[] [CÂNCER DE ESTÔMAGO] Marísia De Barros

Aprendendo com Você
  • Instituto Oncoguia - Você poderia se apresentar?

    Marísia de Barros - Marísia Pereira de Barros, 53 anos, moro em Palmas/ TO. O que mais gosto é curtir minha família e viajar. Meu trabalho é muito importante para mim, amo o que faço! Sou dedicada e comprometida. Trabalho na área de meio ambiente (projetos socioambientais).

    Instituto Oncoguia - Qual seu tipo de câncer ?

    Marísia de Barros - Tive câncer de estômago (adenocarcinoma gástrico).

    Instituto Oncoguia - Como foi que você descobriu que estava com câncer?

    Marísia de Barros - Descobri através de uma endoscopia, no início de agosto/2008. Tive gastrite moderada três anos antes, me tratei, inclusive tomando os antibióticos para combater a bactéria H.Pilori. Voltei a sentir os sintomas de uma gastrite e procurei o médico para fazer os exames de rotina.

    Instituto Oncoguia - Como você ficou quando recebeu o diagnóstico? 

    Marísia de Barros - Sinceramente, parece que deu um branco, sem reação. Não conseguia racionar. Liguei para minha irmã Solange e li o resultado para ela. Imediatamente ela ligou para o médico da família e ele me atendeu no mesmo dia e me encaminhou para um especialista, na cidade de Goiânia. Ele me tranquilizou bastante, dizendo que o câncer não estava avançado, era muito pequeno (3 cm) e que a chance de cura era muito grande.

    Instituto Oncoguia - Qual foi a sua maior preocupação neste momento?

    Marísia de Barros - Naquele momento, minha única preocupação era meu filho que estava com 16 anos, adolescente. Não queria partir e deixá-lo ainda precisando de mim. Morava sozinha com ele. 

    Instituto Oncoguia - O que aconteceu depois disso?

    Marísia de Barros - Na sequência fui para Goiânia e me operei no dia 18/08/2008, no Hospital Araujo Jorge. Foi tudo muito rápido – diagnóstico / consulta / novos exames / cirurgia... Estava com pressa! Fiz a cirurgia de gastrectomia total, apesar do tumor ser pequeno e devido a localização, o médico achou pertinente retirar todo o estômago. Me assustou bastante, mas não questionei, estava apavorada, com  muito medo. Mas não conseguia ter reação, não chorei em nenhum momento, não demonstrei preocupação para minha família. Não queria que eles sofressem! Minha mãe estava tão assustada que nem me acompanhou na viagem para Goiânia, ela achava que eu não voltaria. Minha irmã Solange, meu cunhado Heber e meu irmão Adelmo me acompanharam o tempo todo com muito carinho e atenção!

    Instituto Oncoguia - Você já começou o tratamento?

    Marísia de Barros - Já finalizei o tratamento. Hoje faço o check-up anual e não tive mais nada! 

    Instituto Oncoguia - Em sua opinião, qual é o tratamento mais difícil? 

    Marísia de Barros - Não tive grandes complicações. Sou muito abençoada! Não precisei fazer quimioterapia, nem radioterapia. A junta médica, após receber os resultados da biópsia do material cirúrgico não recomendou quimio.

    Instituto Oncoguia - Você teve efeitos colaterais?  

    Marísia de Barros - Após a cirurgia, a adaptação com a nova realidade é um processo contínuo... Cuidados com a alimentação, comer devagar, comer pouco ... foi um processo lento, mas sem grandes problemas. Diarreia é coisa do passado, praticamente não tenho mais, exceto quando extrapolo na alimentação – gordura ou doce concentrado. Tenho um grande incômodo com refluxo, que atualmente tem aumentado, inclusive um aspecto que nunca tive, agora tem aparecido com frequência que é uma dor fina, bem no encontro do esôfago. Preciso pesquisar o que está acontecendo, que será realizado no meu próximo check-up.

    Instituto Oncoguia - Como foi a relação com o seu médico?

    Marísia de Barros - Muito boa! Meu médico, Dr. Osterno Queiroz é um excelente profissional, me acompanhou e tranquilizou durante todo o tempo. Me senti muito segura no momento em que ele falou sobre os procedimentos da cirurgia, como seria daquele momento em diante, riscos e etc.

    Instituto Oncoguia - Com que outro profissional você se relacionou? 

    Marísia de Barros - Faço acompanhamento com outro profissional da minha cidade, Palmas/TO, o Dr. José Joel Carneiro, médico ortomolecular. 

    Instituto Oncoguia - Você fez acompanhamento psicológico?

    Marísia de Barros - Não. Somente na clínica em Goiânia quando foi diagnosticado o câncer, uma psicológica conversou comigo após a consulta. Mas não fiz mais nenhuma consulta.

    Instituto Oncoguia - E com nutricionista?

    Marísia de Barros - Fiz algumas consultas com nutricionista no início do tratamento, após a cirurgia, mas não continuei pois, na minha cidade não consegui uma nutricionista com experiência em oncologia. Então as dietas eram somente direcionadas para uma pessoa que queria manter o peso "tal”...

    Instituto Oncoguia - Você está em tratamento ou já finalizou?

    Marísia de Barros - Já finalizei o tratamento. Na realidade, como não fiz quimio e nem radioterapia, inicialmente fazia check-up de seis em seis meses. Hoje faço acompanhamento anualmente. Como já mencionei, somente tenho refluxo que me incomoda. 

    Instituto Oncoguia - Como está a sua vida hoje? 

    Marísia de Barros - Vida praticamente normal, trabalho normalmente. Os cuidados, por exemplo, é quando viajo, quando estou em grupo, de ter alguns incômodos que às vezes as pessoas que estão com você ficam preocupados – refluxo, diarreia, dor abdominal (quando como e bebo junto). Mas faço tudo normalmente.

    Instituto Oncoguia - Conte-nos sobre seu trabalho e planos para o futuro.

    Marísia de Barros - Meu trabalho é muito intenso e é preciso muita dedicação, pois trabalho no setor hidrelétrico e exige trabalho fora do horário. Meu trabalho é fora do meu município, e vou em casa de 45 em 45 dias. Meu plano é continuar trabalhando, não consigo ficar parada. Me aposentei, mas por tempo de contribuição, então a renda caiu consideravelmente. E também não é minha pretensão ficar sem trabalhar. O que pretendo é ter um trabalho mais tranquilo, que eu possa ficar mais em casa, com minha família. Gostaria muito de acompanhar o crescimento da minha neta, que hoje está com 04 anos. Quero ser uma avó presente, daquelas que paparica, leva na escola, passeia, brinca, viaja....

    Instituto Oncoguia - Que orientações você daria para alguém que está recebendo o diagnóstico de câncer hoje?

    Marísia de Barros - A fé é primordial! O apoio e carinho da família é que dão estrutura para não se desesperar. Procure tratamento imediatamente, não se entregue e já ache que vai morrer! Enfim, lutar e confiar no Pai.

    Instituto Oncoguia - Qual a importância da informação durante o tratamento de um câncer?

    Marísia de Barros - Fundamental ter conhecimento sobre todos os riscos e como está seu tratamento. Você tem que ter confiança no seu médico e buscar seguir suas recomendações.

    Instituto Oncoguia - Você buscou se informar? 

    Marísia de Barros - Lendo vários artigos e depoimentos de pessoas que tiveram esta doença. 

    Instituto Oncoguia - Como você conheceu o Oncoguia?  

    Marísia de Barros - Buscando informações sobre o câncer de estômago. Até hoje busco me informar sobre esta doença, se tem alguma informação nova. Estava buscando informações sobre o refluxo, que tem me incomodado muito – pode ser um novo câncer, pode virar câncer? – Li um artigo sobre gastrite alcalina de refluxo, ai vão surgindo as dúvidas. Estava buscando informações também sobre o imposto de renda para pacientes oncológicos.

    Instituto Oncoguia - Você tem alguma sugestão a nos dar?

    Marísia de Barros - Neste momento não. Mas gostaria de parabenizá-los pelo excelente site. Muitas informações importantes! Neste momento estou lendo sobre o exame de colonoscopia pois meu médico indicou que deve fazer parte da bateria dos exames que faço anualmente. Já fiz duas vezes.

    Instituto Oncoguia - Você sabia que possuímos um trabalho focado na melhoria da situação do Câncer no Brasil? Estamos sempre em contato com políticos e gestores que podem ajudar a melhorar as políticas públicas brasileiras relacionadas ao câncer. Se você fosse mandar um recado para um político, o que você gostaria que mudasse ou melhorasse considerando tudo o que você passou? 

    Marísia de Barros - Gostaria que melhorassem o atendimento e as condições para o tratamento público, em todos os sentidos – atendimento rápido, hospitais com bons equipamentos e adequados exames ao alcance de todos, médicos comprometidos, especialistas em todas as áreas. Tenho plano de saúde e não passei por grandes problemas no atendimento, mas acompanhei e vi muita tristeza nos hospitais e clínicas.
Multimídia

Acesse a galeria do TV Oncoguia e Biblioteca

Folhetos

Diferentes materiais educativos para download

Doações

Faça você também parte desta batalha

Cadastro

Mantenha-se conectado ao nosso trabalho