. E quando fiz a radioterapia tinha acompanhamento semanal com a médica da rádio.
  • Instituto Oncoguia - Você fez ou faz acompanhamento psicológico? Se sim, conte-nos um pouco sobre a importância desse profissional nessa fase da sua vida. Denise - Não fiz tratamento psicológico. Meu apoio incondicional foi da minha família e uma multidão de amigos. Minha família esteve sempre do meu lado e não me deixavam abater.
  • Instituto Oncoguia - Como está a sua vida hoje? Denise - Hoje apenas tomo um comprimido todos os dias e levo uma vida normal. Faço ginástica, trabalho, danço e me divirto muito, porque eu mereço ser feliz.
  • Instituto Oncoguia - Você continua trabalhando ou parou por causa do câncer? Denise - Na época do tratamento tive de parar de trabalhar porque como sou professora, e de Matemática, escrevo muito na lousa. Por conta disso tive de me afastar porque não conseguia levantar muito o braço.
  • Instituto Oncoguia - Você buscou seus direitos? Se sim, quais? Denise - Fiquei afastada pelo INSS. A principio o perito me deu um mês, Depois voltei e remarquei outra perícia porque não me sentia confortável ainda. Quando voltei à perícia estava com a mama toda queimada aí nesse momento, foi uma perita, me deu mais alguns meses e voltei a trabalhar nesse mês de Setembro.
  • Instituto Oncoguia - Quais são seus projetos para o futuro? Denise - O meu maior projeto é ter uma vida normal e viver cada dia intensamente. Ser feliz e um dia viver sem esse medo e a sombra de tudo isso voltar.
  • Instituto Oncoguia - Que orientações você daria para alguém que está recebendo o diagnóstico de câncer hoje? Denise - Para você que recebeu esse diagnóstico eu tenho uma coisa muito importante para te dizer: Tenha fé, fique sempre ao lado de sua família e não desanime, tudo vai passar e o Sol vai tornar a brilhar.
  • Instituto Oncoguia - Como você conheceu o Oncoguia? Denise - Conheci o Oncoguia quando pesquisava sobre a doença depois do diagnóstico. Me ajudou muito, principalmente os depoimentos que li.
  • Instituto Oncoguia - Você tem alguma sugestão a nos dar? Denise - Continuem a informar. Precisamos muito saber o que está e ainda acontecerá conosco.
  • Instituto Oncoguia - O que você acha que deveria ser feito para melhorar a situação do câncer no Brasil? Deixe um recado para os políticos brasileiros! Denise - Meu tratamento foi feito em Belo Horizonte e felizmente fui muito bem tratada. Hoje saiu de uma consulta com todos os exames agendados, com o meu remédio e também com no próximo retorno. Sei que não são em todos os lugares que isso acontece, por isso peço para os nossos políticos que olhem por esse pacientes. Todos merecem um tratamento mais humanizado.
Multimídia

Acesse a galeria do TV Oncoguia e Biblioteca

Folhetos

Diferentes materiais educativos para download

Doações

Faça você também parte desta batalha

Cadastro

Mantenha-se conectado ao nosso trabalho