[] [CÂNCER DE PELE] Conceição Gomes

Aprendendo com Você
  • Conceição GomesInstituto Oncoguia - Você poderia se apresentar?

    Conceição Gomes - Meu nome é Conceição Gomes. Tenho 58 anos. Nascida em São Paulo/SP, casada há quase 36 anos. Tenho dois filhos e duas netas lindas. Sou aposentada e cuidadora do meu marido que hoje é PNE (cadeirante). Adoro ler, fazer artesanato, cozinhar, cuidar do meu lar e viajar.
     
    Instituto Oncoguia - Qual seu tipo de câncer?

    Conceição Gomes - Fui diagnosticada com câncer há alguns meses, após varias visitas e tentativas de tratamento com dermatologista que acreditada que eu tinha uma simples dermatite. Fiz inúmeros exames e o ultimo para verificar Luppus e nada, tudo negativo.

    Instituto Oncoguia - Como foi que você descobriu que estava com câncer?

    Conceição Gomes - Após eu decidir marcar uma consulta com Oncologista. Na primeira consulta já se suspeitou de Carcinoma Basocelular na orelha direita. Sendo confirmado posteriormente através de exames como Ressonância magnética.

    Instituto Oncoguia - Como você ficou quando recebeu o diagnóstico?

    Conceição Gomes - Assustada pois no exame além do carcinoma acusou um problema nas cordas vocais, que necessitavam de biopsia. A sensação quando recebi a confirmação foi muito estranha eu não entendi. Bem, demorei algum tempo para perceber que no primeiro momento a única opção seria passar por uma cirurgia

    Instituto Oncoguia - Qual foi a sua maior preocupação neste momento?

    Conceição Gomes - Tentei não pensar em preocupação só queria resolver tudo o mais rápido possível.

    Instituto Oncoguia - O que aconteceu depois disso?

    Conceição Gomes - Após vários exames foi indicado a necessidade para eu passar em consulta com um Cirurgião de Cabeça e Pescoço, Dr. Sergio Monteiro Uchoa, que me encaminhou para tratamento no Instituto Brasileiro de Controle do Cancer (IBCC). Fui atendida pela Dra. Joamara Nogueira Ramos, que em conjunto com outros  médicos, inclusive o Dr. Sergio Uchoa, realizaram no dia 09 de dezembro a ressecção da orelha direita e biopsia das cordas vocais.

    Instituto Oncoguia - Você já começou o tratamento?

    Conceição Gomes - Inicialmente o tratamento prioritário foi a retirado do tumor e as biopsias. Vou aguardar os laudos para inicio de janeiro/2015.

    Instituto Oncoguia - Em sua opinião, qual é o tratamento mais difícil?

    Conceição Gomes - Nesta primeira fase a cirurgia, pois a orelha ainda está infeccionada, estou fazendo uso de antibióticos. Ainda dói bastante, e são realizados dois curativos por dia.

    Instituto Oncoguia - Você teve efeitos colaterais?

    Conceição Gomes - Por enquanto dor forte no local e tonturas.

    Instituto Oncoguia - Como foi a relação com o seu médico?

    Conceição Gomes - A relação primeiramente com o Dr. Sergio foi muito tranquila, ele passa as informações de maneira bem clara e me senti segura. Depois com a Dra. Joamara foi a mesma sensação.

    Instituto Oncoguia - Com que outro profissional você se relacionou?

    Conceição Gomes - Somente com o anestesista no dia da cirurgia.

    Instituto Oncoguia - Você fez acompanhamento psicológico?

    Conceição Gomes - Não, ainda não, mas se julgarem necessário farei sem problemas.
         
    Instituto Oncoguia - E com nutricionista?

    Conceição Gomes - Em pauta para o inicio do ano, julgo ser um grande aliado ao tratamento.

    Instituto Oncoguia - Como está a sua vida hoje?

    Conceição Gomes - Posso dizer que está bem, tenho levado um dia de cada vez e tentado solucionar problemas  que aparecem em função da doença e da cirurgia sempre como prioritários.

    Instituto Oncoguia - Conte-nos sobre seu trabalho e planos para o futuro.

    Conceição Gomes - Bem, sou aposentada e cuido do meu marido que hoje é PME (cadeirante), mas meus planos são poder dispor de um tempo trabalhando como Voluntária.
         
    Instituto Oncoguia - Que orientações você daria para alguém que está recebendo o diagnóstico de câncer hoje?

    Conceição Gomes - Primeiramente buscar informações, repartir com a família e amigos a situação. Mas acima de tudo buscar forças dentro de si e ter muita fé.
         
    Instituto Oncoguia - Qual a importância da informação durante o tratamento de um câncer?

    Conceição Gomes - Já passei por alguns problemas de doença, não como o câncer, mas sempre busquei informações, acredito que temos um respaldo maior para encarar cada etapa.
         
    Instituto Oncoguia - Você buscou se informar?

    Conceição Gomes - Sim. Com os médicos, em leitura inclusive de um livro que muito me ajudou: Com a Vida de Novo, uma abordagem de Auto Ajuda, foi de grande valia.
         
    Instituto Oncoguia - Como você conheceu o Oncoguia?

    Conceição Gomes - Através da indicação de uma amiga que também teve câncer.
         
    Instituto Oncoguia - Você tem alguma sugestão a nos dar?

    Conceição Gomes - Tentar fazer chegar o conteúdo para pessoas menos esclarecidas, através de palestras ou mesmo grupo de voluntários que possam faze-lo.
         
    Instituto Oncoguia - Você sabia que possuímos um trabalho focado na melhoria da situação do Câncer no Brasil? Estamos sempre em contato com políticos e gestores que podem ajudar a melhorar as políticas públicas brasileiras relacionadas ao câncer. Se você fosse mandar um recado para um político, o que você gostaria que mudasse ou melhorasse considerando tudo o que você passou?

    Conceição Gomes - Como a saúde está um caos e os convênios ainda podem suprir, ajustar o tempo de atendimento dos convênios que em alguns casos só são liberados na justiça. E isto desgasta quem já está tão frágil e vulnerável.
Multimídia

Acesse a galeria do TV Oncoguia e Biblioteca

Folhetos

Diferentes materiais educativos para download

Doações

Faça você também parte desta batalha

Cadastro

Mantenha-se conectado ao nosso trabalho