[] [CÂNCER COLORRETAL] Maria Cristina

Aprendendo com Você
  • Instituto Oncoguia - Você poderia se apresentar? 

    Maria Cristina - Meu nome é Maria Cristina Simões da Silva Lima, tenho  45 anos e moro atualmente em Tupã, uma pequena cidade do interior do Estado de São Paulo.
    Sou casada, não tenho filhos e gosto muito de artes e artesanato. Eu faço patchwork (costura americana).
     
    Instituto Oncoguia - Qual seu tipo de câncer ?

    Maria Cristina - O meu tumor é um adenocarcinoma de cólon.
     
    Instituto Oncoguia - Como foi que você descobriu que estava com câncer?

    Maria Cristina - Começou com sintomas bem simples, primeiro foram as cólicas intestinais, em seguida foi a frequência com que eu ia ao banheiro, que aumentou ... depois de 2 meses com estes sintomas comecei a perceber  traços de sangue nas fezes. O gastroenterologista pediu uma colonoscopia onde foi detectado o tumor e pedido a biópsia.
     
    Instituto Oncoguia - Como você ficou quando recebeu o diagnóstico? 

    Maria Cristina - Difícil dizer o que senti, pois nesta hora eu só queria saber exatamente o que era, como seria tratado, se eu sofreria, seu tinha chance de cura ... Não me dei tempo de me desesperar. Mas, na verdade, só senti mesmo a gravidade deste diagnóstico  no dia seguinte, pois já havia uma obstrução intestinal e precisei passar por uma colostomia de urgência.
     
    Instituto Oncoguia - Qual foi a sua maior preocupação neste momento?

    Maria Cristina - Minha maior preocupação era saber como eu poderia vencer esta luta. Eu não sabia nada sobre câncer, menos ainda sobre este tipo de câncer. Eu nem sabia que existe ostomia (rs), então comecei a pesquisar em todos os sites sobre o assunto.
     
    Instituto Oncoguia - O que aconteceu depois disso?

    Maria Cristina - Meu tratamento é através do SUS, portanto fui encaminhada ao setor de oncologia da cidade, onde temos apenas um médico gastro-oncologista.
     
    Instituto Oncoguia - Você já começou o tratamento?

    Maria Cristina - Ainda não, infelizmente.  Estou fazendo exames e o pedido de tomografia (que foi feito só agora) será daqui 6 dias. Aprendi com vocês sobre a Lei dos 60 dias e no meu caso esse prazo já passou e ainda não comecei o tratamento. Segunda a médica, deve ser feito primeiro a cirurgia para retirada do tumor e depois a quimioterapia. Até agora só fiz exames para marcar a cirurgia. Desde a data do resultado da biópsia já se passaram 63 dias. Hoje é dia 18/07.
     
    Instituto Oncoguia - Em sua opinião, qual é o tratamento mais difícil? 

    Maria Cristina - Ainda não sei responder...
     
    Instituto Oncoguia - Você teve efeitos colaterais?

    Maria Cristina - Ainda não sei responder...
     
    Instituto Oncoguia - Como foi a relação com o seu médico?

    Maria Cristina - Ainda não sei responder... por enquanto desencontrada.
     
    Instituto Oncoguia - Com que outro profissional você se relacionou? 

    Maria Cristina - Com a enfermeira que cuida dos ostomizados da cidade. Tive um bom atendimento, mas percebo que precisamos de mais profissionais aqui neste setor.
     
    Instituto Oncoguia - Você fez acompanhamento psicológico?

    Maria Cristina - Não, e também não me foi sugerido ou oferecido este tratamento. Nem sei se temos esse tipo de acompanhamento...
     
    Instituto Oncoguia - E com nutricionista?

    Maria Cristina - Também não....
     
    Instituto Oncoguia - Você está em tratamento ou já finalizou?

    Maria Cristina - Ainda não comecei...
     
    Instituto Oncoguia - Como está a sua vida hoje? 

    Maria Cristina - Em suspenso, pois ainda não terminei os exames, não sei quando será a cirurgia e não consigo fazer planos ...
     
    Instituto Oncoguia - Conte-nos sobre seu trabalho e planos para o futuro.

    Maria Cristina - Eu faço artesanato, especialmente o patchwork (toalhas de mesa, colchas, bandôs, etc) e tenho 2 lojas virtuais, mas neste momento não consigo trabalhar, não posso me comprometer com encomendas, pois não sei quando será a cirurgia ...
     
    Instituto Oncoguia - Que orientações você daria para alguém que está recebendo o diagnóstico de câncer hoje?

    Maria Cristina - Procure se informar sobre tudo! É muito importante, pois só assim você poderá fazer as perguntas certas e se preparar para as novidades e as dificuldades. Pergunte absolutamente tudo o que você quer saber! Qualquer dúvida que tenha, por mais que pareça boba, não deixe de perguntar. Esteja preparada, pois assim você se ajudará.
     
    Instituto Oncoguia - Qual a importância da informação durante o tratamento de um câncer?

    Maria Cristina - Imprescindível!!!! Se o paciente não tiver informação, não poderá questionar, aprender, justificar ou mesmo reclamar!
     
    Instituto Oncoguia - Você buscou se informar? 

    Maria Cristina - Na internet e com amigas que tiveram câncer.
     
    Instituto Oncoguia - Como você conheceu o Oncoguia?  

    Maria Cristina - Foi indicado por uma amiga que está em tratamento de câncer de mama. Ela me disse que as informações a ajudaram muito e que seria bom pra mim também. E ela tinha razão, eu consulto o site quase todo o dia (rs), sobre os mais diversos assuntos.
     
    Instituto Oncoguia - Você tem alguma sugestão a nos dar?

    Maria Cristina - Atualmente não. Talvez quando eu estiver efetivamente em tratamento eu possa contribuir com alguma informação, mas acho o site ótimo e completo do jeito que está.
     
    Instituto Oncoguia - Você sabia que possuímos um trabalho focado na melhoria da situação do Câncer no Brasil? 
    Estamos sempre em contato com políticos e gestores que podem ajudar a melhorar as políticas públicas brasileiras relacionadas ao câncer. Se você fosse mandar um recado para um político, o que você gostaria que mudasse ou melhorasse considerando tudo o que você passou?

    Maria Cristina - Meu recado seria: precisamos de mais vagas em hospitais e profissionais nesta área. Mas acima de tudo que prepare melhor os profissionais que cuidam e tratam dos pacientes com câncer! Tive a infelicidade de estar em contato com pessoas insensíveis e despreparadas. É muito doloroso ser tratada por alguém como se estivesse sendo feito um favor, quando na verdade o atendimento digno é meu direito.
Multimídia

Acesse a galeria do TV Oncoguia e Biblioteca

Folhetos

Diferentes materiais educativos para download

Doações

Faça você também parte desta batalha

Cadastro

Mantenha-se conectado ao nosso trabalho