[Câncer de Mama] Christina Fátima Gaspar Gonçalves

Aprendendo com Você
Christina Fátima Gaspar Gonçalves
  • Instituto Oncoguia - Quem é você? (idade, profissão, tem filhos, casada, cidade e estado?) Christina - Sou uma pessoa que encara tudo numa boa! Tenho 57 anos, sou agente administrativa e me formei em assistente social. Sou divorciada e tenho cinco filhos.
  • Instituto Oncoguia - Como foi que você descobriu que estava com câncer? Christina - Fiz o preventivo no ano anterior e o médico apenas me informou sobre um nódulo novo, já que fazia o monitoramento de um fibroadenoma que já havia operado e retornou. Como ele não falou mais nada, pensei que fosse benigno e no ano seguinte, lá estava eu com câncer...
  • Instituto Oncoguia - Você apresentou sinais e sintomas do câncer? Quais? Christina - Senti muita fraqueza e perda muscular.
  • Instituto Oncoguia - Quais dificuldades você enfrentou para fechar o seu diagnóstico? Christina - Nenhuma, pois tudo ocorreu muito rápido. Pra falar a verdade, nem voltei ao ginecologista! Vi o resultado e procurei um oncologista imediatamente que confirmou a doença.
  • Instituto Oncoguia - Como você ficou quando recebeu o diagnóstico? O que sentiu? No que pensou? Christina - Quando ele confirmou o diagnóstico e disse que eu teria que fazer a mastectomia, continuei tranquila. Ele me perguntou se eu não iria chorar e perguntei: porque? Não sei! Tem que chorar? Nunca tive câncer antes e não sei! Ele me abraçou e falou algo sobre maturidade emocional.
  • Instituto Oncoguia - Qual foi a sua maior preocupação neste momento? Christina - O medo da cirurgia, mas acertei isso na minha cabeça e geri bem. Foi só um momento, porque não costumo alimentar sentimentos negativos, então pensei que ia dar tudo certo, que estava sendo atendida por uma equipe maravilhosa e o mais importante - minha confiança em Deus!
  • Instituto Oncoguia - Você já começou o tratamento? Em que parte do tratamento você se encontra nesse momento? Se já finalizou, conte-nos um pouco sobre como foi enfrentar todos os tratamentos? Christina - Sobre o pós operatório, foi horrível ficar com a sonda por oito dias. Com vinte e oito dias de operada, retornei ao trabalho, pois tive uma boa cicatrização e não foi preciso o esvaziamento axilar. Agora, acabo de fazer a penúltima quimioterapia, protocolo FEC da qual não apresentei sintomas desagradáveis, apenas a queda do cabelo e enjoo apenas no dia que faço.
  • Instituto Oncoguia - Em sua opinião, qual é o tratamento mais difícil? Por quê? Christina - Bem, não gosto do expansor. Acho que o modo que ele é colocado não se adapta bem ao corpo, provocando um repuxo desagradável na área da axila. Acho muito desconfortável, nem queria colocar. Falei para o meu médico que não teria problema em ter apenas uma mama e isto nem afetaria a minha coluna por eles serem bem pequenos. Agora, reluto em colocar a prótese de silicone... Ainda estou pensando sobre isso.
  • Instituto Oncoguia - Você sentiu algum efeito colateral diante ao tratamento? Como lidou com isso? O que te ajudou? Christina - Só a queda de cabelo e um pouco de enjoo no dia da quimio.
  • Instituto Oncoguia - Como foi/é a sua relação com seu médico oncologista? Christina - Meu oncologista é uma pessoa incrível, humana, até porque teve câncer também, mas já está curado. Tenho total confiança nele, apesar de achá-lo otimista demais.
  • Instituto Oncoguia - Você se relacionou com outros profissionais? Se sim, quais e por quê? Christina - Agora na fase da quimioterapia, estou com outro oncologista, responsável por esta área na clínica. Mas é complicado se relacionar com outros profissionais da saúde! Precisei ir ao pronto socorro em certo momento por estar com a pressão muito alta e o médico não prescreveu nada, dizendo para eu falar com o meu oncologista! Sugiro até que os oncologistas tenham outras especialidades porque esta foi a queixa principal de muitas amigas que precisaram de outras especialidades médicas!
  • Instituto Oncoguia - Você fez ou faz acompanhamento psicológico? Se sim, conte-nos um pouco sobre a importância desse profissional nessa fase da sua vida. Christina - Não faço. Meus amigos psicólogos dizem que tenho uma força muito grande, o que chamo de fé em Deus.
  • Instituto Oncoguia - Como está a sua vida hoje? Christina - Eu vivo o dia de hoje! Acordo agradecendo a Deus por mais um dia, cuido da minha casa e vou trabalhar, só me ausentando nos dias da quimio. Tenho sempre gente querida por perto, amo e me sinto amada pela família e por amigos. Faço ginástica pela manhã ou seja, vivo normalmente. O câncer não pode ser ignorado mas não deve ser entronizado na vida de ninguém!
  • Instituto Oncoguia - Você continua trabalhando ou parou por causa do câncer? Christina - Continuo e estou prestando concurso público para assistente social! Estudo duas ou três horas de noite e estou muito confiante!
  • Instituto Oncoguia - Você buscou seus direitos? Se sim, quais? Christina - Tenho plano de saúde da empresa que trabalho. Foi bom por um lado, mas não posso ter o vale social, porque meu tratamento não foi pelo SUS. Quanto a isenção do IPTU, tenho que ter o NIS, que já estou providenciando. Existe informação sobre direitos mas não são divulgadas. Recorro sempre à este site quando preciso de orientação.
  • Instituto Oncoguia - Quais são seus projetos para o futuro? Christina - Tenho meu projeto de vida e caminho na direção dele, com algumas adequações, é claro. Vivo normalmente por que para mim, essa fase não foi o fim do mundo e me ajudou a rever conceitos e ver a mim mesma e ao mundo de uma forma mais especial.
  • Instituto Oncoguia - Que orientações você daria para alguém que está recebendo o diagnóstico de câncer hoje? Christina - Diria que a última palavra vem de Deus! Precisamos de uma boa equipe médica mas, antes de tudo, de ter fé em Deus! Que esta pessoa não pode ter crise de autopiedade, não se entregar a ela, não ter pânico, porque todas essas coisas vêm na nossa cabeça mas nós não podemos alojá-las! Confie e viva!
  • Instituto Oncoguia - Como você conheceu o Oncoguia? Christina - Procurando sites sobre câncer no Google. Adorei a página e acesso todo dia! Vocês são uma equipe maravilhosa!
  • Instituto Oncoguia - Você tem alguma sugestão a nos dar? Christina - Sugiro que vocês continuem assim, levando informação ao paciente oncológico, à sua família, fortalecendo laços de amor no convívio humano e semeando esperança!
  • Instituto Oncoguia - O que você acha que deveria ser feito para melhorar a situação do câncer no Brasil? Deixe um recado para os políticos brasileiros! Christina - Creio que as campanhas de conscientização deveriam ser mais intensas, mais agressivas para que maior número de pessoas sejam alcançadas. A Política Nacional de Prevenção e Controle do Câncer (2013) define, nos artigos 21 ao 25, as responsabilidades dos gestores do SUS na condução das ações nesta área. Destaco esta: X - promover o intercâmbio de experiências e estimular o desenvolvimento de estudos e de pesquisas que busquem o aperfeiçoamento, a inovação de tecnologias e a disseminação de conhecimentos voltados à promoção da saúde, à prevenção e ao cuidado das pessoas com câncer. Creio que se cumprirem a lei, tudo irá bem para os pacientes crônicos.
Multimídia

Acesse a galeria do TV Oncoguia e Biblioteca

Folhetos

Diferentes materiais educativos para download

Doações

Faça você também parte desta batalha

Cadastro

Mantenha-se conectado ao nosso trabalho