[] [CÂNCER DE OROFARINGE E PALATO] Benito Valerio

Aprendendo com Você
  • Instituto Oncoguia - Você poderia se apresentar?  

    Benito Valerio - Benito Mussulini Mana Valerio, tenho 53 anos, moro em Cataguases/MG. Fico mais no computador, tendo uma vida muito sedentária pois quando ando as vezes fico meio zonzo (já faz 6 anos e ainda não descobri a causa da zonzeira, talvez seja a radioterapia ou até mesmo a quimioterapia).

    Instituto Oncoguia - Qual seu tipo de câncer ?

    Benito Valerio - Em maio de 2008 descobri o câncer de orofaringe e palato.

    Instituto Oncoguia - Como foi que você descobriu que estava com câncer?

    Benito Valerio - Foi no final de 2007, quando comia, a comida ao bater na garganta doía um pouco, peguei uma lanterna e vi uma coisa diferenciada, tipo um pus. Procurei o SUS da minha cidade e vi que os médicos não estão preparados para diagnosticar nada, me receitaram Benzetacil. Eu logo disse a ele para me encaminhar ao Hospital do Câncer para fazer biópsia, pois isto é coisa séria! Se não me encaminhar irei sozinho. E fui! E lá estava ele, bem adiantado! Demorei 5 meses com exames e burocracia mas consegui com a FUNDAÇÃO LAEL VARRELA a minha vida de volta. Onde tenho muito a agradecer e dizer que fui muito bem tratado. 

    Instituto Oncoguia - Como você ficou quando recebeu o diagnóstico?

    Benito Valerio - Nada me atacou, pois o pior para mim foi a perda da minha mãe em 2005, aí sim fiquei abalado. Quanto ao câncer deixei para Jesus resolver pois sabendo que jamais alguém poderia resolver se não Ele.

    Instituto Oncoguia - Qual foi a sua maior preocupação neste momento?

    Benito Valerio - Tinha uma sobrinha que ajudei minha irmã a criar, pois minha irmã trabalhava, ficando eu o responsável para levar a aula e buscar e muitas coisas que eu fazia, aí foi que pensei logo nela. Então pedi a Jesus e a Deus. Ela tinha seus 8 anos mais ou menos e eu pedi a Deus que me desse uma chance de vê-la crescer e estudar e ter uma vida regrada de saúde e bom estudo e sua mãe casada e bem estruturada para que nada falte a ela, aí sim poderia me levar, pois estaria com minha missão cumprida e Ele me concedeu essa chance. 

    Instituto Oncoguia - O que aconteceu depois disso?

    Benito Valerio - Fiz a cirurgia, fiquei 11 dias internado. Foi cirurgia radical, foram 104 pontos. Foi coisa com as mãos de Deus! Bom, consegui passar pela cirurgia e fui fazer radioterapia e quimioterapia, que por sinal foi onde eu comecei a passar muito mal, pois as duas juntas foi pesado e acredito que foi uma prova de minha vontade de viver, pois perdi 11 quilos e virava e mexia eu tomava soro e sangue, pois não comia. Você perde a fome, você perde as forças, você perde tudo, somente a vontade de viver é maior.

    Instituto Oncoguia - Você já começou o tratamento?

    Benito Valerio - Já, graças a Deus por sinal, no final de 2012 apareceu mais um no palato, este mexeu comigo pois parece que por ser menor, causou muita secreção e ela parece que me derruba, pois não sei cuspir e nem escarrar, portanto ela desce para o pulmão ou coisa assim. Pois, antes desta não tinha nada no pulmão, agora, após esta cirurgia com três meses apareceu um velamento parcial, depois, após seis meses apareceu uma forte lesão residual no terço inferior do pulmão esquerdo. Já levei ao médico e ele disse que não é nada. Estou a espera da minha revisão na Fundação para mostrar ao meu médico para ver o que pode ser ou fazer melhores exames para preventivo. Ele me derrubou mais, pois após ele que começaram as zonzeiras, o que me atacou mais e não saio muito de casa. Eu gostaria muito de poder ter uma vida melhor, podendo sair mesmo sem dente e com a boca torta, nada disso me importa! Queria sim poder pescar e passear, mas o medo da zonzeira me deixa sedentário e fico sentado no computador, o que acaba me causando outros problemas como dor e lombalgia.

    Instituto Oncoguia - Em sua opinião, qual é o tratamento mais difícil? 

    Benito Valerio - Acho que quimioterapia junto com radioterapia pois derruba muito a pessoa.  Talvez seja cada tipo de câncer ou cada tipo de quimioterapia, eu principalmente consegui vencer o meu, mas imagino que minha quimioterapia e radioterapia (34 sessões) foram pesadas. Esta foi a pior fase!

    Instituto Oncoguia - Você teve efeitos colaterais? 

    Benito Valerio - Vários. Consegui ter uma anemia chamada talassemia de presente do câncer !

    Instituto Oncoguia - Como foi a relação com o seu médico?

    Benito Valerio - Muito boa, mais sinceramente, ótima! Pois sem o apoio de um bom médico, em todos os aspectos, sendo amigo e com a paciência necessária que o paciente precisa, seria impossível.
     
    Instituto Oncoguia - Com que outro profissional você se relacionou? 

    Benito Valerio - Com o médico de quimioterapia e a médica de anemia e da radioterapia.

    Instituto Oncoguia - Você fez acompanhamento psicológico?

    Benito Valerio - Esta parte como sempre é a pior, pois já não é na fundação, depende de prefeitura e por sinal é a pior em todos sentidos, até porque se depender dela em muitos casos você morre, igual a muitos amigos meus que já morreram por falta de apoio e falta de prevenção e por falta de exames e competência geral. 

    Instituto Oncoguia - E com nutricionista?

    Benito Valerio - Ótima, com minha cirurgia do palato ela solicitou a comida por sonda durante 30 dias em casa, por sinal o juiz, em dezembro de 2012 deu tutela antecipada por motivo de doença com perigo de morte por falta da alimentação e simplesmente a prefeitura até hoje não pagou e nem matando eles pagam, mas adoram gastar com carnaval. Deveria o Governo Federal travar dinheiro para o município que não cumpre a lei de prioridade e nem respeita ordem judicial pois infelizmente o judiciário no Brasil é igual lixo, ninguém respeita mais. Se eu trabalhasse nele eu teria vergonha de dizer que trabalho no judiciário, para não expor minha família pois é vergonhoso um prefeito não respeitar a Lei.

    Instituto Oncoguia - Você está em tratamento ou já finalizou?

    Benito Valerio - Estou em fase de revisões de 6 em 6 meses. 

    Instituto Oncoguia - Como está a sua vida hoje? 

    Benito Valerio - Sedentária por falta de apoio e médicos competentes para descobrir porque fico zonzo.

    Instituto Oncoguia - Conte-nos sobre seu trabalho e planos para o futuro.

    Benito Valerio - Sem planos, pois sinto muita zonzeira e os médicos nada sabem.

    Instituto Oncoguia - Que orientações você daria para alguém que está recebendo o diagnóstico de câncer hoje?

    Benito Valerio - Muita calma e peça sempre ajuda a Deus, mas não cobre nada Dele, apenas a ajuda e força para aceitar o que Ele mandar, pois ao meu ver não podemos pedir nada, porque Ele nos deu uma vida maravilhosa então já estamos em débito com Ele. Peça só apoio e força para vencer o que vier. Então peça força para encarar o que vier e peça para que seja mais leve seus problemas, pois sequelas infelizmente sempre tem, mas se você escapar com ajuda de Deus , você esquece todas as sequelas, pois, somente Ele pode te dar nova vida mas para isto não precisa pedir, basta pedir força para encarar esta batalha que Ele te deu para encarar.

    Instituto Oncoguia - Qual a importância da informação durante o tratamento de um câncer?

    Benito Valerio - De grande importância, tudo que ensinar preste atenção. Caso não consiga se concentrar, peça para um amigo ou alguém da família pois nesta hora você irá precisar muito de alguém ao seu lado.

    Instituto Oncoguia - Você buscou se informar?

    Benito Valerio - Sempre gostei de ler e fui descobrindo o que não acontece com a maioria do povo.

    Instituto Oncoguia - Como você conheceu o Oncoguia? 
     
    Benito Valerio - Através do CNJ.

    Instituto Oncoguia - Você tem alguma sugestão a nos dar?

    Benito Valerio - Não, somente que dar todo apoio a quem precisa, pois vocês não têm ideia do que existe neste país afora, que televisão não mostra e os políticos não deixam pois a coisa é feia.
      
    Instituto Oncoguia - Você sabia que possuímos um trabalho focado na melhoria da situação do Câncer no Brasil? Estamos sempre em contato com políticos e gestores que podem ajudar a melhorar as políticas públicas brasileiras relacionadas ao câncer. Se você fosse mandar um recado para um político, o que você gostaria que mudasse ou melhorasse considerando tudo o que você passou?  

    Benito Valerio - Mas infelizmente não vão mandar ... Os políticos estaduais e prefeitos não deixam mandar ...
    Dou uma sugestão, que tirem o dinheiro dos estados e das prefeituras e repassem direto aos Hospitais de Câncer e os tratamentos com certeza serão mais rápidos e os exames mais rápidos também. O Câncer tem prioridade, aquele que não atender deveria cumprir um ano de cadeia imediatamente!
Multimídia

Acesse a galeria do TV Oncoguia e Biblioteca

Folhetos

Diferentes materiais educativos para download

Doações

Faça você também parte desta batalha

Cadastro

Mantenha-se conectado ao nosso trabalho