[Câncer de Tireoide] Amanda Zumas Lolli

Aprendendo com Você
  • Instituto Oncoguia - Quem é você? (idade, profissão, tem filhos, casada, cidade e estado?) Amanda - Olá, meu nome é Amanda, tenho 20 anos sou casada moro em Umuarama/PR.
  • Instituto Oncoguia - Como foi que você descobriu que estava com câncer? Amanda - Eu descobri meu câncer sentindo um nódulo consideravelmente grande no pescoço, ele tinha 5 cm. Então foi feito punção e para meu alivio no momento era só um bócio, nada de câncer em razão do tamanho. Por estar me incomodando, meus médicos decidiram por uma tireoidectomia parcial e assim fizemos... O problema foi detectado no anatomopatológico, atrás do nódulo de 5 cm havia outro de 1 cm e esse era o engraçadinho: esse era CÂNCER!
  • Instituto Oncoguia - Você apresentou sinais e sintomas do câncer? Quais? Amanda - O único sintoma que eu pude perceber foi o nódulo palpável, mais nada.
  • Instituto Oncoguia - Quais dificuldades você enfrentou para fechar o seu diagnóstico? Amanda - O meu diagnostico foi precoce e bem preciso, logo após a descoberta no anotamo já fui internada para fazer a retirada total da glândula, fui ate o hospital para tirar os pontos da primeira cirurgia e já fiquei para a 2°.
  • Instituto Oncoguia - Como você ficou quando recebeu o diagnóstico? O que sentiu? No que pensou? Amanda - Eu senti um aperto muito grande no coração e medo, claro, eu estava sozinha em Curitiba e fui apenas tirar meus postos, mas o medico foi muito preciso no que me disse "Amanda você esta com câncer, precisamos operar novamente e isso tem que ser rápido... Amanhã, pode ser?". Nem pensei muito, logo respondi que sim e peguei o encaminhamento.
  • Instituto Oncoguia - Qual foi a sua maior preocupação neste momento? Amanda - Como ficaria minha família? O susto que foi para todos e tudo que eu julgava importante, como faculdade, emprego... Parece que tudo escapava pelos meus dedos.
  • Instituto Oncoguia - Você já começou o tratamento? Em que parte do tratamento você se encontra nesse momento? Se já finalizou, conte-nos um pouco sobre como foi enfrentar todos os tratamentos? Amanda - Eu realizei 2 tireoidectomias, a principio os médicos disseram que eu faria iodo terapia e depois de milhares de exames de imagem e sangue, na semana passada 03/03/2016, meu medico decidiu não fazer. Me restou uma microcalcificação de um pouco de tecido tireoidiano considerável, mas essa microcalsificação por enquanto não é nada, fiz punção e por enquanto farei acompanhamento para ver o desenvolvimento.
  • Instituto Oncoguia - Em sua opinião, qual é o tratamento mais difícil? Por quê? Amanda - Nesse período onde o hospital é a nossa segunda casa vê-se de tudo, ouve-se de tudo e particularmente o sofrimento da quimio me assustava muito, eu não queria passar aquela dor.
  • Instituto Oncoguia - Você sentiu algum efeito colateral diante ao tratamento? Como lidou com isso? O que te ajudou? Amanda - Os meus efeitos colaterais ocorreram por deficiência dos hormônios, antes produzidos pela tireoide. Após a cirurgia, fiquei cerca de 3 meses sem a reposição, então isso me maltratou bastante. O cansaço, fadiga, uma sensação de impotência para tudo foi a pior fase.
  • Instituto Oncoguia - Como foi/é a sua relação com seu médico oncologista? Amanda - Maravilhosa, fui muito abençoada pelos médicos que cruzaram meu caminho, eles são extremamente competentes e muito precisos.
  • Instituto Oncoguia - Você se relacionou com outros profissionais? Se sim, quais e por quê? Amanda - Nessa semana comecei a fazer terapia com a psicóloga , pois meu trauma foi relativamente grande e por medo de me tornar uma pessoa obcecada por doença e imaginar que tudo o que ocorra comigo daqui para frente seja câncer. Preferi procurar ajuda.
  • Instituto Oncoguia - Você fez ou faz acompanhamento psicológico? Se sim, conte-nos um pouco sobre a importância desse profissional nessa fase da sua vida. Amanda - Importantíssimo. Tenho apenas 20 anos e comecei minha vida a pouco tempo. Recentemente me casei e comecei a construir um futuro e quando descobri o câncer eu me imaginei sem mais nada disso. Foi apavorante... O meu câncer não ia me matar, mas o medo foi assustador e o psicológico acaba com a gente. A terapia é a continuação do tratamento, é a cura por inteiro!
  • Instituto Oncoguia - Como está a sua vida hoje? Amanda - Como tudo ainda é muito recente, eu ainda deslizo algumas vezes. Mas eu tenho muito apoio e graças a Deus eu estou bem, caminhando para voltar a ser quem eu era.
  • Instituto Oncoguia - Você continua trabalhando ou parou por causa do câncer? Amanda - Eu trabalhei o período todo, só não trabalhava nos dias de consulta. Isso me ajudava a distrair e não pensar só besteira.
  • Instituto Oncoguia - Você buscou seus direitos? Se sim, quais? Amanda - Sim, sou acadêmica do 4° ano de direito, então eu deveria fazer jus a minha futura profissão. Realizei o saque do meu FGTS e foi o que eu mais precisei no período da doença.
  • Instituto Oncoguia - Quais são seus projetos para o futuro? Amanda - Vida, meu projeto é vida. Viver mais feliz, ser melhor a cada dia e guardar para sempre as sequelas do câncer, pois por mais doloroso que ele tenha sido, me tornou um ser humano melhor.
  • Instituto Oncoguia - Que orientações você daria para alguém que está recebendo o diagnóstico de câncer hoje? Amanda - Tenha fé em Deus e ele realiza sempre o impossível. A calma é o melhor tratamento e sua chance de cura eleva 1000%.  O câncer pode te machucar, mas só você pode decidir se vai ou não permitir que isso ocorra.
  • Instituto Oncoguia - Como você conheceu o Oncoguia? Amanda - Eu conheci o Oncoguia pela internet. Procurava tudo, pesquisava tudo o que estava relacionado ao meu câncer e ao meu mundo naquele momento. O Oncoguia me ajudou muito!
  • Instituto Oncoguia - Você tem alguma sugestão a nos dar? Amanda - Falem mais da tireoide, pois ela ainda passa despercebida. Eu mesma até, antes do câncer, não sabia o que era e de sua tamanha importância para o organismo. A tireoide não é só a vilã do baixo ou sobre peso, ela é a mãe do nosso corpo e do bem estar deste.
  • Instituto Oncoguia - O que você acha que deveria ser feito para melhorar a situação do câncer no Brasil? Deixe um recado para os políticos brasileiros! Amanda - SAÚDE DEVE SER PRIORIDADE! Eu fui beneficiada, pois a minha região é excelência em tratamento, mas a saúde publica é uma vergonha!
Multimídia

Acesse a galeria do TV Oncoguia e Biblioteca

Folhetos

Diferentes materiais educativos para download

Doações

Faça você também parte desta batalha

Cadastro

Mantenha-se conectado ao nosso trabalho