[Câncer de Mama Avançado] Catarina

Aprendendo com Você
Catarina
  • Instituto Oncoguia - Quem é você? (idade, profissão, tem filhos, casada, cidade e estado?) Catarina - Tenho 31 anos, 1 filha linda chamada Ana Julia com 10 anos, sou casada com Manoel há 8 anos, moro em são pedro da Aldeia - RJ.
  • Instituto Oncoguia - Como foi que você descobriu que estava com câncer? Catarina - Após um verão perfeito, fui passar hidratante no corpo senti algo na mama direita. Fui ao Ginecologista e ela acreditou ser apenas nódulos. Apos 1 mês aquele carocinho aderiu a pele. Entre idas e vindas de exames pré operatório, descobriu metástase no figado e osso.
  • Instituto Oncoguia - Você apresentou sinais e sintomas do câncer? Quais? Catarina - Na mama direita ele aderiu a pele, no fêmur senti dores e na coluna também.
  • Instituto Oncoguia - Quais dificuldades você enfrentou para fechar o seu diagnóstico? Catarina - Minha ginecologista não acreditou muito no inicio. mas apos foi tudo muito rápido.
  • Instituto Oncoguia - Como você ficou quando recebeu o diagnóstico? O que sentiu? No que pensou? Catarina - Fiquei arrasada. Tinha 29 anos, amamentei minha filha, não tenho casos de câncer na família, era completamente fora dos padrões. Naquela sexta feira, lembro a dor de ler o resultado como se fosse hoje. Senti essa dor por 3x, na mama, depois figado e depois no osso. Essa dor me ensinou a ser forte! Pensava muito na minha filha e na minha mãe! Meu marido estava ao meu lado...ele que nunca deixou a peteca cair!
  • Instituto Oncoguia - Qual foi a sua maior preocupação neste momento? Catarina - Acho que de inicio era como contar para minha mãe, como explica pra minha filha, o que vem por ai... Eu não sabia como ia começar e que tipo de vida teria, estamos acostumado a ver o câncer como uma sentença de morte. E não e..! To aqui pra mostrar!
  • Instituto Oncoguia - Você já começou o tratamento? Em que parte do tratamento você se encontra nesse momento? Se já finalizou, conte-nos um pouco sobre como foi enfrentar todos os tratamentos? Catarina - Comecei o tratamento rápido. Após o diagnostico de metástase corremos contra o tempo. Fiz radio na lesão da coluna e do fêmur direito. Fiz protocolo de petuzumab e transtuzumab. Fiz quimioterapia com docetaxel e carboplatina. Estou na menopausa induzida também. Enfrenta eles doeu novamente, perde os cabelos, cílios, vi minha auto estima indo pelo ralo...Doeu...Mas me fortaleceu! Hoje faço a cada 21 dias o pertuzumab e transtuzumab.
  • Instituto Oncoguia - Em sua opinião, qual é o tratamento mais difícil? Por quê? Catarina - Quimioterapia, sem duvidas. Os efeitos colaterais e as reações. Não existe não se importar com os cabelos caindo. Foi bem difícil, mas superei!
  • Instituto Oncoguia - Você sentiu algum efeito colateral diante ao tratamento? Como lidou com isso? O que te ajudou? Catarina - Sentia muito enjoo e fraqueza. Procurei ter uma alimentação saudável ao extremo! Suco e frutas!
  • Instituto Oncoguia - Como foi/é a sua relação com seu médico oncologista? Catarina - Ótima! Temos uma liberdade e me sinto em boas mãos.
  • Instituto Oncoguia - Você se relacionou com outros profissionais? Se sim, quais e por quê? Catarina - Até o momento não.
  • Instituto Oncoguia - Você fez ou faz acompanhamento psicológico? Se sim, conte-nos um pouco sobre a importância desse profissional nessa fase da sua vida. Catarina - Ainda não precisei. De início foi tudo muito difícil, mas aceitei e enfrentei!
  • Instituto Oncoguia - Como está a sua vida hoje? Catarina - Hoje tento levar uma vida normal nos intervalos das medicação e exames! Faço medicação a cada 21 dias. Mas consigo fazer tudo que quero. Saio com amigos, curto meu marido e minha filha. Tento ter uma rotina normal!
  • Instituto Oncoguia - Você continua trabalhando ou parou por causa do câncer? Catarina - Parei pela imunidade, infelizmente não pude continuar. Hoje ajudo minha irmã no escritório de contabilidade dela.
  • Instituto Oncoguia - Você buscou seus direitos? Se sim, quais? Catarina - Sim, saquei meu FGTS e dei entrada no auxílio doença.
  • Instituto Oncoguia - Quais são seus projetos para o futuro? Catarina - Viver! Sou formada em técnica de enfermagem e ano que vem pretendo fazer algo em relação a pacientes oncológicos!
  • Instituto Oncoguia - Que orientações você daria para alguém que está recebendo o diagnóstico de câncer hoje? Catarina - Chore, sofra, se der o direito de sofrer, e sua vida e você precisa passar por isso. Mas depois...Lute. Existe muito vida após o diagnostico!
  • Instituto Oncoguia - Como você conheceu o Oncoguia? Catarina - Por uma amiga de peito. Maria Paula, Lenço do dia!
  • Instituto Oncoguia - O que você acha que deveria ser feito para melhorar a situação do câncer no Brasil? Deixe um recado para os políticos brasileiros! Catarina - Acho que deveria ser mais falado. Temos que mostrar que o câncer não e uma sentença de morte, existe muita vida apos o diagnostico. e que nos paciente de câncer de mama metastático precisamos de espaço! Precisam ouvir a nossa voz!
Multimídia

Acesse a galeria do TV Oncoguia e Biblioteca

Folhetos

Diferentes materiais educativos para download

Doações

Faça você também parte desta batalha

Cadastro

Mantenha-se conectado ao nosso trabalho