[Câncer de Mama] Cristiane Montandon

Aprendendo com Você
  • Instituto Oncoguia - Quem é você? (idade, profissão, tem filhos, casada, cidade e estado?) Cristiane - 48 anos. Administradora e profissional de marketing, 2 filhos, casada, de Brasília, DF.
  • Instituto Oncoguia - Como foi que você descobriu que estava com câncer? Cristiane - Fazendo exames ginecológicos de rotina.
  • Instituto Oncoguia - Você apresentou sinais e sintomas do câncer? Quais? Cristiane - Nenhum.
  • Instituto Oncoguia - Quais dificuldades você enfrentou para fechar o seu diagnóstico? Cristiane - Após o diagnóstico de BI-RADS 4, foram feitos vários exames até chegar na biopsia.
  • Instituto Oncoguia - Como você ficou quando recebeu o diagnóstico? O que sentiu? No que pensou? Cristiane - Fiquei surpresa, não fiquei assustada. Senti que precisaria me cuidar mais e me informar sobre o laudo. Minha gineco é minha prima e me indicou médicos de sua confiança. Isso me deu tranquilidade em todo o processo. Fiz também tratamento espiritual num centro kardecista que frequento há 8 anos.
  • Instituto Oncoguia - Qual foi a sua maior preocupação neste momento? Cristiane - Saber qual o tratamento adequado e iniciar imediatamente.
  • Instituto Oncoguia - Você já começou o tratamento? Em que parte do tratamento você se encontra nesse momento? Se já finalizou, conte-nos um pouco sobre como foi enfrentar todos os tratamentos? Cristiane - "Já terminei", isto é, após todo o tratamento quimioterápico, terei q tomar por 05 anos um comprimido diário de tamoxifeno, tratamento continuado de hormonioterapia. Resumo deste case: Fiz exames de mamografia e outros de rotina, em março de 2015, após 6 meses do anterior. No resultado da mamografia houve uma evolução num nódulo de birads 2 para 4. Então foi solicitado pela ginecologista acompanhamento com uma mastologista. Essa solicitou novos exames para chegarmos até a biópsia. Após o diagnóstico de Carcinoma Ductal Invasivo, a mastologista indicou imediatamente a cirurgia de retirado do nódulo e por precaução, de toda a mama esquerda, pois haviam microcalcificações. A mastologista também indicou um cirurgião plástico de sua confiança e 2 oncologistas para continuidade do tratamento. Fiz um tratamento longo, por precaução, pois inicialmente tive um tumor pequeno. 1,3 cm e foi ótimo resultado e não precisaria de QT. mas com o resultado da imunoistoquímica, após a retirada da mama, descobrimos um segundo nódulo com 2.1 cm, então tive q fazer 16 sessões. Nos resultados saíram em 20/08. fiz a cirurgia em set/2015 e iniciei a QT em out/2015 finalizando em abril/2016.
  • Instituto Oncoguia - Em sua opinião, qual é o tratamento mais difícil? Por quê? Cristiane - Para mim foi a QT vermelha, que foram as 4 ultimas sessões do total de 16, sendo 12 brancas e 4 vermelhas... Passei mal, fiquei com a imunidade mais baixa e fiquei muito mais indisposta e esgotada.
  • Instituto Oncoguia - Você sentiu algum efeito colateral diante ao tratamento? Como lidou com isso? O que te ajudou? Cristiane - Vários... Nas primeiras sessões tive problemas intestinais e nas seguintes tive problemas com paladar e falta de apetite, reação alérgica ao medicamento, conjuntivites, sem falar na queda de cabelo... E nas últimas me sentia muito mal após o segundo dia da QT.
  • Instituto Oncoguia - Como foi/é a sua relação com seu médico oncologista? Cristiane - Ótima, mas infelizmente terei que trocar pois meu convênio mudou e a clínica não está no quadro.
  • Instituto Oncoguia - Você se relacionou com outros profissionais? Se sim, quais e por quê? Cristiane - Fiz exame com psicólogo uma vez, com nutricionista e com a ginecologista, oncologista e mastologista.
  • Instituto Oncoguia - Você fez ou faz acompanhamento psicológico? Se sim, conte-nos um pouco sobre a importância desse profissional nessa fase da sua vida. Cristiane - Não faço. Fiquei muito bem, tive muito apoio de família e amigos. Além da orientação espiritual e exercícios físicos que fiz durante todo o tratamento.
  • Instituto Oncoguia - Como está a sua vida hoje? Cristiane - Após 5 meses de finalizar o tratamento, fiz a cirurgia reparadora da mama direita (particular) fiquei bem e viajei 1 mês depois em férias com minha família. Curtimos muito e hoje me sinto curada apesar de me incomodar com este remédio que traz reações da menopausa.
  • Instituto Oncoguia - Você continua trabalhando ou parou por causa do câncer? Cristiane - Nunca parei de trabalhar.
  • Instituto Oncoguia - Você buscou seus direitos? Se sim, quais? Cristiane - Ainda não... Tenho muitas dúvidas.
  • Instituto Oncoguia - Quais são seus projetos para o futuro? Cristiane - Voltar a trabalhar com o pique total, pois apesar de não parar diminuí o ritmo.
  • Instituto Oncoguia - Que orientações você daria para alguém que está recebendo o diagnóstico de câncer hoje? Cristiane - Ter tranquilidade, tratar a doença e não viver a doença. Fazer o tratamento conforme indicação do especialista e confiar em Deus. Tudo na vida passa... Inclusive o que é ruim. E ELE nos ajuda a viver melhor a cada dia.
  • Instituto Oncoguia - Como você conheceu o Oncoguia? Cristiane - Indicação.
  • Instituto Oncoguia - Você tem alguma sugestão a nos dar? Cristiane - Divulgar mais.
  • Instituto Oncoguia - O que você acha que deveria ser feito para melhorar a situação do câncer no Brasil? Deixe um recado para os políticos brasileiros! Cristiane - Não gosto de políticos! Mas gostaria q tivesse um grupo de políticos que passaram pelo câncer para cuidar do assunto. Só assim saberíamos que um deles poderia ter interesse real.
Multimídia

Acesse a galeria do TV Oncoguia e Biblioteca

Folhetos

Diferentes materiais educativos para download

Doações

Faça você também parte desta batalha

Cadastro

Mantenha-se conectado ao nosso trabalho