[] [CÂNCER DE MAMA] Fernanda Marques

Aprendendo com Você
  • Instituto Oncoguia - Você poderia se apresentar? 

    Fernanda Marques - Fernanda Marques, 56 anos, moro no Rio de Janeiro/RJ,  gosto de ler, viajar, praticar yoga, caminhar e fazer trilha.

    Instituto Oncoguia - Qual seu tipo de câncer ?  

    Fernanda Marques - Foi um câncer de mama.

    Instituto Oncoguia - Como foi que você descobriu que estava com câncer?

    Fernanda Marques - Passado um mês de ter feito todos os exames de rotina, descobri um pequeno caroço na mama esquerda, retornei a ginecologista que já me encaminhou ao mastologista que refez alguns exames, solicitou novos e confirmou o diagnóstico.

    Instituto Oncoguia - Como você ficou quando recebeu o diagnóstico? 

    Fernanda Marques - Fui sozinha à consulta, mesmo porque não levava muita fé de que pudesse ser um caroço maligno. O médico e sua assistente são pessoas maravilhosas que me ajudaram e ampararam.  O meu atordoamento foi tanto que peguei o metrô para a zona sul, e moro na Tijuca ! Mas respirei, liguei para meu namorado na época e para meu irmão. Cheguei em casa e sentei com meus filhos e o apoio foi incondicional.

    Instituto Oncoguia - Qual foi a sua maior preocupação neste momento?

    Fernanda Marques - Só pensava em fazer o restante dos procedimentos para o mais rápido possível resolver a situação, tirar aquele caroço que não me pertencia. E no prazo de um mês e meio já tinha operado e marcado a primeira consulta com o oncologista.

    Instituto Oncoguia - O que aconteceu depois disso?

    Fernanda Marques - Depois da consulta e já com a certeza do tratamento, saí do consultório e fui direto cortar o cabelo, pois a quimioterapia era a mais forte (4 ao todo) e no dia seguinte comprei a peruca mais parecida com o meu o meu novo estilo. A primeira químio foi no dia 08/12/2008 e como um reloginho (o meu oncologista já havia me dito que depois de 15 dias o cabelo cairia) no dia 24/12 – véspera de Natal – o cabelo caia aos chumaços. Foi muito marcante, as datas foram mentalmente anotadas e jamais serão esquecidas. 
     
    Instituto Oncoguia - Em sua opinião, qual é o tratamento mais difícil? 

    Fernanda Marques - Sou espírita e acredito com certeza que nada nos acontece por acaso, nem um fio de meu cabelo que estava caindo era por acaso e nem tão pouco a data também – véspera do Natal - foi por acaso. O mais difícil de todo o processo foi me interiorizar e entender o motivo de estar passando por todo aquele processo. Esse auto conhecimento, o motivo pelo qual o caroço se desenvolveu na mama esquerda – lado do coração – quais as mágoas que foram guardadas, como me livrar delas, o que fazer para agora limpar o meu corpo mental, o meu corpo energético e perispiritual para me livrar de vez do problema e não deixar que as células cancerígenas - que todos temos e que estão latentes - acordassem e se proliferassem novamente mais rapidamente que as células perfeitas... Muita leitura de livros que falavam sobre energia e câncer que me ajudassem a responder a essas perguntas, muito perdão, perdão e perdão a pessoas que da boca para fora já estavam perdoadas havia muito tempo, mas por dentro senti que não havia perdoado... enfim, um enorme crescimento com esse processo todo. 

    Instituto Oncoguia - Você teve efeitos colaterais? 

    Fernanda Marques - Efeitos colaterais com a químio:  perda do cabelo, sobrancelhas e demais pelos. Na primeira químio saí ótima, e como fazia trilha, a energia era enorme para subir montanha. Na segunda, uma diarreia de 5 dias, mas suportável, na terceira, coceira no corpo todo por uns 5 dias também e na última não senti nada. Na radioterapia não houve nenhum problema.

    Instituto Oncoguia - Como foi a relação com o seu médico?

    Fernanda Marques - Muito boas, aliás com os dois médicos, o mastologista e o oncologista. São amigos até hoje.

    Instituto Oncoguia - Com que outro profissional você se relacionou? 

    Fernanda Marques - Com a equipe do Centro de Oncologista, a enfermeira e a nutricionista.

    Instituto Oncoguia - Você fez acompanhamento psicológico?

    Fernanda Marques - Não. Não foi necessário.

    Instituto Oncoguia - E com nutricionista?

    Fernanda Marques - Sim, da equipe do oncologista.

    Instituto Oncoguia - Você está em tratamento ou já finalizou?

    Fernanda Marques - Acabei em 2009.

    Instituto Oncoguia - Como está a sua vida hoje? 

    Fernanda Marques - Perfeita e muito feliz.  

    Instituto Oncoguia - Conte-nos sobre seu trabalho e planos para o futuro.

    Fernanda Marques - Hoje trabalho com a terceira idade, dando pratica de Yoga semanalmente e, além do curso de instrutor de Yoga, fiz também o de terapia Ayurveda e oriento as pessoas a seguirem uma vida mais natural, equilibrada e ativa. Nota: minha formação é Estatística – trabalhei 33 anos nessa área. Penso agora em fazer um curso de fitoterapia. Todo o trabalho que faço hoje não é remunerado, já me aposentei e o que ganho me sustento.  
       
    Instituto Oncoguia - Que orientações você daria para alguém que está recebendo o diagnóstico de câncer hoje?

    Fernanda Marques - Que procure o mais rapidamente operar, se for o caso, ou seguir a risca o tratamento que os médicos prescreverem. Procure, depois disso, fazer auto análise, procure uma prática religiosa, procure trabalhar em algumas horas da semana para o próximo, conhecendo outras pessoas, suas dificuldades e necessidades, e, se gostar, fazer leituras que ajudem a entender todo o processo. 
     
     Instituto Oncoguia - Qual a importância da informação durante o tratamento de um câncer?

    Fernanda Marques - Toda, para que a pessoa possa trabalhar a seu favor procurando fazer outros tratamentos de autocura.

    Instituto Oncoguia - Você buscou se informar? 

    Fernanda Marques - Sim, quando você está aberta a energia flui e tudo vem às tuas mãos aos poucos e nos momentos certos, sem desesperos e atropelos. Uma leitura foi puxando a outra, as "tribos” que frequento indicavam livros, sites, cursos, etc, etc, etc, e veio...

    Instituto Oncoguia - Como você conheceu o Oncoguia? 

    Fernanda Marques - Pelo Google.
     
    Instituto Oncoguia - Você tem alguma sugestão a nos dar?

    Fernanda Marques - Gostei do site e do trabalho que vocês desenvolvem, acho esse canal de extrema importância para quem está passando esse problema para que possam se manifestar e se abrir. A princípio nada a acrescentar, mas prometo que vou olhar mais atentamente e se tiver algo repasso a vocês. Parabéns ! 
     
    Instituto Oncoguia - Você sabia que possuímos um trabalho focado na melhoria da situação do Câncer no Brasil? 

    Fernanda Marques - Estou tomando conhecimento agora.

    Instituto Oncoguia - Estamos sempre em contato com políticos e gestores que podem ajudar a melhorar as políticas públicas brasileiras relacionadas ao câncer. Se você fosse mandar um recado para um político, o que você gostaria que mudasse ou melhorasse considerando tudo o que você passou?  

    Fernanda Marques - Todo o meu tratamento foi perfeito e coberto pelo plano de saúde, mas tenho plena consciência que sou um dos pontos outline da curva e que a maioria da nossa população não tem essa excelência. O país arrecada dinheiro suficiente para ter os melhores centros de tratamento em cada município acima de determinado patamar de população. O que vemos é desumano. Aqui no Rio temos o INCA – Instituto Nacional do Câncer – e diariamente você pode ver dezenas de vans de prefeituras do interior trazendo as pessoas para fazer o tratamento. Muitas vezes o tratamento ocorre pela manhã e elas só retornam no final do dia, e às vezes sem dinheiro se quer para almoçar ou tomar um lanche. Só quem passa pode saber como é difícil, e se você puder ter acesso digno a tratamentos, bons hospitais de ponta, com certeza uma parte do processo será mais ameno. 
Multimídia

Acesse a galeria do TV Oncoguia e Biblioteca

Folhetos

Diferentes materiais educativos para download

Doações

Faça você também parte desta batalha

Cadastro

Mantenha-se conectado ao nosso trabalho