[] [CÂNCER DE MAMA] Isabel Pinto

Aprendendo com Você
  • Isabel Pinto, diagnosticada com câncer de mama, nos enviou este depoimento a fim de dividir sua experiência, e quem sabe, ajudar outras pessoas que estejam passando pela mesma experiência.

    Leia abaixo a história de Isabel Pinto.

    Sou a Isabel Costa Pinto, mineira de BH, professora do Ensino Fundamental, séries iniciais, o que faço porque amo muito. Gosto de ler, conversar, ouvir histórias, estar com pessoas.

     Fui diagnosticada com carcinoma in situ, na mama esquerda.

    Em 2009, como sempre, ao fazer exames de rotina no final do ano, minha ginecologista encaminhou-me a um mastologista, pois a mamografia indicava um achado incomum, "microcalcificações agrupadas na mama esquerda".

    Até realmente ser confirmado que aquilo era mesmo câncer (uns 03 meses), fiquei tranquila, sem acreditar...Depois chorei muito no dia que recebi o resultado da biópsia, estava sozinha em casa, então aproveitei...rsrs... depois lembrei-me da Palavra de Deus, (pois sou evangélica), que nos diz : "se te mostrares fraco no dia da angústia, tua força será pequena. pv24.10". Pedi a Deus que me ajudasse a ser forte e com a ajuda de minha família, amigos da Igreja e em geral, que oraram por mim, fui fortalecida e passei essa primeira fase do tratamento segura e tranquila. Fiz duas cirurgias (agosto e outubro de 2010); a 2ª para ampliação das margens (as margens se mostraram livres!)  e então a oncologista encaminhou-me pra radioterapia, onde fiz 28 sessões. Terminei no final de 2010.

    A radio queimou bastante minha pele, e então, quando a pele começou a soltar, passava um pouquinho de maisena e logo a pele melhorou.
     
    Fiz tudo no Hospital Alberto Cavalcante, aqui mesmo em BH. Minha mastologista na época me disse que a chance da radio dar certo era de 50%. Se aparecessem novas microcalcificações eu seria submetida a uma mastectomia.

    2011 transcorreu tranquilamente, fiz a mamografia de 06 meses, 01 ano,01 ano e 06 meses e quando foi em 2013, na mamografia de 02 anos, as microcalcificações reapareceram na mesma mama, em alguns pontos distintos e também próximo ao local da primeira vez. O resultado estava lacrado com uma fita adesiva amarela, o que me assustou um pouco. 

    Depois disso, nunca mais voltei ao hospital sozinha, pois sofri muito naquele dia, de apreensão e medo mesmo.

    Da primeira vez a oncologista não quis me receitar o tamoxifeno pois achava desnecessário, dado o tipo de câncer, o estágio que se apresentava, minha idade etc.

    Em 2012 fiz uma histerectomia total, pois estava com hemorragia, anemia e dois pólipos suspeitos. Graças a Deus os pólipos não eram nada. A anemia melhorou assim que fiz a cirurgia, graças a Deus! Sofri um pouco, porque queria muito ter outro filho, mas não engravidava... Mas ainda bem que tenho um, de 17 anos, presente de Deus!

    Bem, depois que foi descoberto o problema novamente, fiz nova biópsia, por agulhamento e também uma punção na mama direita, pra ver dois nódulos que apareceram lá ( ai...mas não deu nada, graças a Deus!).

    Assim que saiu o resultado da biópsia fui encaminhada pra mastectomia, e, confesso, o que era pra ser a pior das minhas internações, foi a mais feliz! Com a graça de Deus, carinho e orações das pessoas que me amam, nem chorei... o que sempre fazia das outras vezes (escondido...rsrsrs). A cirurgia foi tranquila, a recuperação, uma benção! Muito carinho e atenção do meu mastologista, Dr. Lúcio Perri Resende e sua equipe, como também da fisioterapeuta. Fiz também a biópsia do linfonodo sentinela, que deu negativo (que alívio!), graças a Deus!!! Estou com um expansor desde a cirurgia, em setembro do ano passado, e em breve farei a reconstrução definitiva.

    Inicialmente as perspectivas não eram boas pra reconstrução, por causa da pele depois da radio, mas pelo jeito vai ficar muito bom!

    Minha relação com meu médico é de confiança e respeito. Ele sempre me esclarece os passos e é bem seguro no que faz. Todos os profissionais do hospital são atenciosos e bem comprometidos com o acolhimento, atendimento e acompanhamento dos pacientes. Pessoas de vários interiores de MG se tratam lá. Tive acompanhamento psicológico, da fisioterapeuta, cardiologista, oncologista, terapeuta ocupacional, atendentes, profissionais do raio x, dos exames de imagem (todos inesquecíveis, pela atenção, cuidado e respeito).

    Não precisei tomar a quimio nem o tamoxifeno. Farei apenas o acompanhamento com a oncologista que marcou um retorno pra março, se Deus quiser.

    Hoje vivo melhor que antes; sem ansiedade, sem medo de morrer, mais feliz com cada dia, mais cheia de esperança e amor (aumentou o espaço no lado esquerdo rsrs...!). Estou tentando me alimentar melhor e manter um peso adequado pra uma vida saudável.

    Todos que convivem comigo foram impactados e tem se cuidado melhor.

    Tenho trabalhado normalmente, assim que termino as etapas do tratamento. Quero continuar meu trabalho, que é maravilhoso, e fazê-lo com mais dedicação. Quem sabe terei a graça de ver muitos ex-alunos virarem médicos?!

    Espero que quem estiver lendo sobre mim, seja inspirado a crer e vencer os desafios que essa doença traz, pois afinal, desde que nascemos temos que lutar pra sobreviver, pois não é brincadeira não, tantas doenças por aí... Lute por você mesmo com fé em Deus e a certeza que Ele vela por nós e faz sempre o melhor pra quem confia nele. Não se desespere, faça tudo direitinho e tudo dará certo.

     As informações tiram um pouco da ansiedade, ajudam a entender as entrelinhas...

    Procurei o Oncoguia pra saber sobre os direitos das pessoas com câncer, e me foi muito útil.

    Espero que muitos médicos se dediquem a descobrir métodos e caminhos melhores pra tratar essa doença e que os políticos criem leis de incentivo à pesquisa pela cura do câncer, a tratamentos mais eficazes, menos efeitos colaterais, mais hospitais no interior, enfim, que eles vejam com carinho a situação da saúde pública no país, apoiando esses profissionais tão corajosos, os nossos médicos.

    Forte abraço pra todos, um 2014 de muita cura, paz, alegria e fé em Deus!!!
Multimídia

Acesse a galeria do TV Oncoguia e Biblioteca

Folhetos

Diferentes materiais educativos para download

Doações

Faça você também parte desta batalha

Cadastro

Mantenha-se conectado ao nosso trabalho