[Linfoma Não Hodgkin ] Cristina

Aprendendo com Você
  • Instituto Oncoguia - Quem é você? (idade, profissão, tem filhos, casada, cidade e estado?) Cristina - Me chamo Cristina, tenho 46 anos, sou dona de casa, não tenho filhos, sou casada. Moro em Belo Horizonte, MG.
  • Instituto Oncoguia - Como foi que você descobriu que estava com câncer? Cristina - De repente senti uma dor muito forte do quadril até a coxa esquerdo, não passava com nenhum tipo de medicamento. Fui a vários médicos que deram inúmeros diagnósticos errados, até que fui em um ortopedista, que pediu uma ressonância.
  • Instituto Oncoguia - Você apresentou sinais e sintomas do câncer? Quais? Cristina - Até descobrir não sentia nada,foi tudo muito rápido. As vezes sentia uns disparos no peito e falta de ar aí os médicos falavam que era ansiedade.
  • Instituto Oncoguia - Quais dificuldades você enfrentou para fechar o seu diagnóstico? Cristina - Muitas. Vários diagnósticos e medicamentos errados, muito descaso até encontrar os médicos que salvaram minha vida.
  • Instituto Oncoguia - Como você ficou quando recebeu o diagnóstico? O que sentiu? No que pensou? Cristina - Meu mundo caiu. Eu cheguei a desconfiar que poderia estar com câncer, já que nenhum remédio tirava a dor. Porém, os médicos falavam que era problema muscular. Me senti no fundo do poço quando soube que era câncer avançado, mas tinha fé que iria sobreviver. Só pensava: não quero morrer.
  • Instituto Oncoguia - Qual foi a sua maior preocupação neste momento? Cristina - Pra ser sincera, só queria ficar livre da dor e que não amputassem minha perna.
  • Instituto Oncoguia - Você já começou o tratamento? Em que parte do tratamento você se encontra nesse momento? Se já finalizou, conte-nos um pouco sobre como foi enfrentar todos os tratamentos? Cristina - Já terminei o tratamento. Fiz 2 protocolos de quimio e rádio como não havia zerado o LNH me encaminharam para um TMO autólogo em agosto/2017. De lá pra cá estou em remissão e sigo com consultas a cada 4 meses.
  • Instituto Oncoguia - Em sua opinião, qual é o tratamento mais difícil? Por quê? Cristina - O primeiro protocolo de quimio foi tranquilo mas deixou sequela cardíaca, o segundo protocolo foi um pouco mais difícil tive 2 internações nesse protocolo, tive pneumonia. A rádio foi o mais fácil. O TMO autólogo foi o mais difícil.
  • Instituto Oncoguia - Você sentiu algum efeito colateral diante ao tratamento? Como lidou com isso? O que te ajudou? Cristina - Sentia a boca extremamente seca, aí me mantinha bem hidratada. Tive muitos formigamentos nos pés que com o tempo passou. No geral foram desconfortos que diante da doença eu não né preocupação muito. Só queria me curar.
  • Instituto Oncoguia - Como foi/é a sua relação com seu médico oncologista? Cristina - Passei por vários médicos ( trato pelo SUS então de tempos em tempos mudam o médico). Estou passando pelo quarto oncologista todos foram uma benção em minha vida, se interessaram pelo meu caso e fizeram o seu melhor.
  • Instituto Oncoguia - Você se relacionou com outros profissionais? Se sim, quais e por quê? Cristina - No hospital onde faço tratamento, passamos por vários médicos.
  • Instituto Oncoguia - Você fez ou faz acompanhamento psicológico? Se sim, conte-nos um pouco sobre a importância desse profissional nessa fase da sua vida. Cristina - Faço desde 2016, quando fui diagnosticada com LNH. Eu amo fazer terapia. Me ajudou e ajuda a entender e aceitar o que passei. Através da terapia aprendi a ver que a vida continua.
  • Instituto Oncoguia - Como está a sua vida hoje? Cristina - Estou bem. Vivo um dia de cada vez. Claro que às vezes tenho meus momentos de preocupação afinal o câncer acaba virando uma sombra que querendo ou não vai nos acompanhar durante a vida. Cabe a nós ter fé e vivermos na melhor forma possível.
  • Instituto Oncoguia - Você continua trabalhando ou parou por causa do câncer? Cristina - Não trabalho mais. O LNH atingiu minha parte óssea.
  • Instituto Oncoguia - Você buscou seus direitos? Se sim, quais? Cristina - Sim. Recebo do INSS.
  • Instituto Oncoguia - Quais são seus projetos para o futuro? Cristina - Continuar cuidando da minha saúde, perder o peso que ganhei com tratamento. Fazer cursos.
  • Instituto Oncoguia - Que orientações você daria para alguém que está recebendo o diagnóstico de câncer hoje? Cristina - Chore chore chore! Depois respira fundo e vai! É sofrido, mas passa e lá na frente você terá uma longa experiência de vida.
  • Instituto Oncoguia - Como você conheceu o Oncoguia? Cristina - Através de pesquisa na internet.
  • Instituto Oncoguia - Você tem alguma sugestão a nos dar? Cristina - Continuem assim.
  • Instituto Oncoguia - O que você acha que deveria ser feito para melhorar a situação do câncer no Brasil? Deixe um recado para os políticos brasileiros! Cristina - Deviam se colocar no lugar da população, o que é bem difícil. Se tomassem vergonha e parassem de roubar e tanta corrupção e investissem em pesquisas tenho certeza que encontrariam a cura do câncer.
Multimídia

Acesse a galeria do TV Oncoguia e Biblioteca

Folhetos

Diferentes materiais educativos para download

Doações

Faça você também parte desta batalha

Cadastro

Mantenha-se conectado ao nosso trabalho