[Câncer de Mama] Alessandra Gondim

Aprendendo com Você
Alessandra Gondim
  • Instituto Oncoguia - Quem é você? (idade, profissão, tem filhos, casada, cidade e estado?) Alessandra - Sou Alessandra, aposentada, tenho um filho e estou esperando outro, sou casada e moro no interior de Goiás.
  • Instituto Oncoguia - Como foi que você descobriu que estava com câncer? Alessandra - Sentia um nódulo na mama direita, que com o tempo cresceu. Sem dor .
  • Instituto Oncoguia - Você apresentou sinais e sintomas do câncer? Quais? Alessandra - Nada, apenas um nódulo.
  • Instituto Oncoguia - Quais dificuldades você enfrentou para fechar o seu diagnóstico? Alessandra - Meu ginecologista dizia que era apenas um cisto e que eu não precisava me preocupar. Enquanto não procurei um mastologista não pude saber o que realmente era.
  • Instituto Oncoguia - Como você ficou quando recebeu o diagnóstico? O que sentiu? No que pensou? Alessandra - Fiquei estarrecida. Pensava que iria morrer, que era o fim.
  • Instituto Oncoguia - Qual foi a sua maior preocupação neste momento? Alessandra - Em deixar meu filho sem mãe.
  • Instituto Oncoguia - Você já começou o tratamento? Em que parte do tratamento você se encontra nesse momento? Se já finalizou, conte-nos um pouco sobre como foi enfrentar todos os tratamentos? Alessandra - Finalizei meu tratamento em 2009, me encontro ótima, super saudável e feliz!!! Fácil não foi, pois tudo que nos tira da zona de conforto nos descentraliza, foram várias químios e rádios, uma correria pela vida, mas em tudo eu fui vencedora!
  • Instituto Oncoguia - Em sua opinião, qual é o tratamento mais difícil? Por quê? Alessandra - A quimioterapia é a mais difícil, atinge não só a saúde e bem estar, mas também o psicológico da gente.. Mas não é nada que não possamos vencer!
  • Instituto Oncoguia - Você sentiu algum efeito colateral diante ao tratamento? Como lidou com isso? O que te ajudou? Alessandra - Sentia enjoos, mal estar, vômitos e as vezes desânimo, tomava muito líquido, comia frutas ainda que sem querer e fiz também o uso do sumo de hortelã com salsa. Ajuda no sistema imunológico.
  • Instituto Oncoguia - Como foi/é a sua relação com seu médico oncologista? Alessandra - Fria. Ele só falava o que tinha que ser falado e com frieza por si só, mas foi muito responsável e isso basta! Já meu mastologista cuidou e cuida de mim até hoje, virou um amigo irmão.
  • Instituto Oncoguia - Você se relacionou com outros profissionais? Se sim, quais e por quê? Alessandra - Sim com o mastologista, ele era paciente para ouvir meus medos e dúvidas, me ajudava em tudo!
  • Instituto Oncoguia - Você fez ou faz acompanhamento psicológico? Se sim, conte-nos um pouco sobre a importância desse profissional nessa fase da sua vida. Alessandra - Fui apenas na primeira consulta ao psicólogo e vi que não precisaria daquilo. Tenho amigos e família pra conversar e um Deus que me ouve e me aconselha o tempo todo!
  • Instituto Oncoguia - Como está a sua vida hoje? Alessandra - Está boa, mais experiente, mais sólida, espero menos da vida e das pessoas, me cobro menos e aceito as pessoas como elas são.
  • Instituto Oncoguia - Você continua trabalhando ou parou por causa do câncer? Alessandra - Parei, pois tenho meus limites hoje em dia!
  • Instituto Oncoguia - Você buscou seus direitos? Se sim, quais? Alessandra - Sim, o tempo todo. A secretária de saúde não queria me fornecer transporte pra cidade que tratava e que ficava a horas da que eu moro, então busquei meus direitos e consegui. Também consegui meu auxílio doença junto ao INSS.
  • Instituto Oncoguia - Quais são seus projetos para o futuro? Alessandra - Meu sonho era ter mais um filho e isso ficou difícil depois do tratamento, a saúde já não era a mesma. Porém, depois de sete anos da doença eu consegui, estou grávida e meu projeto é ter esse filho e ser feliz!
  • Instituto Oncoguia - Que orientações você daria para alguém que está recebendo o diagnóstico de câncer hoje? Alessandra - Fé, isso muda tudo! Coloque Deus na frente e lute até onde der, o impossível Deus faz por nós. Não desista jamais, fuja das pessoas pessimistas e se aproxime das pessoas de bom coração! Deixe uma palavra de esperança por onde passar e ela voltará pra você!
  • Instituto Oncoguia - Como você conheceu o Oncoguia? Alessandra - Pela internet e foi ótimo, adoro esse site! Aprendo muito, dou minha opinião e sou bem aceita!
  • Instituto Oncoguia - Você tem alguma sugestão a nos dar? Alessandra - Apenas que continuem assim como estão!! Ajudando a quem precisa.
  • Instituto Oncoguia - O que você acha que deveria ser feito para melhorar a situação do câncer no Brasil? Deixe um recado para os políticos brasileiros! Alessandra - Que antes de tomar algumas atitudes pensem e repensem com o coração!!!
Multimídia

Acesse a galeria do TV Oncoguia e Biblioteca

Folhetos

Diferentes materiais educativos para download

Doações

Faça você também parte desta batalha

Cadastro

Mantenha-se conectado ao nosso trabalho