[Câncer de Tireoide] Denis Willian Sambo Da Silva

Aprendendo com Você
Denis Willian Sambo da Silva
  • Instituto Oncoguia - Quem é você? (idade, profissão, tem filhos, casada, cidade e estado?) Denis - Sou o Denis, tenho 25 anos, sou programador, solteiro e sou de São Paulo - SP.
  • Instituto Oncoguia - Como foi que você descobriu que estava com câncer? Denis - Em exames de rotina, tenho casos de diabetes na família, então resolvi passar em uma consulta de rotina para avaliar os níveis de glicemia, colesterol e assim que adentrei no consultório a médica me perguntou se eu já sabia que tinha nódulo na tireoide, desta forma já seguiu solicitando exames complementares.
  • Instituto Oncoguia - Você apresentou sinais e sintomas do câncer? Quais? Denis - Embora o nódulo já estivesse visível no pescoço eu não imaginava e não apresentava nenhum sintoma.
  • Instituto Oncoguia - Quais dificuldades você enfrentou para fechar o seu diagnóstico? Denis - Precisei fazer uma punção complementar para avaliar se um linfonodo aumentado era metástase ou reacional e tive muita resistência do plano para liberar o procedimento e então fiz pelo particular, sem este exame não poderia prosseguir com a cirurgia.
  • Instituto Oncoguia - Como você ficou quando recebeu o diagnóstico? O que sentiu? No que pensou? Denis - Fiquei desnorteado, embora tenho outros casos de câncer na família jamais imaginaria que receberia um diagnóstico tão cedo, aos 24 anos ainda mais por não apresentar qualquer sintoma. No começo sofri muito mas depois aceitei que para me curar teria que enfrentar tudo com a cabeça erguida.
  • Instituto Oncoguia - Qual foi a sua maior preocupação neste momento? Denis - Se eu ficaria com alguma sequela, meu médico disse que dependendo do tamanho do tumor e localização eu poderia ficar com sequela na voz e no ombro, perda parcial de movimento, isso mexeu muito comigo.
  • Instituto Oncoguia - Você já começou o tratamento? Em que parte do tratamento você se encontra nesse momento? Se já finalizou, conte-nos um pouco sobre como foi enfrentar todos os tratamentos? Denis - Finalizei o tratamento em fevereiro deste ano, no momento estou em remissão e fazendo acompanhamento periódico com o endocrino. No começo foi difícil mas a medida que fui avançando as etapas de tratamento fui tendo mais esperança e encarando de melhor forma e também por ir conhecendo mais pessoas que tiveram sucesso neste tipo de tratamento me deu um gás maior. A radioiodoterapia foi a parte mais difícil, tive que ficar afastado dos familiares e amigos por 7 dias devido à radiação foi difícil, sem contar que tive enjoo muito forte.
  • Instituto Oncoguia - Em sua opinião, qual é o tratamento mais difícil? Por quê? Denis - A etapa mais difícil foi a radioiodoterapia, tive que ficar afastado de familiares e amigos por 7 dias por conta da radiação e também senti muitos enjoos após tomar a medicação.
  • Instituto Oncoguia - Você sentiu algum efeito colateral diante ao tratamento? Como lidou com isso? O que te ajudou? Denis - Senti muito enjoo durante a iodoterapia, fui orientado e tomar muito suco de limão e comer coisas leves e bastante fruta para minimizar os efeitos colaterais do tratamento.
  • Instituto Oncoguia - Como foi/é a sua relação com seu médico oncologista? Denis - Foi muito boa, embora eu tenha mudado de médico por conta do plano de saúde, os médicos foram atenciosos e respondiam todas as minhas duvidas.
  • Instituto Oncoguia - Você se relacionou com outros profissionais? Se sim, quais e por quê? Denis - Cirurgião e endocrinologista.
  • Instituto Oncoguia - Você fez ou faz acompanhamento psicológico? Se sim, conte-nos um pouco sobre a importância desse profissional nessa fase da sua vida. Denis - Não fiz, mas ainda penso seriamente em procurar auxílio de um psicólogo, toda vez que preciso fazer os exames de acompanhamento acabo ficando bastante triste e receoso.
  • Instituto Oncoguia - Como está a sua vida hoje? Denis - Minha vida hoje está de volta ao que era antes, este processo todo me fez mudar muito e encaro a vida de outra forma e aprecio melhor coisas simples do dia a dia, o fato de ter saúde já me deixa feliz e disposto a buscar todos os meus sonhos.
  • Instituto Oncoguia - Você continua trabalhando ou parou por causa do câncer? Denis - Não cheguei a me afastar, o período máximo foi 15 dias.
  • Instituto Oncoguia - Você buscou seus direitos? Se sim, quais? Denis - Não precisei.
  • Instituto Oncoguia - Quais são seus projetos para o futuro? Denis - Viajar bastante, continuar aproveitando minha vida e realizar meus sonhos, crescer profissionalmente e principalmente estar sempre ao lado da minha família.
  • Instituto Oncoguia - Que orientações você daria para alguém que está recebendo o diagnóstico de câncer hoje? Denis - Calma, muita calma. O câncer de tireoide tem excelentes chances de cura, chega a 98%. No meu caso a preocupação e medo foram meus piores inimigos durante o tratamento, a maioria dos meus medos não se concretizaram e acabei sofrendo muito por antecedência e olha, não vale a pena.
  • Instituto Oncoguia - Como você conheceu o Oncoguia? Denis - Através do facebook.
  • Instituto Oncoguia - Você tem alguma sugestão a nos dar? Denis - Não, acho o trabalho de vocês fantástico.
  • Instituto Oncoguia - O que você acha que deveria ser feito para melhorar a situação do câncer no Brasil? Deixe um recado para os políticos brasileiros! Denis - Rapidez nas consultas e diagnóstico, é muito ruim você saber que tem uma doença e ver que o tempo está passando e suas chances de cura sendo afetada. Se um político sofresse na pele o que é ter câncer por um momento com certeza eles investiriam mais na saúde. O tratamento de câncer deveria ser prioritário e ninguém deveria esperar mais do que 1 mês para iniciar o tratamento, estamos numa luta contra o tempo.
Multimídia

Acesse a galeria do TV Oncoguia e Biblioteca

Folhetos

Diferentes materiais educativos para download

Doações

Faça você também parte desta batalha

Cadastro

Mantenha-se conectado ao nosso trabalho