[Câncer de Endométrio] Aline Dantas Leal

Aprendendo com Você
Aline Dantas Leal
  • Instituto Oncoguia - Quem é você? (idade, profissão, tem filhos, casada, cidade e estado?) Aline - Sou Aline Dantas Leal, 31 anos, atualmente estudante, não tenho filhos, casada, moro em Mogi das Cruzes, São Paulo.
  • Instituto Oncoguia - Como foi que você descobriu que estava com câncer? Aline - Através da biopsia de uma curetagem, fiz um ultrassom e nele meu útero estava muito volumoso, o endométrio muito espesso e o ovário esquerdo cheio de cistos. Eu estava sangrando muito, dai o médico achou melhor fazer uma curetagem na qual resultado da biopsia diagnosticou: Adenocarcinoma endometrial grau 3.
  • Instituto Oncoguia - Você apresentou sinais e sintomas do câncer? Quais? Aline - Sim, sangramento desregulado e muita cólica.
  • Instituto Oncoguia - Quais dificuldades você enfrentou para fechar o seu diagnóstico? Aline - A única dificuldade no início foi a aceitação.
  • Instituto Oncoguia - Como você ficou quando recebeu o diagnóstico? O que sentiu? No que pensou? Aline - De início eu só pensava que ia morrer, meu luto durou uma semana e eu estava totalmente desinformada. Daí, procurei mais informações e não encontrei ninguém na minha idade com câncer de endométrio.
  • Instituto Oncoguia - Qual foi a sua maior preocupação neste momento? Aline - Era o medo, o medo de que o câncer estivesse em outras partes do meu corpo. Porém, fiz exame de marcadores tumorais e o câncer estava somente no endométrio mesmo.
  • Instituto Oncoguia - Você já começou o tratamento? Em que parte do tratamento você se encontra nesse momento? Se já finalizou, conte-nos um pouco sobre como foi enfrentar todos os tratamentos? Aline - Fiz a cirurgia histerectomia total no início de junho, ainda não recebi o resultado da biopsia. Estou esperando para então entregar ao meu oncologista, de início ele já adiantou que a radioterapia é indispensável,.
  • Instituto Oncoguia - Como foi/é a sua relação com seu médico oncologista? Aline - Ótima, desde do início até agora sempre muito atencioso, sempre me mantendo informada de tudo, sempre explicando tudo muito bem, na cirurgia se mostrou o melhor médico que já tive. Não só o meu oncologista, como meu ginecologista também.
  • Instituto Oncoguia - Você se relacionou com outros profissionais? Se sim, quais e por quê? Aline - Com ginecologista e psicóloga, por causa do meu emocional. Com nutricionista para não aumentar de peso e também para a doença não ter chance de voltar.
  • Instituto Oncoguia - Você fez ou faz acompanhamento psicológico? Se sim, conte-nos um pouco sobre a importância desse profissional nessa fase da sua vida. Aline - Sim, faço acompanhamento... Bom, é muito importante sim ter esse tipo de acompanhamento, pois o psicólogo nos ajuda muito a enfrentar essa doença da melhor maneira, tem muitas pessoas que quando descobrem a doença ficam o emocional totalmente abalado e a ajuda do psicólogo é indispensável. No meu caso foi o contrario, meu emocional estava muito forte, mas quando eu desabei foi de uma vez só.
  • Instituto Oncoguia - Como está a sua vida hoje? Aline - Hoje estou a espera do resultado para então saber qual o tipo de tratamento que vou precisar fazer.
  • Instituto Oncoguia - Você continua trabalhando ou parou por causa do câncer? Aline - Parei por causa do câncer, estou no auxilio doença.
  • Instituto Oncoguia - Você buscou seus direitos? Se sim, quais? Aline - Sim, o meu auxilio doença.
  • Instituto Oncoguia - Quais são seus projetos para o futuro? Aline - Sarar logo e voltar a trabalhar. Também quero terminar meu curso de Bombeiro Civil e Técnico de segurança do trabalho.
  • Instituto Oncoguia - Que orientações você daria para alguém que está recebendo o diagnóstico de câncer hoje? Aline - Não se desesperar, pois o câncer tem 99,9% de chance de cura.
  • Instituto Oncoguia - Como você conheceu o Oncoguia? Aline - Pela internet, na pagina do face.
  • Instituto Oncoguia - Você tem alguma sugestão a nos dar? Aline - Continuem assim que tá muito bom, aprendi muito com vocês, vocês tiraram varias duvidas e me deram muitas orientações.
  • Instituto Oncoguia - O que você acha que deveria ser feito para melhorar a situação do câncer no Brasil? Deixe um recado para os políticos brasileiros! Aline - Muita coisa deveria ser feita, a conscientização dos políticos e a preocupação deveria ser bem maior.
Multimídia

Acesse a galeria do TV Oncoguia e Biblioteca

Folhetos

Diferentes materiais educativos para download

Doações

Faça você também parte desta batalha

Cadastro

Mantenha-se conectado ao nosso trabalho